segunda-feira, 26 de maio de 2014

Afinal, quem sou eu?!? :)

Nem todos me conhecem, mas grande parte das pessoas que seguem o blogue e a página do facebook, sabe quem eu sou.

Este blogue surgiu, muito por incentivo, das pessoas que eram minhas amigas e que levavam, quase tortuosamente, com as minhas refeições, diariamente, no facebook!

Há, exactamente, 3 meses atrás, decidi criar este blogue onde pudesse partilhar os hábitos saudáveis que venho adquirindo ao longo do tempo e as respectivas receitas (que tanta vez me pediam) e passado algum tempo, criei a página no facebook, a qual nunca pensei que fosse ter o impacto que tem, hoje em dia.

Sempre tive como princípio, mostrar como é relativamente fácil fazer uma alimentação saudável, substituindo diversos ingredientes, porque ninguém (pelo menos, eu não, certamente) se alimenta de saladas!

E que, uma alimentação cuidada, aliada a exercício físico só nos traz benefícios à saúde, ao corpo e à alma!

Não conto calorias e recuso-me a fazê-lo (mas admiro quem o faz!), porque dessa forma eu não seria feliz. Mas leio imenso, de forma a ter uma opinião sustentada sobre os benefícios dos micro e macronutrientes que devem compor as nossas refeições.

Por isso, faço o que funciona comigo e me deixa feliz... doutra forma, não seria eu!

E quem sou eu, afinal?!

Sou a Carla, do Barreiro, tenho 35 anos e há acerca de 4 anos, percebi que necessitava de mudar (de vez) de vida…

À data, fruto do termo de uma longa relação amorosa, deixei-me engordar, mais uma vez. Nunca fui, propriamente, magra, mas sempre tive GRANDES oscilações de peso, especialmente depois de me ter sido diagnosticada uma tiroidite auto-imune - o que já remonta ao ano de 1999.

Naquela data, deixei-me chegar aos 63 Kg. O número pode não parecer grande, mas para mim era, tendo em conta a minha estrutura e a (pouca) massa muscular que tinha… enfim, o suficiente para não me sentir bem comigo própria.

E, verdade seja dita, se não gostarmos de nós, nunca ninguém irá gostar, pelo menos, é nisso que acreditaremos!

Nessa data, decidi que eu era a pessoa mais importante na minha vida e que nada nem ninguém, me ia parar até atingir o meu objectivo.

Mas a realidade é sempre bem distinta... E durante este período, tive vários altos e baixos. Aprendi imenso, mas também cometi muitos erros.

No entanto, sempre regressei ao meu objectivo.

De há um ano e meio para cá, sensivelmente, tornei-me mais consistente nas minhas escolhas... deixei de fumar e percebi o que me faz sentir feliz, de bem com a vida e o equilíbrio que tanto precisava. 

E que, acima de tudo, gosto de mim e de quem eu sou J  

Não sou perfeita, nem almejo ser e estou muito longe do objectivo que tracei para mim… mas todos os dias dou um passo em frente, nesse sentido... ainda que, de vez em quando, dê dois atrás!

De 63 Kg de pura massa gorda… cheguei aos 50 kg (já não tinha este peso desde a adolescência!) com 15,9 % de gordura, de acordo com a tabata que usei no ginásio, há cerca de 2 semanas.

Já há algum tempo que o meu objectivo é a tonificação muscular, porque o peso que queria perder, já se foi há muito.

É difícil, mas não desisto. Todos os dias, luto por isso. Às vezes mais, outras vezes, sei que, nem tanto. Mas faz parte da vida.

Não quero tornar-me uma pessoa obcecada com aquilo que come, sem conseguir aproveitar aquilo que a vida tem de bom para nos oferecer. Gosto de me alimentar bem, fazer boas escolhas e acima de tudo, ter prazer nisso.

Porque para tudo na vida, há espaço e tempo, só temos de encontrar o equilibro entre eles.

Mas as minhas motivações, vão além disto.

Ter uma tiróidite auto-imune tem inúmeros malefícios no nosso organismo. Já falei disso aqui no blogue e as repercussões que a mudança de alimentação e a prática de exercício físico tiveram na minha saúde, especialmente desde que retirei o glúten da minha alimentação - Obrigada, Júlio!

No entanto, havia um sintoma em particular que me preocupava bastante... não poder engravidar, pelo menos, enquanto estivesse com as hormonas da tiróide descompensadas.

