Mostrar mensagens com a etiqueta chia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta chia. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Chia Overnight Oats

Com a chegada do calor, começa o meu martírio... substituir as papas de aveia que tanto adoro e que como SEMPRE antes de treinar. Sei que há outras alternativas, mas é o que me deixa satisfeita e me dá energia suficiente.

Apesar de também fazer as papas para o pequeno-almoço, o meu problema é mesmo antes dos treinos, porque de manhã tenho sempre uma alternativa à altura :)

Podia fazer um batido com os mesmos ingredientes, mas no trabalho não dá muito jeito. Só consigo quando ainda passo por casa, antes de ir para o ginásio.

Também tenho as Overnigth Oats, mas sinceramente, nem sempre tenho paciência para as fazer, porque acabo por ter que perder mais um pouco de tempo para montar as camadas - mas também as faço!

Resumindo, as papas de aveia são práticas e isso ainda as torna-se mais atraentes! Pelo menos, da forma como eu as faço. Atiro os ingredientes todos para um frasco e reservo no frigorífico. Depois é só levar ao microondas e estão prontas a consumir :) Mais fácil que isto não há!

Quer dizer, agora há! :) Esta cabecinha nunca pára... e achei que se aumentasse a quantia de chia que coloco na receita e reduzisse a quantidade de leite vegetal, usando os restantes ingredientes, iria obter um efeito semelhante ao Pudim de chia, mas com aveia!!!

Melhor pensei, assim fiz :p 

Ora, atentem lá na dificuldade da receita, para a qual vão precisar de: 2 CS de sementes de chia, ¼ de chávena de aveia (20g), 1 cc de cacau cru, 2/3 chávena de leite de amêndoa (ou outro, que prefiram), 1 CS de proteína de soro de leite de chocolate (opcional, mas confere mais proteína e sabor), um punhado de morangos congelados (ou outra fruta) + sementes a gosto (usei cânhamo).

De véspera, levar todos os ingredientes, excepto as sementes para polvilhar, a um processador de alimentos e triturar até a fruta desfazer um pouco - não é para triturar tudo!

Colocar num frasco e reservar no frigorífico.

No dia seguinte, colocar numa taça, polvilhar com as sementes preferidas e estão prontas a comer... ou nem colocar nada e, simplesmente, comer :)
Chia Overnight Oats de morango e cacau cru
Mais prático, não há! E garante o aporte de nutrientes, sabor e energia que necessito para treinar! :) Agora sim... adeus papas de aveia... até ao próximo inverno!!! eheheh

Como sempre, a imaginação é o limite. Podem aumentar a quantidade de aveia, se necessário (tendo apenas que ajustar o leite a essa medida), mudar a fruta, usar canela, em vez de cacau, uma proteína de sabor diferente,, adoçar com mel ou agave, juntar frutos secos.... enfim, o vosso gosto é que ditará o resultado final!

Espero que gostem de mais esta sugestão bem fresquinha para estes dias!

domingo, 30 de março de 2014

Pudim de chia e cacau cru

Já andava curiosa para experimentar o pudim de chia há imenso tempo.

Vi muitas receitas na internet, mas achei que a quantidade de ingredientes, nalguns casos, era muito grande e não correspondia bem àquilo que queria. Acabei por simplificar e fazer da forma como achei que ficaria bem e ao meu gosto.

Se acharem que precisa de mais doce, sintam-se à vontade de usar mais ;) Como fiz para o pequeno-almoço e ia misturar fruta, achei que era a quantidade ideal!

Para a receita vão precisar apenas de: 1 chávena de leite vegetal (podem usar outro) + 3 CS de chia + 1 CS de cacau cru (mal cheia) + 1 cc de mel ou geleia de agave - serve 1.

De véspera, coloquem todos os ingredientes num frasco e agitem bem, até estar tudo incorporado e reservem no frigorífico.

Na hora seguinte, mexam bem os ingredientes no frasco - por 2 ou 3 vezes - para a chia hidratar convenientemente e não ficar colada :)

De manhã, coloquem num taça, juntem fruta fresca e coco ralado por cima e deliciem-se :)


Um pequeno-almoço a repetir muitas vezes!!!

sexta-feira, 21 de março de 2014

De manhã é que começa o dia #6

Hoje o dia amanheceu mais cinzento e deu-me vontade de comer papa de aveia.

