terça-feira, 29 de abril de 2014

Sushi fingido :)

Ando sempre à procura de novas sugestões de refeições que sejam saudáveis, mas que alimentem o corpo e a mente, porque os olhos também comem e eu sou menina de alimento! :)

O jantar de hoje surgiu assim e é uma refeição bastante leve e fresca que já dá vontade de comer com o tempo a aquecer.

É muito simples de fazer e a mim, matou-me o desejo de comer sushi :D 

Ora, então, vamos à receita... ou melhor, ao DIY que de receita, isto tem pouco! 

Ingredientes:
1 courgete + 1 CS de queijo-creme magro + 1 lata de atum em água (bem escorrida) + 1/4 de abacate + 1/8 de pimento vermelho (era grande) + coentros a gosto - Serve 1

Preparação:
Fatiar, finamente, uma courgete longitudinalmente e grelhar. 
Misturar uma lata de atum com uma colher de sopa de queijo-creme e reservar. 
Depois de grelhada a curgete, numa das pontas colocar a mistura de atum e queijo, dispor uma fatia de abacate, de pimento e os coentros. 
Enrolar a courgete até terminar.
Repetir o procedimento até formar todos os rolos.


Mais fácil, não há! :)

Os ingredientes ficam ao vosso gosto e critério. Na próxima vez, irei usar lombo de salmão e cebolinho (em substituição do atum e dos coentros), tenho a certeza que também fica muito bom!

Experimentem! Não se vão arrepender! :)

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Crepes de polvilho doce

Antes de mais, o que é o polvilho?!

O polvilho é uma farinha (isenta de glúten), a qual é obtida da mandioca (é uma raiz e fonte de fibras) que, consoante o seu grau de acidez, pode ser classificada como doce ou azeda.

Eu uso sempre a versão doce - polvilho doce - nem nunca experimentei a outra, mas do que tenho lido é mais adequada para outras receitas, tais como o pão de queijo.

Compro no supermercado e está junto às restantes farinhas. 

Quanto à receita... bem, na realidade são várias. Consigo sempre fazer variações, consoante pretenda uma refeição mais doce ou salgada, por isso esta receita, com a guarnição correcta pode servir para uma refeição mais leve ou até para uma sobremesa ;)

No entanto, a base da receita é sempre a mesma: 1 ovo + 1 CS bem cheia de polvilho doce + 1/2 cc de fermento. 

Depois, a imaginação é o limite: Se quiser mais doce, junto à massa, uma colher de chá de canela ou de cacau cru em pó, se me apetecer mais salgada, coloco uma pitada de sal, pimenta ou orégãos.

Consoante o recheio que vou fazer, também gosto de enriquecer a massa, por vezes com 1/2 colher de sopa de chia ou igual quantidade de linhaça (para a versão doce e salgada, respectivamente).

Deixo-vos várias sugestões que já fiz, todas igualmente saborosas! Mas como é óbvio, a vossa preferência será ditada pelo vosso gosto pessoal :)

As versões doces:
Crepe de polvilho doce recheado com manteiga de amendoim, banana caramelizada e canela
Esta é uma versão doce, como tal, à receita base da massa, acrescentei uma colher de chá de canela. Depois foi só barrar com manteiga de amendoim, juntar banana caramelizada na frigideira anti-aderente e polvilhar com canela.
Crepe de polvilho doce recheado com manteiga de avelã e cacau, morangos e cacau cru em pó
Nesta versão, à receita base da massa, acrescentei uma colher de chá de cacau cru. Depois barrei com manteiga de avelã e cacau, juntei morangos fatiados e polvilhei com cacau cru em pó.


As versões salgadas:
Crepe de polvilho doce recheado com queijo fresco magro e fiambre de peru
Esta é uma versão salgada, como tal, à receita base da massa, acrescentei uma pitada de sal, pimenta de moinho e orégãos, bem como juntei 1/2 colher de sopa de chia. Coloquei 2 fatias de fiambre de peru e, entre elas, o queijo fresco magro fatiado.
Crepe de polvilho doce recheado com tomate e mozarela com orégãos
Nesta versão, à receita base da massa, acrescentei uma pitada de sal, orégãos e juntei 1/2 colher de sopa de linhaça moída. Coloquei 1/4 de tomate e igual quantidade da bola de mozarela, ambos fatiados, juntei mais orégãos e levei à tostadeira até derreter o queijo.

NOTAS: 

1) Uso sempre uma frigideira anti-aderente para fazer as panquecas, por isso não tenho necessidade de colocar gordura para as confeccionar - se tiverem de usar, coloquem uma pinga de óleo de coco ou de azeite e espalhem-na bem na frigideira, usando papel absorvente de cozinha;

2) Todas as manteigas de oleaginosas  usadas nas minhas receitas são caseiras, pelo que não têm quaisquer aditivos;

3) Tenham atenção às proporções usadas nos recheios... há ingredientes que, pese embora os seus benefícios, são calóricos e, como tal, se consumidos em excesso, não há benefícios que os valham, por isso, não vale colocar o frasco todo da manteiga de amendoim, nem uma bola inteira de mozarela nos crepes :) 

Espero que gostem destas sugestões! :)

Lentilhas estufadas com cogumelos!