Adoro crianças e quero muito vir a ser mãe... não agora, mas quero! E saber que tal podia não acontecer, porque não tinha feito nada para mudar a minha saúde... deixar-me-ia de rastos. Nunca conseguiria viver com esse peso na minha consciência.... nem conseguiria ser feliz. Iria ser uma mulher amargurada que nunca tinha tido a coragem de mudar.

E eu sou tudo, menos isso!!!

Tudo isto me motiva a continuar sempre no mesmo caminho. A busca por uma vida mais saudável, onde consiga encontrar o equilíbrio entre o corpo, a mente e a saúde.

Ao longo deste tempo, fui ganhando prazer neste estilo de vida que adoptei para mim... e hoje em dia é impensável estar muito tempo sem treinar (e o mau feitio começa a notar-se! eheheh), embora de tempos a tempos, precise de fazer uma pausa nos treinos, para o corpo recuperar :)

Acredito, plenamente, que podemos alcançar tudo aquilo que desejamos, desde que lutemos e façamos por isso. O principal é termos força de vontade para mudar, o resto vem por acréscimo! :)

Por isso, desejo-vos do fundo do coração que, sejam felizes... e mudem de vida por vocês!

Obrigada por partilharem estes três meses comigo! <3 <3 <3

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Granola de abóbora e chocolate

Já andava há imenso tempo para fazer granola, porque a última que tinha feito, já tinha terminado... mas os dias vão passando e quando temos outras alternativas, a intenção acaba por ir sendo adiada.

Ontem como usei abóbora para o jantar e ainda me sobrava cerca de metade da abóbora que tinha comprado, achei que era a altura ideal para pôr em prática as ideias que tinha, já que estava com a mão na massa.

Assim, ao mesmo tempo que fiz o jantar, aproveitei para assar a restante abóbora e transformá-la em puré para esta receita.

Quanto aos restantes ingredientes, eram os que habitavam nos meus armários :) 

Para a receita vão precisar apenas de : 2 chávenas de aveia em flocos + 1 chávena de trigo sarraceno + 1 chávena de frutos secos (usei avelãs e amêndoas) + 1/2 chávena de sementes (usei sesámo, girassol e abóbora) + 1/2 chávena de frutas secas (usei goji, arandos e passas) + 1/2 chávena de puré de abóbora + 4 CS de óleo de coco + 1/4 chávena de geleia de agave + 5 quadrados de chocolate com 81% de cacau - Rende um frasco de 2 litros (e mais um bocadinho que serviu para o meu pequeno-almoço!).

Picar grosseiramente os frutos secos.
Misturar numa taça grande todos os ingredientes, excepto o chocolate, envolvendo e incorporando bem os ingredientes líquidos nos sólidos.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal e transferir a mistura, espalhando-a bem (se usarem um tabuleiro anti-aderente como eu, esta parte é dispensável e podem colocar directamente no tabuleiro).
Levar ao forno durante cerca de 30m a 180º ou até estar tostado (de vez em quando, envolver os ingredientes para não queimar).
Retirar do forno e juntar o chocolate partido, envolvendo-o no preparado, até este derreter.
Deixar arrefecer completamente e reservar num frasco. 
Acabadinha de sair do forno
Hoje o pequeno-almoço não podia ser outra coisa.... :)
Iogurte grego ligeiro, puré de mamão com canela e granola de abóbora e chocolate
Sinceramente, estava com algum receio que a granola tivesse ficado doce demais para o meu gosto.

No entanto, hoje quando a provei fiquei maravilhada com os sabores que encontrei... é uma granola leve, com uma textura bastante estaladiça (também derivado do uso do trigo sarraceno), onde se consegue distinguir os vários sabores e texturas, com o doce conferido pelo abóbora e pelo agave, contrabalançado  pelo amargo do chocolate que, para mim ficou perfeito :)

Aconselho-vos vivamente a experimentar!

