segunda-feira, 23 de junho de 2014

Bolo de aveia fit com proteína de chocolate & nuts com banana

Depois da tentativa frustrada de fazer umas barras de proteína que se transformaram num "bolo", seco que nem palha, por sinal, decidi-me a fazer um bolo fit de aveia e de proteína que pudesse servir-me de pré-treino, para facilitar as refeições durante a semana.

Depois de ter percebido onde tinha falhado (claramente, na proporção entre os ingredientes sólidos e os líquidos), arregacei as mangas, muni-me dos ingredientes necessários, meti a bimby a trabalhar e saiu esta versão... doce q.b e com os hidratos complexos e a proteína suficiente, para o efeito pretendido.

Se quisesse um bolo para o pós-treino, as proporções teriam de ser invertidas e ser, maioritariamente, constituído por proteínas... macronutriente essencial à recuperação e regeneração muscular, mas esse fica para uma próxima oportunidade :)

Ora, então, vamos lá à receita:

Ingredientes:
  • 2 chávenas de aveia integral em flocos (cerca de 240g);
  •  2 scoops de Impact Whey Protein da MyProtein de Chocolate & Nuts ou outra ao vosso gosto (50g);
  • 1 colher de sopa de cacau cru em pó;
  • 2 ovos, tamanho L + 300ml de claras de ovo pasteurizadas;
  • 3 bananas pequenas, reduzidas a puré;
  • 1/2 curgete ralada;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco ou de azeite.
Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180.º

Misturar bem os ingredientes secos. Juntar os líquidos, mexer bem até incorporar e estar uma mistura homogénea. 

Conforme já vos referi, eu uso a bimby, o que me facilita bastante a tarefa, mas podem tentar usar um liquidificador ou até a varinha mágica.

Colocar o preparado numa forma anti-aderente (usei de silicone) ou num pirex forrado com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180° durante cerca de 40m.

E está pronto!

Acabado de fatiar!
O lanche de hoje :) Fiquei cheia até mais não!
Pela primeira vez, usei o site do MyFitnessPal para calcular os valores nutricionais:

TOTAL: Calorias: 1.886 - Hidratos: 214 - Gorduras: 57 - Proteína: 126 - Sódio: 143 - Açúcar: 40
POR PORÇÃO (calculado para 10 fatias bem jeitosas): Calorias: 189 - Hidratos: 21 - Gorduras: 6 - Proteína: 13 - Sódio: 14 - Açúcar: 4

Se tiverem sugestões a fazer, serão sempre bem vindas! Espero que gostem :) Eu adorei e vou repetir muitas vezes esta receita!

terça-feira, 17 de junho de 2014

Leite de cânhamo

Outro dia em conversa no ginásio, fiquei a saber que na Tremoceira do Barreiro, havia sementes de cânhamo com casca à venda, baratíssimas - Obrigada, Marisa! :)

Mas nunca pensei que fossem tão baratas... por 250g de sementes paguei tão-somente € 0,64 :D

Estas sementes têm um perfil nutricional impressionante, sendo um excelente complemento à dieta diária: são uma óptima fonte de proteínas de origem vegetal de elevada qualidade, ácidos gordos essenciais insaturados, fibra dietética, antioxidantes e um leque de vitaminas e minerais, conforme vos referi aqui (vejam esta publicação!)

Estes benefícios aliados ao custo reduzido das sementes, foram a combinação perfeita para eu substituir o leite vegetal que era usual fazer (ou avelã ou amêndoa) por leite de cânhamo :)

Quanto à receita, é igual à que já partilhei convosco aqui, a única particularidade é que estas sementes têm de ser demolhadas durante 24 horas, antes da sua utilização.

As sementes prontas a serem demolhadas
O leite já pronto
Face às quantidades que usei para fazer 1 litro de leite, gastei apenas € 0,32!!! Tão cedo não volto a fazer outro leite vegetal!!! :D

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Pão de grão-de-bico (sem glúten)

Conforme tive oportunidade de referir ontem, na receita das panquecas de grão-de-bico, assim que vi a farinha de grão nos produtos da Gluten-Free Living, imaginei diversas utilizações com ela. Uma das minhas ideias iniciais era fazer Pão, mas como fiquei sem forno tive de adiar a experiência.

