Depois de terminar o whole30, voltei à comidinha que me fazia sentir bem :)
O mais natural possível, sem alimentos processados (o queijo não conta! :p) e sem açúcares refinados.
Apesar de comer muita fruta, tenho feito uma alimentação mais low carb. O meu organismo reage bastante melhor. Controlo muito mais o apetite e sinto-me muito melhor. Tenho mais energia e uma disposição, completamente, diferente.
Entretanto, lembrei-me de fazer o pão de linhaça que, antigamente, fazia, cuja receita podem ver aqui. Como não tinha coco ralado em casa, mas sim farinha de coco, tratei de adaptar a receita. A farinha absorve muito mais líquidos do que o coco ralado, por isso era necessário fazer alterações.
Só o facto de ter trocado o coco por farinha, fez toda a diferença. O pão ficou mais denso, cresceu um pouco mais e o sabor não ficou tão forte, como o que fazia.
Pessoalmente, não sei de qual gosto mais!
Como é um pão sem glúten e como tal não tem a elasticidade a que, provavelmente estarão habituados, aconselho a que o cortem ainda morno, de forma a que não parta.
Ora, segue-se a receita, que não tem muito que saber :)
Ingredientes:
- 1 chávena de farinha de coco (cerca de 140g);
- 1 chávena de farinha de linhaça (cerca de 110g);
- 1/4 de chávena de azeite extra-virgem;
- 6 ovos;
- 3 chávenas cheias de água;
- 1 colher de chá de bicabornato de sódio;
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra;
- óregãos, a gosto.
- sal, qb.
Serve 10 fatias.
Preparação:
Colocar os ingredientes numa taça e bater com uma batedeira até estar uma massa alta, branca e fofinha (eu usei a bimby, na vel.4, até obter esse efeito.)
Colocar a massa numa forma de bolo inglês de silicone e levar ao forno a 180.º, previamente aquecido, durante cerca de 1 hora, para cozer bem. Fazer o teste do palito, para garantir que está cozido.
Deixar arrefecer dentro do forno e ainda morno fatiar.
![]() |
Acabado de fazer |
Hoje como tinha de fazer a prova oficial, o pequeno-almoço foi assim <3 de ir ao céu!!! :)
![]() |
Tosta de abacate com salmão fumado e ovo escalfado |
Eu gostei bastante do sabor, embora seja, totalmente, diferente do pão típico que se costuma comer., por isso, provavelmente, vão estranhar o sabor!
De qualquer forma, é um pão cheio de nutrientes e de fibra e como tal, sacia bastante.
NOTA: Editei a publicação, porque me esqueci de um ingrediente fundamental... sal!!! Depois de ter provado o pão, sem o salmão fumado, percebi que estava insonso, pelo que é necessário adicionar sal na sua confecção.
NOTA: Editei a publicação, porque me esqueci de um ingrediente fundamental... sal!!! Depois de ter provado o pão, sem o salmão fumado, percebi que estava insonso, pelo que é necessário adicionar sal na sua confecção.
Espero que gostem!
Sem comentários:
Enviar um comentário