Andava com a ideia de fazer um rolo de carne que tinha visto na página da Road to 63, há imenso tempo.
No sábado, decidi-me a fazê-lo, mas não encontrei a receita na página em lado nenhum (ser cegueta faz destas coisas :p).
No entanto, não era isso que ia ser impedimento! Fui ao talho e comprei peito de frango para o efeito, o resto surgiu do que tinha na dispensa, frigorífico e imaginação :)
Para o rolo de carne vão precisar de: 1 Kg de peito de frango + 1 cebola grande + 5 dentes de alho + 1 cenoura + 2 ovos M ou 1 ovo XL + 1 CS de linhaça moída (bem cheia) + 1 lata de cogumelos grande (ou 350g de cogumelos frescos) + 1 mão bem cheia de salsa picada + sal, alho em pó, pimenta de moinho e noz-moscada, a gosto.
Picar a carne e reservar.
Picar, finamente, a cebola, os dentes de alho e a cenoura e, grosseiramente, os cogumelos.
Juntar todos os ingredientes, temperar e envolver até obter uma mistura homogénea.
Fazer um rolo com a mistura, colocar num pirex anti-aderente regado com um fio de azeite, vinho branco e pimentão doce e levar ao forno a 180º durante +/- 40m (até verem que está tostadinho).
Em alternativa, podem colocar o rolo num pirex forrado com papel vegetal, sem adição de gordura :)
![]() |
| Acompanhei com salada de rúcula, pepino, tomate e pimento vermelho |
Rendeu-me 6 hambúrgueres que congelei, com cerca de 200g cada.
E dei ao mesmo preparado uma forma diferente ;)
NOTAS:
1) Para conseguirem moldar o rolo mais facilmente, deixo-vos uma técnica que nunca falha.... coloquem a mistura em película aderente, própria para ir ao forno, embrulhando-a como se fosse um rebuçado, dando um nó nas laterais, de forma a que fique bem preso (para a próxima tiro uma foto para verem como faço).
2) De seguida, é só levar o rolo ao forno embrulhado na película, até estar sólido o suficiente para a poderem retirar e cozinhar conforme pretendem!
Espero que gostem!
NOTAS:
1) Para conseguirem moldar o rolo mais facilmente, deixo-vos uma técnica que nunca falha.... coloquem a mistura em película aderente, própria para ir ao forno, embrulhando-a como se fosse um rebuçado, dando um nó nas laterais, de forma a que fique bem preso (para a próxima tiro uma foto para verem como faço).
2) De seguida, é só levar o rolo ao forno embrulhado na película, até estar sólido o suficiente para a poderem retirar e cozinhar conforme pretendem!
Espero que gostem!

