domingo, 20 de julho de 2014

Gelatina de frutos vermelhos com quark e Panqueca gigante de aveia e cacau cru

Aos domingos é sempre dia de adiantar algumas refeições para a semana... opto por deixar as merendas e os pré-treinos já feitos, porque me facilita bastante a vida!

Assim, é menos uma preocupação e só tenho de ir mudando os complementos, como a fruta, por exemplo e as refeições principais.

Hoje cozi ovos, fiz gelatina de frutos vermelhos com quark e, em vez do habitual bolo fit de aveia, optei por fazer uma panqueca gigante :) Ou seja, não difere muito das panquecas habituais... apenas adaptei as quantidades.

Quanto às receitas, vamos a elas:

Gelatina de frutos vermelhos com quark

Ingredientes:

  • 500ml de água;
  • 2 saquetas de gelatina condi do sabor que prefiram (1 embalagem);
  • 500g de queijo quark (uso o da marca linessa do lidl) ou de iogurte grego ligeiro..

Preparação:

Dissolver as duas saquetas da gelatina em 500ml de água a ferver. Deixar arrefecer.

Juntar a embalagem do quark ao preparado anterior, envolvendo-o bem até estar completamente misturado.

Colocar em taças individuais ou caixas herméticas e reservar no frigorífico.


Panqueca gigante de aveia e cacau cru (foi calculada para 4 refeições)

Ingredientes:

  • 100g de farinha de aveia;
  • 400g de claras de ovo;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de cacau cru.

Preparação:

Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3) e pulsar até os ingredientes estarem devidamente misturados. 

Deitar a massa forma de silicone e levar ao forno a 180º, durante cerca de 15 a 20m. 

E voilá, em menos de nada, tudo adiantado e pronto para mais uma semana!! :D

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Panqueca de aveia e abacate com cacau cru

Finalmente, consigo partilhar a receita da panqueca de aveia de abacate que se tornou na minha melhor amiga ao pequeno-almoço :)

Como tenho de introduzir gorduras boas na minha alimentação, o abacate está sempre presente, quando não tenho uma fonte de gordura na refeição.

Podia facilmente resolver esta questão, usando ovos inteiros nas panquecas, mas o que é certo é que gosto da textura que o abacate confere e até já gosto do sabor dele eheheh

A receita é muito similar às restantes, com a particularidade de usar abacate.

Ingredientes:
  • 25g de farinha de aveia;
  • 1/4 de abacate;
  • 150g de claras pasteurizadas ou 3 claras de ovo;
  • 1 colher de chá de cacau cru ou de canela, se preferirem.
Preparação:

Igual à das restantes! É só colocar todos os ingredientes num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3) e pulsar até os ingredientes estarem devidamente misturados.

Deitar a massa numa frigideira anti-aderente ou de cerâmica e deixar cozinhar, no mínimo. Quando a parte de cima da panqueca estiver a fazer bolhas e em baixo se começar a soltar, está na altura de a virar e deixar cozinhar do outro lado, até estar ao vosso gosto.

Quanto aos toppings, fica ao vosso gosto... iogurte grego ligeiro ou quark batido com cacau cru ou canela, calda de chocolate (whey dissolvida num pouco de água) e/ou puré de fruta.  

Com calda de chocolate
Com quark batido com cacau cru
São muito boas, experimentem :)

terça-feira, 15 de julho de 2014

Pasta de atum e abacate com paparis de lentilhas e salada à algarvia

Agora que o verão, finalmente, chegou, só que me apetecem refeições mais frescas, como esta que hoje vos trago.

Uma verdadeira "algarviada" de sabores e de especiarias (mexicanas, indianas e portuguesas) mas que, no seu conjunto, resultam bastante bem :)

É uma refeição completa, bastante nutritiva (constituída pela proteína magra do atum natural, a gordura boa do abacate e os hidratos complexos dos paparis de lentilhas) e cheia de cor e sabor!

Foi o meu jantar ontem, mas podia muito bem servir para umas entradas num jantar de amigos ;)

A receita é dificílima, como sempre. Ora, vejam:

Ingredientes:
  • 2 a 4 paparis de lentilhas*;
  • 1/2 abacate;
  • 1 lata de atum em água (85g);
  • 1 tomate;
  • 1 cebola;
  • 1/2 pepino, 
  • 1/2 pimento vermelho;
  • coentros;
  • sumo de uma lima;
  • sal, pimenta de moinho e alho em pó;
  • sal, azeite, vinagre e óregãos, para a salada. 
Preparação:

Cozinhar os paparis numa frigideira anti-aderente, sem adição de gordura, cerca de 1 a 2m, no máximo, de cada lado. Reservar.

Picar, finamente, 1/2 cebola, 1/2 tomate e os coentros. Juntar o abacate esmagado, o atum escorrido, o sumo da lima e temperar bem. Envolver todos os ingredientes até formar uma pasta. Reservar.

