Mostrar mensagens com a etiqueta nutella. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta nutella. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 1 de abril de 2014

A nutella e as manteigas de oleaginosas

Ontem foi-me sugerido pelo Jorge do blogue www.semaditivos.com que partilhasse convosco a receita que fiz, há relativamente pouco tempo, de manteiga de amêndoa, por, frequentemente, lhes pedirem a mesma.

Não me tinha lembrado de colocar aqui a receita, por ser relativamente simples e precisar apenas de um único ingrediente – amêndoas ou amendoins ou avelãs ou qualquer outro fruto seco – consoante o que pretendam, e muita paciência!

Aproveito o mote para fazer nutella saudável (manteiga de avelã com cacau cru) que já ando para fazer há imenso tempo, e assim, partilhar as várias etapas da receita convosco.

O processo é idêntico para todas as manteigas de oleaginosas - incluindo a manteiga de amêndoa, e é só substituírem as avelãs pelo fruto seco que mais vos aprouver.

Conforme disse acima, para a receita acima vão precisar apenas de 1 chávena de avelãs (ou outra oleaginosa que preferiram) e doses industriais de paciência! O processo demora, mas não falha :)


A medida a usar
Levem as avelãs (ou as amêndoas ou os amendoins) a tostar ao forno durante uns 10-15 minutos a uma temperatura de 180.º – tenham atenção que é só para tostar e não queimar - o calor ajuda a soltar mais facilmente o óleo das oleaginosas, para além de tornar a manteiga mais saborosa, mas se quiserem podem optar por saltar esta parte, embora eu não aconselhe.

Retirem as avelãs (ou as amêndoas ou os amendoins) do forno e deixem arrefecer um pouco, até lhes conseguirem retirar a pele (no caso das amêndoas, uso sempre sem pele).

Depois de retirarem a pele às avelãs coloquem-nas num processador de alimentos até reduzirem a farinha – é aqui que começa a paciência a funcionar!


A redução a farinha
Triturem (e triturem...) até as avelãs (ou as amêndoas ou os amendoins) começarem a libertar o seu próprio óleo – durante este processo convém pararem, de vez em quando, para não esforçar o motor do processador de alimentos e para fazer descer, com uma espátula, a manteiga que se vai acumulando nas laterais – até se formar a manteiga, no ponto que desejam.

Quem quiser fazer só a manteiga, termina aqui, sendo este o resultado:

Manteiga de avelã
Quem quiser, pode optar por juntar sal ou especiarias, como a canela, para intensificar o sabor da manteiga.

Neste caso, em concreto, eu optei por lhe juntar 1 colher de sopa de cacau cru em pó + 1 colher de sopa de geleia de agave (podem substituir por mel) + 1/4 de chávena de leite e triturei mais um pouco até incorporar tudo - se forem gulosos, podem colocar mais cacau cru, para ficar com um sabor mais intenso ;)


Nutella
E assim, se faz nutella saudável, para comer e abusar… com moderação, claro! eheheh :)

Acondicionada e pronta a consumir! :D
O que não coube no frasco, eu vi-me obrigada a comer!!! :) Podem imaginar o que vai ser o meu pequeno-almoço, certo?!?! :D