Ontem, com o forno já recuperado, aproveitei o feriado para a testar :) E fiquei bastante agradada com o resultado. Um pão extremamente fofo, saboroso e nutritivo, face à mistura da farinha de grão-de-bico com as especiarias usadas e às propriedades do grão.

Sem mais demoras, segue a receita:

Ingredientes:
  • 120g de farinha de grão-de-bico;
  • 75g de farinha de arroz;
  • 75g de polvilho doce ou fécula de mandioca;
  • 20g de linhaça moída;
  • 1 CS de fermento em pó sem glúten;
  • 4 CS de óleo de coco ou azeite;
  • 1 CS de geleia de agave ou geleia de arroz ou mel;
  • 1 cc de LoSalt ou sal marinho;
  • 3 ovos L;
  • 200g de água morna;
  • 1 cc de ervas de provence.

Preparação:

Misturar bem os ingredientes secos. Juntar os líquidos, mexer bem até incorporar e estar uma mistura homogénea. Colocar numa forma anti-aderente (usei de silicone) e levar ao forno pré-aquecido a 180° durante cerca de 40m.

Se durante o cozimento acharem que o pão está a tostar depressa demais, coloquem uma folha de papel alumínio a tapar, até faltarem cerca de 10m do termo de cozedura.

E aqui está ele!!!
Pão sem glúten de grão-de-bico
Adorei a experiência e vou repetir, sem dúvida, mais vezes! :) Mas ainda tenho outras receitas onde testar esta farinha! ehehe

Usei as farinhas de grão-de-bico e de arroz oferecidas pela Gluten-Free Living, podem encontrá-las aqui!

Espero que gostem :)

NOTA:

1) Tendo em conta que é usual perguntarem-me se podem fazer substituições de ingredientes nas receitas, coloquei nos respectivos ingredientes as que são passíveis de se fazer. No entanto, tenham presente que, ao fazerem-nas estão a alterar o sabor inicial do pão ;) A indicação do primeiro ingrediente corresponde ao que foi usado na minha versão!

terça-feira, 10 de junho de 2014

Tortilha de batata-doce, cogumelos frescos e espargos

Ontem de manhã fui às compras ao Lidl e não resisti a comprar espargos, conforme começa a ser usual... mas facilita bastante o preço a que eles têm estado, nos últimos tempos. Só para terem noção, os espargos estavam a € 1,79 enquanto noutros supermercados costumar estar a mais do dobro do preço.

Como costumo treinar ao final da tarde, a refeição pós-treino (neste caso, o jantar) agora tem sempre hidratos de carbono para repor o glicogénio muscular.

Com os ingredientes (os espargos e cogumelos frescos) que tinha comprado de manhã, não era difícil de imaginar o que seria o jantar.... tortilha de batata-doce!!! Por norma, as tortilhas são feitas na frigideira, mas tinha de estrear o forno acabado de ressuscitar :)

Mas vamos lá ao que verdadeiramente interessa que já devem estar fartos de me ler. Para a receita vão precisar apenas de: 4 ovos L + 2 claras + 2 batatas-doces médias + 5 dentes de alho picados + 150g de cogumelos frescos fatiados + 1/2 molho de espargos, cortados + uma mão bem cheia de salsa picada + sal, alho em pó e pimenta de moinho, a gosto + óleo de coco q.b - Serve 2.

Previamente, assar (ou cozer) a batata-doce - por uma questão de rapidez e praticidade, assei-a no microondas (lavar bem as batatas, limpar o excesso de água, embrulhar em papel absorvente de cozinha, como se fosse um rebuçado e levar ao microondas na potência máxima durante 3 minutos - normalmente, coloco 4m, mas não queria que ficasse assada demais, porque ainda ia ao forno), retirar a casca e cortá-la em rodelas.

Pré-aquecer o forno a 180.º.

Saltear em óleo de coco, os alhos, os cogumelos e os espargos.

Bater os ovos e as claras, num recipiente grande. Juntar a batata-doce, o preparado anterior, a salsa e temperar a gosto.

Misturar todos os ingredientes e colocar numa forma anti-aderente (uso de silicone) e levar ao forno durante cerca de 25m ou até estar tostado a gosto.