É uma alternativa bastante prática e saudável (face aos ingredientes que a compõem) para os pequenos-almoços e lanches. Basta juntar um iogurte ou leite, uma peça de fruta ou puré como usei, em conjunto com a granola e temos uma refeição completa e perfeitamente equilibrada para começar o dia! :)

NOTAS:

1) Aconselho a que usem um tabuleiro grande, de forma a que consigam espalhar bem a mistura, para que toste uniformemente;

2) Usei trigo sarraceno, porque é um cereal sem glúten (em principio, desde que não tenha havido contaminação), mas sintam-se à vontade de o substituir por outro que preferiram... eventualmente, podem usar mais aveia ou flocos de centeio ou outros. Contudo, gostei bastante da textura estaladiça que conferiu à granola;

3) Quanto às sementes, oleaginosas e frutas secas usadas na receita, podem, perfeitamente, ser substituídas por outras que prefiram e que tenham por casa;

4) Quanto às medidas usadas, uso sempre os mesmo medidores. Para terem uma ideia, aqui ficam eles :)


Espero que gostem tanto como eu <3

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Pastéis de atum com batata-doce

Depois da receita dos muffins de frango com batata-doce, surgem agora os croquetes de atum com batata-doce, os quais não são mais do que uma adaptação desta receita.

E é mais uma receita dificílima! :) Atentem nisto!

Para a receita dos croquetes (só de nome, entenda-se!) vão precisar apenas de: 50g de batata-doce cozida (pesei crua) + 1 lata de atum em água (muito bem escorrida) + 1 ovo + 1 cebola + sal, pimenta de moinho e salsa - Rende 7 croquetes médios - que desaparecem num instante!

Picar a cebola e a salsa, finamente.
Juntar todos os ingredientes e envolver bem, até ter uma mistura uniforme. 
Fazer rolinhos e colocar num tabuleiro, previamente forrado com papel vegetal.
Levar ao forno durante cerca de 20m a 180º.

Mais fácil que isto, não há! :) 


Garanto-vos que são, muito, muito bons! :) Mais houvesse... mais eu comia! ehehe

Comer bem é fácil... basta puxar um pouco pela imaginação! :) Esta é uma refeição completa... hidratos complexos da batata-doce, proteína magra do atum em água e a gordura boa da gema do ovo e do (pouco) azeite usado na confecção do lombardo salteado.

NOTAS: Eu gosto de usar e abusar nas especiarias (com excepção do sal), é o que dá sabor à comida. Por isso, não se inibam de usar muitaaaa salsa!

Muffins de batata-doce, frango e ervas de provence com arroz de couve-flor com especiarias

Já há algum tempo que deixei de consumir batata "normal" e a substituí pela batata-doce.

Para além de preferir, a léguas, o seu sabor e a sua versatilidade (tanto pode ser usada em receitas salgadas, como em receitas doces), a batata-doce é bastante rica nutricionalmente.

A composição nutricional da batata-doce é semelhante à da batata, contudo, apresenta teores nutricionais superiores aos da segunda no que respeita a:
  1. Densidade energética, graças ao teor em hidratos de carbono complexos (de baixo índice glicémico) e açúcares (responsáveis pelo sabor doce), tem uma absorção mais lenta, não estimulando muito a insulina;
  2. Vitamina A, sob a forma de beta-caroteno (particularmente nas variedades cuja polpa é amarela alaranjada). A intensidade do amarelo ou laranja da batata-doce deve-se ao seu teor neste nutriente. O beta-caroteno, também conhecido como pró-vitamina A, é um antioxidante que ajuda a proteger dos danos causados pelo tabaco;
  3. Vitaminas C e E, ácido fólico e sódio; As vitamina C e beta-caroteno são poderosos antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres. Estes radicais são compostos que provocam lesões a nível celular. São também anti-inflamatórios, o que pode ajudar a reduzir certas condições de inflamação.
  4. A batata-doce também é rica em ácido fítico e oxalatos que podem diminuir a biodisponibilidade de alguns nutrimentos como zinco, ferro e cálcio.
  5. Além destes, é também rica em potássio, manganês, cobre, fibra, ferro e vitamina B6 (a qual converte homocisteína em moléculas protectoras. Níveis elevados de homocisteína podem estar associados a risco de doença coronária e acidente vascular cerebral).
Fonte: aqui

Depois da explicação pela qual opto por consumir a batata-doce, vamos à receita! :)

Ora, para a receita dos muffins vão precisar apenas de: 50g de batata-doce cozida (pesei crua) + 100g de peito de frango cozido (pesado em cru) + 1 ovo + ½ tomate + ½ cebola + 1 CS de quark batido ou iogurte grego ligeiro + sal, alho em pó e ervas de provence, a gosto - Rende 2 muffins médios

Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e triturar tudo, até os ingredientes estarem todos misturados. Se quiserem sentir o frango, juntem só no final, desfiado, à mistura, incorporando-o bem na massa.

