Conforme tive oportunidade de referir ontem, na receita das panquecas de grão-de-bico, assim que vi a farinha de grão nos produtos da Gluten-Free Living, imaginei diversas utilizações com ela. Uma das minhas ideias iniciais era fazer Pão, mas como fiquei sem forno tive de adiar a experiência.
Ontem, com o forno já recuperado, aproveitei o feriado para a testar :) E fiquei bastante agradada com o resultado. Um pão extremamente fofo, saboroso e nutritivo, face à mistura da farinha de grão-de-bico com as especiarias usadas e às propriedades do grão.
Sem mais demoras, segue a receita:
Sem mais demoras, segue a receita:
Ingredientes:
- 120g de farinha de grão-de-bico;
- 75g de farinha de arroz;
- 75g de polvilho doce ou fécula de mandioca;
- 20g de linhaça moída;
- 1 CS de fermento em pó sem glúten;
- 4 CS de óleo de coco ou azeite;
- 1 CS de geleia de agave ou geleia de arroz ou mel;
- 1 cc de LoSalt ou sal marinho;
- 3 ovos L;
- 200g de água morna;
- 1 cc de ervas de provence.
Preparação:
Misturar bem os ingredientes secos. Juntar os líquidos, mexer bem até incorporar e estar uma mistura homogénea. Colocar numa forma anti-aderente (usei de silicone) e levar ao forno pré-aquecido a 180° durante cerca de 40m.
Se durante o cozimento acharem que o pão está a tostar depressa demais, coloquem uma folha de papel alumínio a tapar, até faltarem cerca de 10m do termo de cozedura.
E aqui está ele!!!
Adorei a experiência e vou repetir, sem dúvida, mais vezes! :) Mas ainda tenho outras receitas onde testar esta farinha! ehehe
Se durante o cozimento acharem que o pão está a tostar depressa demais, coloquem uma folha de papel alumínio a tapar, até faltarem cerca de 10m do termo de cozedura.
E aqui está ele!!!
![]() |
| Pão sem glúten de grão-de-bico |
Usei as farinhas de grão-de-bico e de arroz oferecidas pela Gluten-Free Living, podem encontrá-las aqui!
Espero que gostem :)
NOTA:
Espero que gostem :)
NOTA:
1) Tendo em conta que é usual perguntarem-me se podem fazer substituições de ingredientes nas receitas, coloquei nos respectivos ingredientes as que são passíveis de se fazer. No entanto, tenham presente que, ao fazerem-nas estão a alterar o sabor inicial do pão ;) A indicação do primeiro ingrediente corresponde ao que foi usado na minha versão!




