segunda-feira, 31 de março de 2014

As refeições do fim-de-semana #1

Por norma, ao fim-de-semana é quando passo um pouco mais de tempo na cozinha e me dedico a confeccionar umas refeições diferentes.

No entanto, este fim-de-semana foi um pouco atípico, no sábado foi open day no ginásio que frequento e fui fazer aulas de manhã e à tarde - este open day era todo com aulas da les milles e tinha um cartaz muito bom! 

Acabei por fazer Body Pump, Body Combat, Grit e Attack, mas tive de sair a meio do Attack, porque já começava a ficar tarde e os meus joelhos e os pulsos já não me permitiam mais aventuras... (o Grit deu conta de mim)!

Nunca tinha feito Grit e fiquei fã... completamente rota, mas fã! Cada vez mais gosto deste tipo de treinos... de alta intensidade!

Costumo fazer treino funcional, 2 vezes por semana, intercalado com treino de força, mas esta aula, a nível de intensidade, conseguiu superar os treinos que habitualmente faço.

E vocês o que treinam? Do que é que gostam mais?

Bem, voltando as refeições... como no sábado passei grande parte do dia fora de casa, só o jantar é que se safou! E no Domingo, face às dores intensas no corpo (eu já não tenho idade para estas aventuras lol) não tinha vontade de fazer nadaaaaaaa!! Por isso, foi o mais simples possível! :)

Pronto... eu paro de escrever e passo a mostrar!
Papa de aveia com banana e cacau cru - tinha que ganhar forças!
Frango, couve, batata-doce e cenoura, tudo cozido - o almoço para repor as energias gastas e aguentar a tarde!
O merecido jantar no final do dia!!! Peito de frango recheado com requeijão e espinafres, quinoa e legumes assados com alecrim e geleia de agave :) 
A sobremesa :) Salada de fruta com coco ralado
No domingo não me apetecia fazer nada! Por isso, torrei pão de banana e fiz uns ovos mexidos. Fácil, fácil :)
A vontade de cozinhar continuava nula... fiz peixe "grelhado" no forno com batata-doce cozida e salada!

No fim do almoço apetecia-me um doce... ia comer gelatina, mas o queijo fresco sorriu para mim! Fiz camadas de queijo com doce de frutos vermelhos sem açúcar! Soube-me tão bem :) E assim se faz um mini cheesecake saudável!

Ao lanche, tinha pensado em ir comer uma bola de manteiga, mas o que me apetecia era mesmo isto: Banana, iogurte, granola de aveia e frutos secos, canela e geleia de agave!

Para terminar o dia, fiz uma quiche... com peito de frango, espinafres e tomate-seco, que comi com uma sopa!
Foi um fim-de-semana do mais saudável possível :) Estou pronta para mais uma semana de bons treinos e melhores refeições! :)

Que acharam da comilança? :)

domingo, 30 de março de 2014

Atum à Brás (com alho francês)

Adoro tudo o que seja à brás... atum, frango, carne picada, bacalhau ou até só com legumes. A semana passada fiz para o meu jantar atum à brás e como me pediram a receita, aqui fica o registo. Mas podem substituir a proteína da receita, por outra que prefiram. Dá com tudo :)

Para a receita vão precisar apenas de: 1 cebola + 3 dentes de alho + óleo de coco (ou azeite) + 3 alhos franceses + 2 latas de atum em água + 2 ovos + salsa, sal, alho em pó e pimenta moída na hora, a gosto - serve 2.

Refogar a cebola às rodelas com os dentes de alho picados, em óleo de coco, até ficarem translúcidos.

Juntar o alho francês, cortado em rodelas fininhas e deixar cozinhar.

Quando o alho francês estiver quase cozinhado, juntar o atum bem escorrido e deixar apurar os sabores durante uns 2/3 minutos.

Temperar a gosto.

Bater os ovos e juntar a salsa picada e incorporar bem no preparado anterior.

Misturar muito bem até os ovos estarem cozinhados. Rectificar os temperos. 

Juntar mais salsa e servir :)


 Bom proveito! :)

Pudim de chia e cacau cru

Já andava curiosa para experimentar o pudim de chia há imenso tempo.

Vi muitas receitas na internet, mas achei que a quantidade de ingredientes, nalguns casos, era muito grande e não correspondia bem àquilo que queria. Acabei por simplificar e fazer da forma como achei que ficaria bem e ao meu gosto.

Se acharem que precisa de mais doce, sintam-se à vontade de usar mais ;) Como fiz para o pequeno-almoço e ia misturar fruta, achei que era a quantidade ideal!

