Conforme comentei na página do facebook, assim que vi a farinha de grão nos produtos que a Gluten-free Living enviou, imaginei diversas combinações com ela. Uma delas, foi esta que hoje vos apresento! :)
Esta farinha, isenta de glúten, é uma fonte rica em proteínas e do aminoácido triptofano usada pelo organismo para a produção do neurotransmissor "serotonina", responsável pela activação dos centros cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
Contém amido, vitaminas do complexo B, fibras solúveis e minerais como o ferro, potássio, zinco. Ainda contém magnésio, mineral importante para a função celular, além de ser rica em cálcio.
Depois de esclarecidos os benefícios da farinha, vamos lá à receita! Vão precisar apenas de: 1/4 chávena de farinha de grão (cerca de 20g) + 1 colher de chá de fermento sem glúten + 2 claras + 1/2 banana + 1 cc canela) - Rende 1 grande ou 2 médias.
Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3) e triturar até ficar uma mistura homogénea (se quiserem podem bater tudo com um garfo!).
Depois é só colocar a massa numa frigideira anti-aderente ou de cerâmica, para fazerem a panqueca. Quando a parte de cima da panqueca estiver a fazer bolhas e em baixo vos parecer cozinhada, está na altura de virarem. Deixar cozinhar do outro lado.
Podem usar os toppings que preferirem... eu optei por queijo quark, com o resto da banana fatiada e muita canela! Fica uma combinação muito saborosa e a atirar para o agridoce, mesmo como eu gosto!
Experimentem... não se vão arrepender! :)
