Mostrar mensagens com a etiqueta trufas de alfarroba. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta trufas de alfarroba. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 13 de maio de 2014

Trufas, trufas e mais trufas!!!

É comum perguntarem-me na página do facebook, como é que ultrapasso o desejo por doces :)

A verdade é que, nos últimos tempos, cada vez é menos frequente ter essa vontade. Creio que, o facto de ter passado a ingerir mais fruta do que era habitual e por adicionar à comida, frequentemente, canela ou cacau cru em pó, os quais são excelentes adoçantes naturais, influenciem a diminuição da vontade de comer doces (entenda-se, porcarias!).

Mas, obviamente, de vez em quando, sabe-me bem um miminho. Nessas alturas, faço um gelado (com fruta congelada e iogurte) ou uma mousse de abacate (abacate, cacau cru e agave) ou como um quadrado de chocolate com mais de 70% de cacau (nunca falta na minha dispensa!) ou faço umas trufas para ter guardadas no congelador, para quando a vontade aperta :)

Ontem foi o que fiz. 

De manhã fiz leite de amêndoa e reservei a polpa no frigorífico. Como precisava de lhe dar uso e não necessitava dela para fazer pão, lembrei-me de fazer umas trufas, que já não fazia a algum tempo.

A receita das trufas não é minha (mas adapto-a ao meu gosto)... vi-a já há algum tempo na página da Felt by heart e dá para fazer de diversas formas, mediante o vosso gosto, é só usar as mesmas proporções de ingredientes semelhantes.

Assim, para a receita vão precisar apenas de: 1 chávena de oleaginosas (a gosto) ou flocos de aveia + 1 chávena de tâmaras ou passas ou figos secos (é o que confere o doce e parte da textura) + 2 CS de cacau cru ou farinha de alfarroba ou canela + cacau cru em pó ou canela ou coco ralado ou sementes para polvilhar, a gosto - Serve 18 trufas médias. 

Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e triturar até obter uma mistura homogénea. De vez em quando, convém parar, para não esforçar o motor do processador de alimentos e para fazer descer, com uma espátula, a mistura que se vai acumulando nas laterais.

Reservar no frigorífico, durante cerca de 30m, para moldar mais facilmente.

Moldar as trufas com as mãos, fazendo bolas, com cerca de 3 cm (+/-).

Colocar em taças individuais, o cacau cru ou a canela ou o coco ralado ou as sementes escolhidas para polvilhar.

Rolar as bolas no toping escolhido até estarem uniformes e guardá-las numa caixa no frigorífico.

Usei polpa de amêndoa, tâmaras e farinha de alfarroba com coco ralado e sementes de sésamo :)
Como raramente consumo as trufas na altura (tirando uma ou duas!), opto por colocar as restantes no congelador e retiro cerca de 10m antes de as querer comer! :)

Estas foram a sobremesa de ontem à noite... servidas com uma taça de morangos! Combinação mais do que perfeita <3

Espero que gostem! É mais uma sugestão fácil e saborosa, com ingredientes saudáveis, que podemos apreciar sem culpa :)