Para a receita vão precisar apenas de: 1 chávena de leite vegetal (podem usar outro) + 3 CS de chia + 1 CS de cacau cru (mal cheia) + 1 cc de mel ou geleia de agave - serve 1.

De véspera, coloquem todos os ingredientes num frasco e agitem bem, até estar tudo incorporado e reservem no frigorífico.

Na hora seguinte, mexam bem os ingredientes no frasco - por 2 ou 3 vezes - para a chia hidratar convenientemente e não ficar colada :)

De manhã, coloquem num taça, juntem fruta fresca e coco ralado por cima e deliciem-se :)


Um pequeno-almoço a repetir muitas vezes!!!

sexta-feira, 28 de março de 2014

As refeições da semana #1


Desde que criei a página do blogue no facebook, acabo por colocar lá as fotos das refeições que faço, por ser muito mais prático... e aqui só vou colocando as receitas, propriamente ditas (e quando calha)!

Mas isso hoje acaba! Como sei que gostam de ver as fotos eheheh, vou colocar aqui, à sexta-feira, o resumo alimentar da semana e à segunda-feira o resumo do fim-de-semana... mesmo aquelas fotos que não vão parar ao facebook :)

E para abrir as hostilidades, aqui vai o primeiro registo:

Panqueca de linhaça com maçã assada, iogurte grego ligeiro, maçã e canela

Carne assada com basmati e muita salada :)

Quiche de cogumelos, alho francês, courgette e coentros

Panqueca de côco com iogurte batido com morangos e cacau cru

Bife de frango grelhado com lombardo salteado

Morangos com iogurte grego ligeiro e mix de sementes e arandos
O famoso pão de banana do blogue www-semaditivos.com

Pão de banana com manteiga de amêndoa, banana e canela com ovo estrelado - isto é uma tentação!!!


Cozidooooooooooooo!!! Frango cozido, com lombardo e cenoura cozida.
Abacaxi, morangos, iogurte e mix de sementes
Sopa de alho francês com o que sobrou da quiche
Ovo no abacate no forno com morangos. A repetir, sem dúvida.

Morangos, kiwi, iogurte, mix de sementes e chocolate com 74% de cacau para comemorar o dia mundial do chocolate :)
Atum à Brás
Pudim de chia e cacau cru com morangos e lascas de coco - muito bom!
Bife de peru grelhado com basmati e legumes chineses salteados
Extremamente imaginativa... bife de frango grelhado com legumes salteados :)
E foi isto! Normalmente, a meio da manhã como sempre o mesmo... iogurte grego ligeiro com chia ou linhaça e frutos secos e antes de ir treinar... papas de aveia!

Resumo completo!!!

terça-feira, 25 de março de 2014

Deixar de fumar #1

Faz hoje 18 meses que fumei o último cigarro... e foi, sem dúvida, a melhor decisão que alguma vez, tomei na minha vida! :)

Mas não foi, propriamente, fácil. Já tinha pensado nisso, várias vezes, mas nunca me consegui mentalizar para isso, até há 18 meses atrás.

Já tinha feito uma tentativa de reduzir o consumo, mas sinceramente, assim não funciona... pelo menos, para mim :)

Quando me decidi a deixar de fumar, escolhi uma data, com cerca de 2 semanas de antecedência (tinha de me mentalizar) - 25 de Setembro de 2012 - e na véspera despedi-me do tabaco... fumei, normalmente (vá, secalhar um pouco até mais), até à hora de ir dormir e no dia seguinte, começou o meu tormento.

Levantei-me, tomei banho, tomei o pequeno-almoço e sai de casa para o trabalho, já em sofrimento, porque a seguir ao pequeno-almoço, era quando fumava o primeiro cigarro... depois, chegar ao trabalho e ir beber café... novo tormento... durante o dia, litros de chá verde para me abstrair da vontade, mas o pensamento estava sempre focado no mesmo... 

O mal do tabaco, para além do vício em si, obviamente, é mesmo a rotina. Habituamo-nos a fumar sempre um cigarro naquelas alturas do dia e não é fácil combater isso. Parece até que temos um relógio biológico que nos avisa que está na altura de fumar, como me acontece com a comida!

Confesso que os primeiros dias (e semanas) foram terríveis. Não é fácil lidar com a ansiedade e a privação da nicotina. Para terem uma noção, no primeiro dia sem fumar fui almoçar aos meus pais... e estava com um feitio tão apurado (para não dizer outra coisa ehehe) que até a minha mãe me disse que se era para estar assim, mais valia fumar um cigarro :/

Depois a juntar a isto, ainda temos que ouvir frases do género ... "tu não vais conseguir", "daqui a uma semana já te passou essa mania", "então já fumas, outra vez?", manifestando o seu claro incentivo  e apoio (not), dia após dia! 