Ontem fiz, pela primeira vez, lentilhas.... e posso afirmar que, foi amor à primeira garfada! :)

Já há algum tempo que elas andavam na minha dispensa, à espera de serem usadas. Ontem de manhã quando fui à dispensa buscar a farinha de polvilho, olhei para elas (e elas para mim) e pensei que era naquele dia que as ia usar.

Deixei-as ficar de molho, para estarem prontas a cozinhar ao jantar.

Já tinha visto várias receitas de lentilhas pela internet, mas foi esta que me fez brilhar os olhos e comprar as ditas,  por isso, tratei de adaptar a receita ao meu gosto (e à dispensa e ao frigorífico) e introduzir-lhe algumas alterações.

Para a receita vão precisar apenas de: 1 cebola + 3 dentes de alho + 1 CS de azeite + 1/2 lata de tomate picado (se quiserem, substituam por 2 ou 3 tomates maduros, partidos aos cubos) + 1 cenoura + 1/2 pimento vermelho + 1 alho francês pequeno + 1/2 chávena de lentilhas (demolhadas) + 1 chávena de água 1/2 chávena de cogumelos fatiados + sal e pimenta caiena, a gosto + 1 cc (bem cheia) de garam massala e 1 cc de caril + coentros frescos - Serve 2 ou 3 (consoante, façam ou não acompanhamento para a refeição).

Picar a cebola e os dentes de alho e refogá-los em azeite, até a cebola estar translúcida.
Juntar as especiarias até estarem envolvidas e adicionar o tomate. Deixar estufar até o tomate estar desfeito. De seguida, juntar os legumes cortados, a água e deixar cozinhar, com a tampa fechada, cerca de 5 minutos. 
Adicionar as lentilhas e os coentros e deixar cozinhar, à volta de 10 minutos, com o tacho fechado - de vez em quando, convém irem mexendo!
Rectifiquem os temperos e, se necessário, juntem mais água.
Juntar os cogumelos até estarem cozinhados.
Polvilhar com mais coentros picados e servir!

Lentilhas estufadas com cogumelos
Confesso que não estava à espera que fosse gostar tanto. Não sei foi a mistura de sabores ou a própria textura da refeição, apenas sei que foi amor!!! :)

Para quem quer evitar a proteína animal, aconselho vivamente a que passem neste blogue. O difícil é escolher o que fazer! :)

Quem quiser ver os benefícios das lentilhas, espreitem aqui!

NOTA:

A minha chávena de medida, em todas as receitas, é sempre de 240ml (podem ver qual é, na receita da nutella aqui) - neste caso, usei a medida de 1/2 chávena que corresponde a 120ml;

terça-feira, 22 de abril de 2014

Ervilhas com ovos escalfados!

Finalmente, sai a receita das benditas ervilhas com ovos escalfados!!! :) Tardou, mas não falhou!

Ora, indo directa ao assunto, para a receita vão precisar apenas de:

Ingredientes:
  • 1 cebola;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 colher de sopa de azeite (opcional);
  • Vinho branco q.b.;
  • 1/2 lata de tomate picado (se quiserem, substituam por 2 ou 3 tomates, partidos aos cubos);
  • 400 grs de ervilhas (uso das congeladas);
  • 1 ou 2 ovos por pessoa;
  • Sal, pimenta 5 bagas, pimenta caiene, alho em pó e coentros frescos, a gosto.
Serve 2.

Preparação:

Picar a cebola e os dentes de alho. Colocá-los num tacho com o tomate triturado, o azeite e deixar estufar durante 5 minutos, em lume baixo.

Juntar o vinho branco e deixar apurar.

Colocar as ervilhas, a água (quase, até tapar), os temperos e os coentros e deixar cozinhar. Se necessário, juntar mais água. Rectificar os temperos (tenham atenção se forem juntar mais coentros, para não ficar apurado).

Partir os ovos sobre as ervilhas, tapar o tacho e deixar cozinhar até os ovos estarem no ponto que gostam.

Polvilhar com mais coentros picados e estão prontas a servir!

Fácil e do mais saudável que há!

Ervilhas com ovos escalfados
Se quiserem reforçar a refeição, podem juntar cogumelos ou peito (ou bifes) de frango ou de peru (o que é importante é ser uma fonte de proteína magra) ou até substituir os ovos por estes ingredientes. 

Se não tiverem qualquer restrição aos hidratos de carbono, acompanhem com um arroz basmati, para mim, é a combinação perfeita :)

Ervilhas com peito de frango, ovo escalfado e arroz basmati
Espero que gostem desta sugestão... eu simplesmente amo ervilhas com ovos! :) E feitas desta forma, são uma excelente alternativa às ervilhas tradicionais!