Colocar a massa em formas de silicone e levar ao forno durante cerca de 30m a 180º.

E voilá, mais fácil, não há! :)


Para o arroz de couve flor, é só seguirem a receita deste blogue maravilhoso Nem acredito que é saudável! O qual recomendo que vejam de fio a pavio :) É bastante inspirador, garanto-vos!

A única alteração que faço à receita original é colocar uma colher de chá de garam massala! Adoro especiarias e acho que lhe dá um toque extra ;)

Espero que gostem de mais esta sugestão, saborosa, rica nutricionalmente, saudável e bastante fácil de executar!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Curgete al pesto de espinafres e amêndoas com requeijão e tomate cherry

O nome parece pomposo e sugere uma refeição complicada... mas garanto-vos que é tudo, menos isso :)

Conforme já referi, para mim é essencial, conseguir diversificar a alimentação e ainda que, usando ingredientes semelhantes, fazer receitas diferentes que cumpram o que pretendo... práticas, saudáveis e saborosas! 

Tenho tido a tarefa um pouco mais facilitada, desde que, comprei o espiralizador, porque me permite transformar os legumes em esparguete... mas ando sempre à procura de novas ideias para lhe dar uso. 

Esta é mais uma ideia concretizada. Casei os ingredientes que, na minha opinião, eram perfeitos para o efeito, mas podem perfeitamente adaptar com outros, ao vosso gosto.

Ora, para a receita vão precisar apenas de: 2 curgetes + 1 molho de espinafres frescos + 2 dentes de alho + sumo de um limão + 1 cc bem cheia de tahini (podem substituir por 1 cs de azeite extra-virgem) + um punhado de amêndoas + 1 requeijão magro + 10 tomates cherry + sal, pimenta de moinho e alho em pó, a gosto - Serve 2.

Cortar as courgettes em esparguete, através do recurso a um espirilizador ou mandolina e reservar.

Levar os espinafres lavados e cortados num recipiente ao microondas até murcharem, ou se preferirem, cozê-los previamente, para que não percam os seus nutrientes. 

Colocar num processador de alimentos os espinafres, os alhos, o tahine ou o azeite, o sumo do limão, temperar e processar até os ingredientes estarem reduzidos a molho. Juntar as amêndoas e triturar até partir as amêndoas (eu gosto de sentir o estaladiço das amêndoas, mas podem triturar tudo). 

Numa frigideira colocar as curgetes, o pesto de espinafres e o requeijão esfarelado e envolver bem os ingredientes. Deixar cozinhar até os sabores se misturarem e a curgete estar cozinhada, ao vosso gosto (eu como gosto dela al dente, nunca deixo cozinhar muito), juntar o tomate cherry, cortado em metades, envolver e servir.

E em cerca de 10m, temos o jantar feito! :)

Simples, prático e muitooooo bom!
Curgete al pesto de espinafres e amêndoas com requeijão e tomate cherry 
Esta receita pode ser bastante variada, usando as mesmas bases: Massa de curgete, um molho pesto do vosso agrado e uma proteína (que nunca pode faltar) para compor a refeição. 

Tenho outras ideias a fervilhar!!! Depois partilho convosco :)

Chia Overnight Oats

Com a chegada do calor, começa o meu martírio... substituir as papas de aveia que tanto adoro e que como SEMPRE antes de treinar. Sei que há outras alternativas, mas é o que me deixa satisfeita e me dá energia suficiente.

Apesar de também fazer as papas para o pequeno-almoço, o meu problema é mesmo antes dos treinos, porque de manhã tenho sempre uma alternativa à altura :)

Podia fazer um batido com os mesmos ingredientes, mas no trabalho não dá muito jeito. Só consigo quando ainda passo por casa, antes de ir para o ginásio.

Também tenho as Overnigth Oats, mas sinceramente, nem sempre tenho paciência para as fazer, porque acabo por ter que perder mais um pouco de tempo para montar as camadas - mas também as faço!

Resumindo, as papas de aveia são práticas e isso ainda as torna-se mais atraentes! Pelo menos, da forma como eu as faço. Atiro os ingredientes todos para um frasco e reservo no frigorífico. Depois é só levar ao microondas e estão prontas a consumir :) Mais fácil que isto não há!