Fica muito, muito bom! :)


Para acompanhamento, fiz curgete grelhada com vinagre balsâmico, para variar. Aconselho-vos a experimentar, é mesmo muito bom. Só precisam de fatiar a curgete, longitudinalmente, grelhar e pulverizar com vinagre balsâmico :) É excelente!

Experimentem e depois digam-me o que acharam! :)

Panquecas de grão-de-bico com banana, queijo quark e canela (sem glúten)

Conforme comentei na página do facebook, assim que vi a farinha de grão nos produtos que a Gluten-free Living enviou, imaginei diversas combinações com ela. Uma delas, foi esta que hoje vos apresento! :)

Esta farinha, isenta de glúten, é uma fonte rica em proteínas e do aminoácido triptofano usada pelo organismo para a produção do neurotransmissor "serotonina", responsável pela activação dos centros cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

Contém amido, vitaminas do complexo B, fibras solúveis e minerais como o ferro, potássio, zinco. Ainda contém magnésio, mineral importante para a função celular, além de ser rica em cálcio.

Ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e é de baixo índice glicémico, para além de ter um excelente sabor.

Depois de esclarecidos os benefícios da farinha, vamos lá à receita! Vão precisar apenas de: 1/4 chávena de farinha de grão (cerca de 20g) + 1 colher de chá de fermento sem glúten + 2 claras + 1/2 banana + 1 cc canela) - Rende 1 grande ou 2 médias.

Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3) e triturar até ficar uma mistura homogénea (se quiserem podem bater tudo com um garfo!).

Depois é só colocar a massa numa frigideira anti-aderente ou de cerâmica, para fazerem a panqueca. Quando a parte de cima da panqueca estiver a fazer bolhas e em baixo vos parecer cozinhada, está na altura de virarem. Deixar cozinhar do outro lado.

Podem usar os toppings que preferirem... eu optei por queijo quark, com o resto da banana fatiada e muita canela! Fica uma combinação muito saborosa e a atirar para o agridoce, mesmo como eu gosto!


Experimentem... não se vão arrepender! :)

quinta-feira, 5 de junho de 2014

A restrição ao glúten e a gluten-free living

Por diversas vezes já partilhei que, face à minha tiroidite auto-imune,  não posso consumir glúten, por indicação médica.

Tal restrição obrigou-me a mudar TODA a minha alimentação, uma vez que grande parte dos produtos que consumimos, diariamente, contêm glúten, por serem preparados na sua confecção com trigo, centeio, malte e cevada, nos quais está presente essa proteína e que é responsável por conferir elasticidade aos seus preparados ... tais como o pão, alguns cereais, bolos, empadas, massas, a título de exemplo.

Estes que indico são facilmente identificáveis, no entanto, é uma luta cada vez que se quer comprar um produto novo que seja processado, perceber se tem ou não glúten na sua composição.

Infelizmente, não é obrigatório fazer constar da embalagem dos produtos essa indicação, o que obriga a que se leia SEMPRE a informação nutricional dos mesmos, de forma a descortinar se têm algum ingrediente que na sua origem tenha glúten.

Apesar de ao início ter ficado confusa de como é que me ia alimentar, o que é certo é que a mudança até foi relativamente pacífica. Percebi que há inúmeros alimentos que não tem glúten (todos os alimentos naturais, como a carne, peixe, marisco, legumes, vegetais, fruta, tubérculos, leguminosas) e bastantes grãos e cereais.

Quem acompanha a minha página há algum tempo, vê como é relativamente fácil fazer essas alterações, através de diversas substituições e que é possível manter uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa, mesmo sem glúten.

Aliás, foi essa condicionante que me levou a variar a alimentação, desta forma, tornando-a tão diversificada e saborosa, como nunca esperei, porque me levou a experimentar alimentos que desconhecia e pelos quais ganhei amor :) tal como as lentilhas, quinoa, bulgur, trigo-sarraceno, entre outros.

Bem como me levou a experimentar uma série de farinhas diferentes nas confecções de panquecas e pães, tal como a farinha de arroz, o polvilho doce (ou fécula de mandioca), a farinha de alfarroba, a farinha de frutos secos, a linhaça moída, o que só veio enriquecer o meu paladar e a minha alimentação.

Mas houve, efectivamente, outros produtos que deixei de consumir, por não ser assim tão fácil encontrar os mesmos, na sua versão glúten-free, em supermercados e que ofereçam garantias de qualidade.