Fazer uma salada com a restante cebola, tomate, pepino e pimento vermelho. Temperar a gosto.

Fácil, rápido e saboroso :)

Acompanhei com uma limonada com hortelã, bem fresquinha :)


NOTA:
* Comprei os paparis numa loja indiana, mas o jumbo também vende na área de comida internacional.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Bifes de frango com tandoori massala

Os bifes e o peito de frango são presença obrigatória nas minhas refeições, por serem uma proteína magra da qual gosto bastante.

Esta semana fui a uma loja de produtos indianos e perdi-me por lá... vim carregada de produtos e de especiarias para experimentar.

Como ando à procura de novas formas de confeccionar o frango, achei que era perfeito para usar as especiarias recém adquiridas!

Esta especiaria em concreto, é muito boa para grelhados e assados :) Eu, pessoalmente, sou fã... mas obviamente, depende muito do gosto de cada um!

A receita para preparar os bifes é muito fácil e adapta-se a qualquer carne ou peixe... basta apenas fazer uma marinada de véspera onde se coloca a carne ou o peixe, ou pelo menos, com 4 horas de antecedência, e é só grelhar ou levar ao forno até estarem cozinhados.

Ingredientes:
  • 150g de bife de frango (ou outra proteína magra ao vosso gosto);
  • 2 colheres de sopa de iogurte grego ligeiro ou de iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de tandoori massala;
  • pimenta caiene, gengibre em pó, alho em pó e sal, a gosto;
  • sumo de 1/2 lima ou limão.

Preparação:

De véspera ou pelo menos, com 4 horas de antecedência, colocar a carne na marinada com os ingredientes indicados e reservar.

Aquando da refeição, é só grelhar os bifes ou colocá-los num pirex com cebola fatiada e levar ao forno a 180.º até estarem cozinhados.

Mais fácil, não há!
Bifes de frango com tandoori massala
Para acompanhamento, sugiro um arroz basmati com cardomomo (como cozi imensa quinoa para a semana, não a pude deixar estragar!), fica excelente!

É uma refeição simples, saudável, mas cheia de sabor. Quem gosta de comida indiana, vai adorar! :)

Gelado de abacate e banana

Hoje trago-vos uma sugestão fresquinha, saudável e carregada de nutrientes para começarem bem o dia... ou, se preferirem, para um lanche. 

Como tenho de introduzir mais gorduras boas na alimentação (andava a falhar nisto), tenho introduzido o abacate nas minhas refeições.

Tendo em conta que é de manhã que tenho mais fome e o abacate sacia bastante, optei por o inserir nesta refeição, embora o pudesse fazer em qualquer outra ou até fraccioná-lo por várias refeições.

Como já devem ter percebido, gosto de variar a alimentação e ainda que a base seja a mesma (hidratos complexos, gorduras boas e proteína magra), tento fazer refeições diferentes para não me saturar.

Esta semana tenho feito várias experiências com o abacate e tenho-me surpreendido bastante (pela positiva) com todas, por isso esta semana vão sair mais umas quantas receitas com este fruto cheio de benefícios ;)

Mas já chega de conversa e passemos à receita:

Ingredientes:
  • 1/2 abacate;
  • 1 banana média;
  • 1 colher de sopa de quark (cerca de 50g) ou de iogurte grego ligeiro ou de iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de whey protein ou de cacau cru.


Preparação:

De véspera, fatiar a banana e o abacate, em bocados bem pequenos e congelá-los.

No dia, separar bem os ingredientes congelados - costumo bater com o saco no balcão da cozinha para eles ficarem bem separados :) Resulta bem e mais uma vez, alivia qualquer stress matinal ehehe

De seguida, colocar todos os ingredientes num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3) e pulsar até estarem reduzidos e transformados em gelado - parar, de vez em quando, para não esforçar o motor do processador e para limpar com uma espátula, face à mistura que se vai agarrando às laterais.

E voilá, depois de 5m a triturar, temos gelado! :)

Gelado de abacate e banana com granola de chocolate
Usei como topping granola caseira de chocolate, cuja receita encontram aqui (a única diferença é que não leva puré de abóbora), mas podem usar outras opções, tal como iogurte grego ligeiro e/ou com um puré de morangos (ou outra fruta) ou ainda manteiga de amêndoa ou comê-lo só assim... enfim,  a imaginação é o limite, como sempre.

Mas não carreguem muito nos toppings porque o abacate já é uma fruta calórica :)

Espero que gostem desta sugestão bem fresquinha e saborosa! :D

terça-feira, 8 de julho de 2014

Barrinhas energéticas paleo cruas

No sábado deram-me a conhecer as barrinhas paleo da Primal e fiquei fã... são extremamente saborosas e saciantes.

Estas barras são constituídas somente por ingredientes naturais, sem quaisquer açúcares adicionados e gluten-free, ou seja, perfeitas para mim e para comer como snack entre refeições :)

Assim que as provei, idealizei logo umas barras caseiras semelhantes, com os ingredientes que gosto (e que tinha na dispensa), respeitando os mesmos princípios de confecção destas, com excepção do aquecimento - estas são cruas!