NOTA: Eu uso e abuso dos coentros, adoro o sabor e acho que só beneficia esta refeição!

Eu não fugi...

Mas o tempo tem sido escasso para vir aqui publicar com a mesma frequência... entre trabalho, treinos, dona de casa, namorar, conviver com os amigos e fins-de-semana grandes que pedem passeios, às vezes não é fácil conjugar tudo! :)

E com a página do facebook acaba por se tornar mais prático partilhar as refeições e as imagens do momento ;)

Sei que estou em falta com a receita das ervilhas com ovos escalfados que prometi e com as refeições em imagens!

Vou tentar atualizar tudo hoje à noite!!! :)

Beijinhos

quarta-feira, 16 de abril de 2014

As sementes #1

Costumo usar na minha alimentação, frequentemente, diversas sementes, tais como linhaça, chia, sésamo, papoila, abóbora e de girassol. 

Cada uma destas sementes que indico têm propriedade específicas, pelo que, devem ser utilizadas consoante as nossas necessidades.

Uso-as de diversas formas, de acordo com a semente em causa (seja nos iogurtes, nas saladas, nos batidos, nos pequenos-almoços, nos pães, nos patês ou até reduzidas a farinha para panar peixe e carne!).

Hoje comprei sementes de cânhamo para juntar ao leque das que já consumo, pelo que abro as hostilidades da nova rubrica, com as propriedade e os benefícios de as consumirmos.

Sementes de cânhamo descascadas
As sementes de cânhamo têm um perfil nutricional impressionante, sendo um excelente complemento à dieta diária: são uma óptima fonte de proteínas de origem vegetal de elevada qualidade, ácidos gordos essenciais insaturados, fibra dietética, antioxidantes e um leque de vitaminas e minerais.

As sementes de cânhamo são uma das maiores fontes de ácidos gordos essenciais (ómega 3, 6 e 9), sendo que estes se encontram no equilíbrio perfeito, de 3:1, para o nosso organismo. 

Estes ácidos gordos não podem ser produzidos pelo corpo humano e devem ser fornecidos através da alimentação, sendo imprescindíveis para um organismo saudável. 

São uma fonte rica em proteínas e contêm todos os oito aminoácidos essenciais e são facilmente digeríveis e assimiladas pelo corpo humano, sendo composta por dois tipos principais de proteína: edestina (65%) e albumina (35%).
A proteína de cânhamo contém todos os 20 aminoácidos conhecidos - incluindo os essenciais - porque o corpo humano não os consegue produzir por si só, devendo ser incluídos na alimentação.
São ricas em fibras dietéticas, ajudando a manter o sistema digestivo saudável e facilitam o trânsito intestinal, sendo compostas, primariamente, por fibras insolúveis.
Contêm também antioxidantes e minerais, especialmente magnésio, ferro, cálcio e sódio e, em menores quantidades têm fósforo, zinco, cobre e manganésio.
Como benefícios destacam-se:
  • Reforço do sistema imunitário;
  • Equilíbrio nervoso;
  • Promoção da saúde do cabelo e da pele;
  • Propriedade anti-inflamatórias;
  • Prevenção do envelhecimento prematuro;
  • Redução do mau colesterol;
  • Promoção da saúde cardiovascular;
  • Ajuda na prevenção da osteoporose;
  • Queimar o excesso de gordura;
  • Saúde e oxigenação do sangue.
Fonte: aqui


Como em tudo na nossa vida, o equilíbrio é essencial, por isso, usem apenas as quantidades recomendadas. E não se esqueçam que o consumo de fibras tem de ser acompanhado por um consumo de água adequado!

NOTA: 
Tenho uma receita a marinar para estas sementes... crackers! Espero no fim-de-semana, conseguir pô-la em prática! :)

domingo, 13 de abril de 2014

O 1.º passatempo deste blogue!!!

Chegados aos 1.500 seguidores na página do facebook, está na altura deste cantinho lançar o seu primeiro sorteio, conforme anunciado! :)

Ora bem, o prémio é um mini-cabaz de manteiga de amendoim, de amêndoa e de avelã com cacau, vulgo, nutella, tudo feito com muito amor e carinho :)

O passatempo começa às 21:30 do dia 13 de Abril e terminará às 00:00 do dia 19 de Abril de 2014.

Os vencedores serão escolhidos aleatoriamente através do site Random.org e anunciados aqui no Domingo de Páscoa, dia 20 de Abril.

Para se habilitarem, é necessário:

1) Serem seguidores do blogue http://saudavelcomoumpero.blogspot.pt/
2) Gostarem da página do facebook https://www.facebook.com/saudavelcomoumpero
3) Partilharem a publicação do facebook alusiva ao sorteio (aqui) - a qual tem de ser "pública" para a conseguir visualizar;
4) E, por fim, preencher este formulário:
Boa sorte!!! :)