Ontem
foi-me sugerido pelo Jorge do blogue www.semaditivos.com
que partilhasse convosco a receita que fiz, há relativamente pouco tempo, de
manteiga de amêndoa, por, frequentemente, lhes pedirem a mesma.
Não me tinha lembrado de colocar aqui a
receita, por ser relativamente simples e precisar apenas de um único
ingrediente – amêndoas ou amendoins ou avelãs ou qualquer outro fruto seco – consoante o que pretendam, e
muita paciência!
Aproveito
o mote para fazer nutella saudável (manteiga de avelã com cacau cru) que já
ando para fazer há imenso tempo, e assim, partilhar as várias etapas da receita
convosco.
O
processo é idêntico para todas as manteigas de oleaginosas - incluindo a manteiga de amêndoa, e é só substituírem
as avelãs pelo fruto seco que mais vos aprouver.
Conforme
disse acima, para a receita acima vão precisar apenas de 1 chávena de avelãs
(ou outra oleaginosa que preferiram) e doses industriais de paciência! O processo demora, mas não falha :)
![]() |
| A medida a usar |
Levem
as avelãs (ou as amêndoas ou os amendoins) a tostar ao forno durante uns 10-15 minutos a uma temperatura de 180.º –
tenham atenção que é só para tostar e não queimar - o calor ajuda a soltar mais facilmente o óleo das oleaginosas, para além de tornar
a manteiga mais saborosa, mas se quiserem podem optar por saltar esta parte, embora eu não aconselhe.
Retirem
as avelãs (ou as amêndoas ou os amendoins) do forno e deixem arrefecer um pouco, até lhes conseguirem retirar a
pele (no caso das amêndoas, uso sempre sem pele).
Depois
de retirarem a pele às avelãs coloquem-nas num processador de alimentos até
reduzirem a farinha – é aqui que começa a paciência a funcionar!
![]() |
| A redução a farinha |
Triturem (e triturem...) até as avelãs (ou as amêndoas ou os amendoins) começarem a libertar o seu próprio óleo – durante este processo
convém pararem, de vez em quando, para não esforçar o motor do processador de
alimentos e para fazer descer, com uma espátula, a manteiga que se vai acumulando
nas laterais – até se formar a manteiga, no ponto que desejam.
Quem quiser fazer só a manteiga,
termina aqui, sendo este o resultado:
Quem quiser, pode optar por
juntar sal ou especiarias, como a canela, para intensificar o sabor da
manteiga.
Neste caso, em concreto, eu optei por lhe juntar 1 colher de sopa de
cacau cru em pó + 1 colher de sopa de geleia de agave (podem substituir por mel) + 1/4 de chávena de leite e triturei
mais um pouco até incorporar tudo - se forem gulosos, podem colocar mais cacau cru, para ficar com um sabor mais intenso ;)
![]() |
| Nutella |
E assim, se faz nutella saudável, para
comer e abusar… com moderação, claro! eheheh :)
O que não coube no frasco, eu vi-me obrigada a comer!!! :) Podem imaginar o que vai ser o meu pequeno-almoço, certo?!?! :D




