Depois da busca por pães sem glúten, percebi que o caminho para os bolos, era idêntico :)
Ontem de manhã, fiz leite de avelã - encontram a receita aqui, é só substituir as amêndoas por avelãs - e lembrei-me de aproveitar a polpa que sobrou para o brownie que ia fazer para um jantar de amigos.
Levei-a ao forno a 180.º até secar e fiz farinha de avelã, a qual aproveitei para esta receita.
Assim, para a receita vão precisar apenas de: 1 chávena de farinha de avelã (ou de amêndoa reduzida a farinha) + 1 pitada de sal + 1/2 cc de bicarbonato de sódio ou fermento + 125g de chocolate com + de 70% de cacau (usei com 81% de cacau) + 1/4 chávena de mel + 1 abacate + 3 ovos XL + 2 CS de óleo de coco - Serve 8 médios.
Forrar uma forma quadrada de 20x20cm com papel vegetal.
Pré-aquecer o forno a 180.º.
Misturar os ingredientes secos. Picar o chocolate num processador de alimentos. Adicionar o chocolate picado aos ingredientes secos. Juntar o agave, o abacate esmagado, os ovos e o óleo de coco até estar uma mistura homogénea. (No meu caso, foi tudo à bimby ate estar numa mistura homogénea).
Colocar o preparado na forma e levar ao forno cerca de 18-20m
Deixar arrefecer, cortar e servir.
Tentar não comer todo de seguida!!! :D
NOTAS:
1) A minha chávena de medida, em todas as receitas, é sempre de 240ml (podem ver qual é, na receita da nutella aqui);
2) Podem tentar usar outros frutos secos reduzidos a farinha, em substituição destes que indico, mas não sei qual será o resultado final. Na minha opinião, a avelã e a amêndoa têm um sabor pouco intenso, pelo que não interferem com o que se pretende destacar na receita - o chocolate;
3) Para mim, há um equilíbrio perfeito entre o amargo do chocolate e o doce do agave, mas pode não ser ao vosso gosto. Aconselho a que, antes de colocarem a mistura na forma e levar ao forno, a provem, para ver se necessita de ser mais adoçada;
3) E por fim, podem substituir a geleia de agave, por mel ou geleia de arroz, ou até mesmo por tâmaras, previamente demolhadas, mas o resultado final será sempre ligeiramente diferente deste.
Espero que gostem, tanto quanto eu gostei! :)