No entanto, fui brindada pela Gluten-Free Living com alguns desses produtos para experimentar e vos mostrar mais algumas receitas saudáveis, saborosas e sem glúten :)

Farinha para pão extra fibra (com milho, arroz, trigo-sarraceno e tapioca), farinha de grão, farinha de arroz, trigo-sarraceno, levedura em pó, massa para lasanha e esparguete (com farinha de arroz e de milho) :D 
E quem é a Gluten-Free Living perguntam vocês?! É uma empresa que tem como objectivo oferecer aos intolerantes ao glúten, de uma forma cómoda e rápida, uma variedade de produtos que permitam uma dieta diversificada, ao melhor preço, através da selecção de marcas de qualidade comprovada, fabricadas na União Europeia e certificadas e recomendadas para celíacos pelas entidades competentes do país de origem. Além de glúten-free, os produtos são biológicos e/ou não têm lactose, soja, frutos secos, ovo ou sal (confirme nas especificações de cada produto) de forma a conseguirem oferecer produtos específicos para as principais intolerâncias alimentares.

Podem ver mais sobre a empresa e respectiva loja online aqui e aqui

Por isso, preparem-se! Vamos ter experiências culinárias a sair :) Assim, que o meu forno decida ressuscitar! Estou ansiosa por experimentar e vos mostrar tudo!!! Mas hoje à noite sei o que vou experimentar e é algo que já não como há imenso tempo.... espargueteeeeeeeeeee! :) eheheh

NOTAS:
Aproveito para partilhar um e-book da Associação Portuguesa de Nutricionistas sobre a alimentação celíaca... vejam tudo aqui. Dá uma grande ajuda! Apesar de já ter visto vários estudos sobre a ligação da minha doença com a doença celíaca, este foi o primeiro documento oficial onde vi, expressamente, essa associação.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Rolo de carne com cogumelos (sem glúten)

Andava com a ideia de fazer um rolo de carne que tinha visto na página da Road to 63, há imenso tempo.

No sábado, decidi-me a fazê-lo, mas não encontrei a receita na página em lado nenhum (ser cegueta faz destas coisas :p).

No entanto, não era isso que ia ser impedimento! Fui ao talho e comprei peito de frango para o efeito, o resto surgiu do que tinha na dispensa, frigorífico e imaginação :)

Para o rolo de carne vão precisar de: 1 Kg de peito de frango + 1 cebola grande + 5 dentes de alho + 1 cenoura + 2 ovos M ou 1 ovo XL + 1 CS de linhaça moída (bem cheia) + 1 lata de cogumelos grande (ou 350g de cogumelos frescos)  + 1 mão bem cheia de salsa picada + sal, alho em pó, pimenta de moinho e noz-moscada, a gosto.

Picar a carne e reservar.
Picar, finamente, a cebola, os dentes de alho e a cenoura e, grosseiramente, os cogumelos.
Juntar todos os ingredientes, temperar e envolver até obter uma mistura homogénea.

Fazer um rolo com a mistura, colocar num pirex anti-aderente regado com um fio de azeite, vinho branco e pimentão doce e levar ao forno a 180º durante +/- 40m (até verem que está tostadinho).

Em alternativa, podem colocar o rolo num pirex forrado com papel vegetal, sem adição de gordura :) 

Acompanhei com salada de rúcula, pepino, tomate e pimento vermelho
Como sabia que não íamos comer o rolo de carne todo na mesma refeição e não queria estar a congelá-lo, optei por reservar parte da mistura para fazer hambúrgueres e estrear o meu novo molde.

Rendeu-me 6 hambúrgueres que congelei, com cerca de 200g cada.


E dei ao mesmo preparado uma forma diferente ;)

NOTAS:

1) Para conseguirem moldar o rolo mais facilmente, deixo-vos uma técnica que nunca falha.... coloquem a mistura em película aderente, própria para ir ao forno, embrulhando-a como se fosse um rebuçado, dando um nó nas laterais, de forma a que fique bem preso (para a próxima tiro uma foto para verem como faço).

2) De seguida, é só levar o rolo ao forno embrulhado na película, até estar sólido o suficiente para a poderem retirar e cozinhar conforme pretendem!

Espero que gostem!