Melhor pensei, assim fiz... como de costume! :)

No domingo, em 5m, meti as mãos à obra e saíram-me estas que vos apresento, mas podem facilmente alterar a receita ao vosso gosto e aos ingredientes que dispõem, desde que respeitem as proporções dos mesmos.

Ora, atentem à dificuldade:

Ingredientes:
  • 2 chávenas de arandos vermelhos (ou qualquer outra fruta seca, tal como, tâmaras, figos, uva passa, tamarindos);
  • 1 chávena de amêndoas (ou qualquer outra oleaginosa, tal como, nozes, avelãs, castanha do pará,  cajus, macadamias);
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de cacau cru.
Preparação:

Partir, grosseiramente, os frutos secos - coloquei-os num saco de congelação, fechei-o e, sobre uma tábua de madeira, bati-lhes com o martelo de cozinha, até estarem partidos como queria (esta parte é aliviadora de qualquer stress que possam ter!!!) eheheh

Colocar num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3), os arandos, o óleo de coco e o cacau cru e, pulverizar até estarem reduzidos a uma pasta moldável - se usarem tâmaras ou figos secos, aconselho a que os demolhem, previamente, para facilitar a tarefa.

Juntar os frutos secos partidos à mistura anterior e envolver bem.

Forrar um pirex com papel vegetal e colocar o preparado, prensando-o bem no pirex com os nós dos dedos, de forma a que fique bem calcado e a cobrir o fundo do mesmo - deve ficar com uma altura máxima de 0,5 cm.

Reservar no frigorífico durante cerca de 20m.

Retirar o papel aderente com a mistura e cortar, de forma a fazer 8 barras.

Embrulhar, cada barra, em papel de alumínio e reservar no frigorífico, até consumir.

Mais fácil, não há! :)

E assim se faz um snack paleo, constituído somente por ingredientes naturais, cheio de antioxidantes e de sabor.
Espero que gostem de mais esta sugestão!!! :D

NOTA:

1) Como tenho a noção de que o meu paladar é diferente, se sentirem necessidade de adoçar a receita, podem juntar mais cacau cru à mesma ou qualquer outro adoçante natural.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Wrap de polvilho doce e Pizza de polvilho doce e linhaça

Como sabem, sou fã dos crepes de polvilho doce, cuja receita base encontram aqui, a qual me tem permitido fazer diversas receitas diferentes, bastando para tanto, fazer alguns ajustes à mesma.

Foi o caso dos wraps de polvilho doce e, mais recentemente, da pizza de polvilho doce e linhaça.

Ambas as receitas são dificílimas... como sempre! :p

Ainda não tinha publicado a receita do wrap no blogue, pelo que aproveito a oportunidade para o efeito.

Wrap de polvilho doce

Ingredientes:
  • 1 colher de sopa bem cheia de polvilho doce;
  • 75g de claras de ovo pasteurizadas ou 1 ovo;
  • sal e óregãos (ou outra especiaria ao vosso gosto).
Preparação:

Misturar todos os ingredientes até estar uma mistura homogénea e colocar numa frigideira anti-aderente grande - para que o wrap fique fininho, em lume baixo, até estar cozinhado, de ambos os lados.

Depois é só rechear a gosto. Já usei atum, cenoura, quark e coentros, bem como sobras de frango estufado, mas usem o que mais gostarem!
Wrap de polvilho doce com atum, cenoura, quark e coentros
Wrap de polvilho doce com frango estufado
Pizza de polvilho doce e linhaça

Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de polvilho doce;
  • 1 colher de sopa de linhaça moída;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de chá de fermento;
  • sal e alecrim (ou outra especiaria ao vosso gosto).
Preparação:

Misturar todos os ingredientes até estar uma mistura homogénea e colocar numa frigideira anti-aderente pequena, em lume baixo, até estar cozinhada e bem estaladiça. 

Vão ter de virar a pizza várias vezes até estar no ponto ;)
Tal como os wraps, o recheio é ao vosso gosto. Eu confesso que, para mim, as melhores são sempre as de atum, por isso é o recheio que mais uso. É só fazer um molho caseiro (eu gosto de usar o tomate triturado com especiarias do jumbo - é fantástico), colocar os vossos ingredientes favoritos, levar ao forno até gratinar e degustar :)

A base fica mesmo excelente... estaladiça e muito saborosa, mas eu sou suspeita que adoro a junção do sabor da linhaça com o alecrim.
Pizza de polvilho doce com linhaça, atum, cebola, pimento vermelho e mozzarela magra
As receitas só servem uma pessoa, por isso terão de adaptar as quantidades para fazer mais ;)

No caso, em concreto, da pizza, aconselho a que dobrem as medidas das farinhas e acrescentem mais uma clara, por cada dose.

Experimentem e digam de vossa justiça ;)