Mostrar mensagens com a etiqueta manteiga de oleaginosa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta manteiga de oleaginosa. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Crepes de polvilho doce

Antes de mais, o que é o polvilho?!

O polvilho é uma farinha (isenta de glúten), a qual é obtida da mandioca (é uma raiz e fonte de fibras) que, consoante o seu grau de acidez, pode ser classificada como doce ou azeda.

Eu uso sempre a versão doce - polvilho doce - nem nunca experimentei a outra, mas do que tenho lido é mais adequada para outras receitas, tais como o pão de queijo.

Compro no supermercado e está junto às restantes farinhas. 

Quanto à receita... bem, na realidade são várias. Consigo sempre fazer variações, consoante pretenda uma refeição mais doce ou salgada, por isso esta receita, com a guarnição correcta pode servir para uma refeição mais leve ou até para uma sobremesa ;)

No entanto, a base da receita é sempre a mesma: 1 ovo + 1 CS bem cheia de polvilho doce + 1/2 cc de fermento. 

Depois, a imaginação é o limite: Se quiser mais doce, junto à massa, uma colher de chá de canela ou de cacau cru em pó, se me apetecer mais salgada, coloco uma pitada de sal, pimenta ou orégãos.

Consoante o recheio que vou fazer, também gosto de enriquecer a massa, por vezes com 1/2 colher de sopa de chia ou igual quantidade de linhaça (para a versão doce e salgada, respectivamente).

Deixo-vos várias sugestões que já fiz, todas igualmente saborosas! Mas como é óbvio, a vossa preferência será ditada pelo vosso gosto pessoal :)

As versões doces:
Crepe de polvilho doce recheado com manteiga de amendoim, banana caramelizada e canela
Esta é uma versão doce, como tal, à receita base da massa, acrescentei uma colher de chá de canela. Depois foi só barrar com manteiga de amendoim, juntar banana caramelizada na frigideira anti-aderente e polvilhar com canela.
Crepe de polvilho doce recheado com manteiga de avelã e cacau, morangos e cacau cru em pó
Nesta versão, à receita base da massa, acrescentei uma colher de chá de cacau cru. Depois barrei com manteiga de avelã e cacau, juntei morangos fatiados e polvilhei com cacau cru em pó.


As versões salgadas:
Crepe de polvilho doce recheado com queijo fresco magro e fiambre de peru
Esta é uma versão salgada, como tal, à receita base da massa, acrescentei uma pitada de sal, pimenta de moinho e orégãos, bem como juntei 1/2 colher de sopa de chia. Coloquei 2 fatias de fiambre de peru e, entre elas, o queijo fresco magro fatiado.
Crepe de polvilho doce recheado com tomate e mozarela com orégãos
Nesta versão, à receita base da massa, acrescentei uma pitada de sal, orégãos e juntei 1/2 colher de sopa de linhaça moída. Coloquei 1/4 de tomate e igual quantidade da bola de mozarela, ambos fatiados, juntei mais orégãos e levei à tostadeira até derreter o queijo.

NOTAS: 

1) Uso sempre uma frigideira anti-aderente para fazer as panquecas, por isso não tenho necessidade de colocar gordura para as confeccionar - se tiverem de usar, coloquem uma pinga de óleo de coco ou de azeite e espalhem-na bem na frigideira, usando papel absorvente de cozinha;

2) Todas as manteigas de oleaginosas  usadas nas minhas receitas são caseiras, pelo que não têm quaisquer aditivos;

3) Tenham atenção às proporções usadas nos recheios... há ingredientes que, pese embora os seus benefícios, são calóricos e, como tal, se consumidos em excesso, não há benefícios que os valham, por isso, não vale colocar o frasco todo da manteiga de amendoim, nem uma bola inteira de mozarela nos crepes :) 

Espero que gostem destas sugestões! :)

terça-feira, 1 de abril de 2014

A nutella e as manteigas de oleaginosas

Ontem foi-me sugerido pelo Jorge do blogue www.semaditivos.com que partilhasse convosco a receita que fiz, há relativamente pouco tempo, de manteiga de amêndoa, por, frequentemente, lhes pedirem a mesma.

Não me tinha lembrado de colocar aqui a receita, por ser relativamente simples e precisar apenas de um único ingrediente – amêndoas ou amendoins ou avelãs ou qualquer outro fruto seco – consoante o que pretendam, e muita paciência!

Aproveito o mote para fazer nutella saudável (manteiga de avelã com cacau cru) que já ando para fazer há imenso tempo, e assim, partilhar as várias etapas da receita convosco.

O processo é idêntico para todas as manteigas de oleaginosas - incluindo a manteiga de amêndoa, e é só substituírem as avelãs pelo fruto seco que mais vos aprouver.

Conforme disse acima, para a receita acima vão precisar apenas de 1 chávena de avelãs (ou outra oleaginosa que preferiram) e doses industriais de paciência! O processo demora, mas não falha :)


A medida a usar
Levem as avelãs (ou as amêndoas ou os amendoins) a tostar ao forno durante uns 10-15 minutos a uma temperatura de 180.º – tenham atenção que é só para tostar e não queimar - o calor ajuda a soltar mais facilmente o óleo das oleaginosas, para além de tornar a manteiga mais saborosa, mas se quiserem podem optar por saltar esta parte, embora eu não aconselhe.

Retirem as avelãs (ou as amêndoas ou os amendoins) do forno e deixem arrefecer um pouco, até lhes conseguirem retirar a pele (no caso das amêndoas, uso sempre sem pele).

Depois de retirarem a pele às avelãs coloquem-nas num processador de alimentos até reduzirem a farinha – é aqui que começa a paciência a funcionar!


A redução a farinha
Triturem (e triturem...) até as avelãs (ou as amêndoas ou os amendoins) começarem a libertar o seu próprio óleo – durante este processo convém pararem, de vez em quando, para não esforçar o motor do processador de alimentos e para fazer descer, com uma espátula, a manteiga que se vai acumulando nas laterais – até se formar a manteiga, no ponto que desejam.

Quem quiser fazer só a manteiga, termina aqui, sendo este o resultado:

Manteiga de avelã
Quem quiser, pode optar por juntar sal ou especiarias, como a canela, para intensificar o sabor da manteiga.

Neste caso, em concreto, eu optei por lhe juntar 1 colher de sopa de cacau cru em pó + 1 colher de sopa de geleia de agave (podem substituir por mel) + 1/4 de chávena de leite e triturei mais um pouco até incorporar tudo - se forem gulosos, podem colocar mais cacau cru, para ficar com um sabor mais intenso ;)


Nutella
E assim, se faz nutella saudável, para comer e abusar… com moderação, claro! eheheh :)

Acondicionada e pronta a consumir! :D
O que não coube no frasco, eu vi-me obrigada a comer!!! :) Podem imaginar o que vai ser o meu pequeno-almoço, certo?!?! :D