E conviver, diariamente, com pessoas que fumam.

Perante este cenário, o factor determinante para ter sucesso, como em tudo na vida, é ter força de vontade, muita mesmo, e querer, desesperadamente, alcançar esse objectivo... e para isso, é preciso lutar,  lutar com todas as armas e forças que temos :) 

Felizmente, tenho perto de mim, as pessoas mais importantes do mundo (as minhas pessoas) que estiveram sempre lá a dar-me apoio e a incentivar para que deixasse de fumar! E a elas, desde já, agradeço do fundo do coração, porque foram uma parte muito importante no processo :) 

Durante a semana, farei um novo post sobre os benefícios de deixar de fumar, para incentivar os demais :)

segunda-feira, 24 de março de 2014

Quiche de cogumelos, alho francês, courgette e coentros

Hoje fui mais tarde ao ginásio e como ia ficar tarde para estar a fazer o jantar quando chegasse, optei por deixar o jantar adiantado, quando saí do trabalho.

Como tinha sopa em casa (nem sempre como sopa, por isso, de vez em quando, trago dos meus pais!), achei que uma quiche para complementar, era o ideal.

Normalmente, faço a base sempre da mesma forma, só vou variando os recheios, à medida do que me apetece e daquilo que tenho no frigorífico.

Hoje saiu uma quiche de cogumelos, alho francês, courgette e coentros que, modéstia à parte, estava maravilhosa!

Quiche de cogumelos, alho francês, courgette e coentros
Para a receita vão precisar apenas de: 4 ovos + 2 CS bem cheias de iogurte grego ligeiro (ou de quark) + 3 dentes de alho + 1 lata pequena de cogumelos fatiados (ou igual medida de cogumelos frescos) + 1/2 alho francês + courgette, a olho (usei já espirilizada que tinha guardada) + coentros, azeite, sal, alho em pó e pimenta cayene, a gosto - serve 2.

Levem ao lume numa frigideira, os alhos picados, os coentros, os cogumelos (bem lavados e escorridos), o azeite e deixem saltear. Seguidamente, juntem o alho francês e temperem a gosto, deixando saltear uns 5m. Juntem a courgette, mas só o tempo suficiente para ganhar o sabor e reservem.

À parte, batam os ovos com o iogurte e juntem o preparado anterior, misturando bem, para incorporar todos os ingredientes.

Coloquem a mistura numa forma de silicone e levem ao forno a 180º, durante cerca de 25m.

Sirvam com uma salada ou com uma sopa quentinha e deliciem-se! :)

Depois digam-me se gostaram!

sábado, 22 de março de 2014

De manhã é que começa o dia #7

Para variar, hoje foi dia de panquecas! :)

Durante muito tempo, fiz as mesmas panquecas (aveia), mas ultimamente, tenho optado por experimentar diferentes combinações, para ver como resulta.

A de hoje, foi uma boa surpresa... gostei bastante da junção de sabores: côco e alfarroba. É sem dúvida, uma junção a repetir, várias vezes! 

Para a receita das panquecas vão precisar apenas de: 2 CS de farinha de côco (usei um mix de farinha com côco ralado que triturei na bimby)  + 1 cc de farinha de alfarroba + 1 cc de fermento + 1 ovo + 1 cs de leite - serve apenas 1.
Juntem bem os ingredientes secos e depois misturem os líquidos. Tenham atenção que, como o côco é mais denso, a medida acaba por ser um pouco a olho. As colheres não podem estar muito rasas de farinha, nem estar cheias demais. O ideal é irem colocando até terem uma mistura homógena, mas sem estar densa demais. Para a próxima, vou pesar a quantidade correcta, para ser mais fácil reproduzirem ;)

Deitem a massa numa frigideira anti-aderente ou de cerâmica, para fazerem a panqueca. Quando a parte de cima da panqueca estiver a fazer bolhas e em baixo vos parecer cozinhada, está na altura de virarem - também aqui, tem de ser a olho - vou tentar fazer um video, para mostrar quando é que está pronta a virar!

Depois é só colocarem os toppings que preferirem... eu optei por iogurte grego ligeiro com kiwi e arandos vermelhos, mas com morangos, também combina muito bem :)
Panqueca de côco e alfarroba com iogurte grego ligeiro, kiwi e arandos vermelhos