Mostrar mensagens com a etiqueta leite de amêndoa. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta leite de amêndoa. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Chia Overnight Oats

Com a chegada do calor, começa o meu martírio... substituir as papas de aveia que tanto adoro e que como SEMPRE antes de treinar. Sei que há outras alternativas, mas é o que me deixa satisfeita e me dá energia suficiente.

Apesar de também fazer as papas para o pequeno-almoço, o meu problema é mesmo antes dos treinos, porque de manhã tenho sempre uma alternativa à altura :)

Podia fazer um batido com os mesmos ingredientes, mas no trabalho não dá muito jeito. Só consigo quando ainda passo por casa, antes de ir para o ginásio.

Também tenho as Overnigth Oats, mas sinceramente, nem sempre tenho paciência para as fazer, porque acabo por ter que perder mais um pouco de tempo para montar as camadas - mas também as faço!

Resumindo, as papas de aveia são práticas e isso ainda as torna-se mais atraentes! Pelo menos, da forma como eu as faço. Atiro os ingredientes todos para um frasco e reservo no frigorífico. Depois é só levar ao microondas e estão prontas a consumir :) Mais fácil que isto não há!

Quer dizer, agora há! :) Esta cabecinha nunca pára... e achei que se aumentasse a quantia de chia que coloco na receita e reduzisse a quantidade de leite vegetal, usando os restantes ingredientes, iria obter um efeito semelhante ao Pudim de chia, mas com aveia!!!

Melhor pensei, assim fiz :p 

Ora, atentem lá na dificuldade da receita, para a qual vão precisar de: 2 CS de sementes de chia, ¼ de chávena de aveia (20g), 1 cc de cacau cru, 2/3 chávena de leite de amêndoa (ou outro, que prefiram), 1 CS de proteína de soro de leite de chocolate (opcional, mas confere mais proteína e sabor), um punhado de morangos congelados (ou outra fruta) + sementes a gosto (usei cânhamo).

De véspera, levar todos os ingredientes, excepto as sementes para polvilhar, a um processador de alimentos e triturar até a fruta desfazer um pouco - não é para triturar tudo!

Colocar num frasco e reservar no frigorífico.

No dia seguinte, colocar numa taça, polvilhar com as sementes preferidas e estão prontas a comer... ou nem colocar nada e, simplesmente, comer :)
Chia Overnight Oats de morango e cacau cru
Mais prático, não há! E garante o aporte de nutrientes, sabor e energia que necessito para treinar! :) Agora sim... adeus papas de aveia... até ao próximo inverno!!! eheheh

Como sempre, a imaginação é o limite. Podem aumentar a quantidade de aveia, se necessário (tendo apenas que ajustar o leite a essa medida), mudar a fruta, usar canela, em vez de cacau, uma proteína de sabor diferente,, adoçar com mel ou agave, juntar frutos secos.... enfim, o vosso gosto é que ditará o resultado final!

Espero que gostem de mais esta sugestão bem fresquinha para estes dias!

domingo, 6 de abril de 2014

Leite de amêndoa

Conforme dá para ir percebendo pelo meu blogue, cada vez mais opto por fazer em casa, produtos que, normalmente, compraria já feitos. Embora nunca vos tivesse mostrado, o leite vegetal é um deles! 

Já fiz várias versões (aveia, arroz e amêndoa), mas a que mais gosto é a do leite de amêndoa :) 

Não fica barato (se bem que o leite vegetal de compra, também não é, propriamente, barato), porque é sabido que os frutos secos são caros, mas sei que é o mais natural possível, com o sabor que gosto e sem açucares adicionados.

Ontem enquanto o pão de banana cozia, aproveitei para fazer o leite e registar todos os passos, para vos mostrar o quão simples é.

À semelhança da manteiga de oleaginosas que vos mostrei aqui, também o leite é bastante fácil de fazer e as medidas sempre iguais, é só substituírem as amêndoas pelo ingrediente que mais vos agradar (se bem que a aveia tem tendência a engrossar mais um pouco!).

Para a receita vão precisar apenas de: 1 chávena de amêndoas peladas + 4 chávenas de água + especiarias a gosto.

De véspera, deixem as amêndoas de molho em água, até tapar - cerca de 08 horas.

No dia seguinte, descartem essa água e coloquem num processador de alimentos, as amêndoas, a água fresca indicada e as especiarias e triturem até estar tudo devidamente incorporado (para quem usa bimby - 45s, vel. 9).

O aspecto que tem depois de triturado
De seguida, coloquem um passador ou um pano fino num jarro e coem o leite acabado de fazer. Vão ter de mexer e de comprimir com uma colher, de vez em quando, a pasta de amêndoa que se vai acumulando no passador, por forma a retirarem a mesma e permitir que o leite passe pelo passador.

Pronta a coar o leite
Depois de coarem o leite todo, reservem a pasta de amêndoa que sobrou. Podem usá-la para enriquecer outras receitas, bem como usá-la nas papas de aveia ou misturar nos iogurtes ou podem dar-lhe a utilização que eu vou dar... trufas! :) 

A pasta de amêndoas que sobra
De seguida, coem, novamente, o leite, desta feita para a garrafa que vão utilizar e repitam o procedimento anterior.

Pronta a coar, de novo
E voilá, temos leite de amêndoa caseiro :) 


Podem juntar-lhe algumas especiarias, tais como canela ou raspas de vagem de baunilha, para intensificar o sabor do leite, mas não incorpora tão bem, por isso não se assustem ;)

O leite aguenta cerca de 4 dias no frigorífico! Espero que gostem :)