Quer dizer, agora há! :) Esta cabecinha nunca pára... e achei que se aumentasse a quantia de chia que coloco na receita e reduzisse a quantidade de leite vegetal, usando os restantes ingredientes, iria obter um efeito semelhante ao Pudim de chia, mas com aveia!!!

Melhor pensei, assim fiz :p 

Ora, atentem lá na dificuldade da receita, para a qual vão precisar de: 2 CS de sementes de chia, ¼ de chávena de aveia (20g), 1 cc de cacau cru, 2/3 chávena de leite de amêndoa (ou outro, que prefiram), 1 CS de proteína de soro de leite de chocolate (opcional, mas confere mais proteína e sabor), um punhado de morangos congelados (ou outra fruta) + sementes a gosto (usei cânhamo).

De véspera, levar todos os ingredientes, excepto as sementes para polvilhar, a um processador de alimentos e triturar até a fruta desfazer um pouco - não é para triturar tudo!

Colocar num frasco e reservar no frigorífico.

No dia seguinte, colocar numa taça, polvilhar com as sementes preferidas e estão prontas a comer... ou nem colocar nada e, simplesmente, comer :)
Chia Overnight Oats de morango e cacau cru
Mais prático, não há! E garante o aporte de nutrientes, sabor e energia que necessito para treinar! :) Agora sim... adeus papas de aveia... até ao próximo inverno!!! eheheh

Como sempre, a imaginação é o limite. Podem aumentar a quantidade de aveia, se necessário (tendo apenas que ajustar o leite a essa medida), mudar a fruta, usar canela, em vez de cacau, uma proteína de sabor diferente,, adoçar com mel ou agave, juntar frutos secos.... enfim, o vosso gosto é que ditará o resultado final!

Espero que gostem de mais esta sugestão bem fresquinha para estes dias!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pescada à Brás (com lombardo e cenoura)

Por norma, faço quase sempre frango ou atum à brás (com alho-francês)... mas como tenho de arranjar formas diferentes para conseguir comer peixe cozido, achei que estava na altura de usar pescada na receita.

Já me tinham dito para experimentar, porque ficava igualmente saboroso e ontem foi dia de testar. 

E como uma experiência nunca vem só... decidi alterar a receita que, usualmente, faço e usar lombardo e cenoura, em vez do habitual alho-francês, por sugestão da Teresa Francisco - esse blogue sai ou não?! :) 

Para a receita vão precisar apenas de: 2 postas pequenas de pescada + 1 cebola + 3 dentes de alho + 1/2 lombardo médio + 1 cenoura + 1 CS de azeite + água qb + 1 ovo inteiro e 1 clara + sal, pimenta de moinho, alho em pó, noz-moscada e salsa, a gosto - Serve 2.

Previamente, cozer o peixe, sem sal.

Depois de cozido, lascar o peixe, limpando-o de peles e espinhas.

Colocar num tacho grande o azeite, um fundinho de água, a cebola e os dentes de alho fatiados, o lombardo cortado em juliana e a cenoura ralada (eu usei o espirilizador). Temperar a gosto.

Envolver bem os ingredientes e deixar estufar em lume brando. Se necessário, juntar mais água.

À parte, bater o ovo inteiro com a clara e juntar a salsa picada. 

Quando os legumes estiverem cozinhados, adicionar o peixe cozido em lascas, o ovo batido com a salsa e misturar até envolver bem todos os ingredientes. Rectificar os temperos.

Deixar cozinhar, polvilhar com mais salsa picada e servir! :)


Esta é uma receita muito prática e saudável, mas ainda assim, cheia de sabor. Gostei bastante do resultado final :) E com pescada!!! eheheh

NOTAS:

Como planifico as refeições da semana ao Domingo, sei sempre o que vou confeccionar (tirando uma ou outra alteração que, entretanto, me apeteça fazer).

Isto permite-me fazer as compras de acordo com o que vou cozinhar (e aproveitar as promoções da semana), bem como deixar trabalho adiantado para as refeições do dia seguinte.

De véspera, deixei o peixe cozido e arranjado e os legumes lavados e cortados, prontos a serem usados, reservados no frigorífico. 

Assim, quando cheguei a casa do ginásio - vinha esganada de fome - foi só atirar tudo para dentro do tacho e praticamente estava o jantar feito! Nem sempre dá para fazer isto, mas quando consigo... é o que faço. Facilita-me bastante!

Simplifiquem a vossa vida! ;)