Por norma, deixo sempre de véspera o frasco preparado, assim no dia é só levar ao microondas. Valeu-me ter no frigorífico a que tinha feito ontem para comer hoje ao lanche, antes de ir treinar :)

Depois de ter colocado no facebook a foto do pequeno-almoço e de me terem pedido a receita, apercebi-me duma falha muito grande... não ter aqui a receita das papas de aveia que faço.

Apesar de não serem diferentes das papas de aveia que a maioria das pessoas faz, são as minhas... com a textura e o sabor que eu aprecio :)

Para a receita vão precisar apenas de: 25g de flocos de aveia + o dobro do leite ou de água - em volume + 1/2 scoop de proteína de chocolate (opcional) + 1 colher de sopa de sementes de chia + 1 colher de chá de cacau cru ou de canela + 1 clara de ovo.

De véspera, coloco num frasco todos os ingredientes, excepto a clara de ovo, misturo bem o frasco para envolver tudo e reservo no frigorífico.

De manhã, volto a agitar o frasco, coloco numa taça e levo ao microondas, cerca de 2m30 (depende da potência). Durante este tempo vou abrindo e mexendo as papas, sempre que vejo que elas querem subir. Findo este tempo, coloco a clara de ovo e levo mais 1m ao microondas, repetindo o procedimento de mexer. Se achar que a textura ainda não está ao meu gosto, junto mais um pouco de leite e envolvo bem.

Deixo arrefecer e junto fruta fresca, a gosto!

Papa de aveia com chia, cacau cru e morangos
Esta é a minha comida de conforto! :)

quinta-feira, 6 de março de 2014

Como o trigo-sarraceno se transformou numas overnights :)

A semana passada comprei bulgur e trigo-sarraceno. O bulgur experimentei no fim-de-semana e fiquei fã, mas faltava-me experimentar o trigo-sarraceno.

Andei a pesquisar na internet as utilizações que lhe podia dar e quando vi que era usado para fazer papas, nem pensei duas vezes :)

Por norma, quando sei que vou comer papas dois dias seguidos, deixo logo os frascos preparados no frigorífico (são os únicos frascos que tenho eheh) prontos a ir ao microondas e comer - é só juntar fruta fresca e já está!

Melhor pensei, assim fiz, na 3.ª-feira à noite deixei a papa de aveia para comer ontem e a papa de trigo-sarraceno para comer hoje, no frigorífico, prontinhas.

Entretanto, ontem lembrei-me que tinha análises para fazer hoje e que não podia comer em casa... e convenhamos papas frias... belhec! A não ser que virassem umas overnights oats "falsificadas".

E não é que ficaram boas?!? :) A nível de sabor não notei grande diferença, mas o que gostei, particularmente, foi dos grãos estarem estaladiços.

A receita é igual à das overnights oats, só que se substitui a aveia por trigo-sarraceno (se preferirem, mantenham-se fieis à aveia, que não ficam a perder).

Para a receita vão precisar apenas de: 2/3 cs de trigo-sarraceno (ou de aveia) + 1 cc de cacau cru + 1 cc de canela + o dobro da medida do trigo em leite ou água +4 cs de iogurte grego ligeiro + 1 cs de chia + morangos ou outra fruta que prefiram (aconselho uma fruta mais doce, para intensificar os sabores).

De véspera, colocam o trigo, o cacau, a canela e o leite (ou água) numa caixa, e noutra, juntam o iogurte com a chia e reservam no frigorífico durante, cerca de 2 horas, para que hidratem.

Depois é só fazer camadas num frasco, alternando entre trigo (ou aveia), iogurte e fruta e voltam a repetir. Fecham o frasco e reservam, novamente, no frigorífico. No dia seguinte, é só comer :)



Do que percebi na blogosfera a impulsionadora destas overnights é a OuiOui Saudável e podem ver aqui, tudo explicadinho sobre elas :)