sábado, 26 de novembro de 2016

Panquecas de aveia, alfarroba e linhaça

Hoje de manhã acordei com vontade de fazer umas panquecas diferentes... e como tinha tempo (e não estava esganada de fome!!!), aproveitei para improvisar uma receita nova.

Comecei a fazer a inspeção aos armários da cozinha e à dispensa para ver o que tinha em casa e dei com a farinha de alfarroba perdida.

Alfarroba e frutos vermelhos e tinha a combinação perfeita <3

Como a alfarroba tem a tendência a secar um pouco a massa, achei por bem contrabalancear e adicionar farinha de linhaça que, apesar de absorver muito os líquidos, torna as panquecas bastante fofinhas.

A seguir foi só "colocar as mãos na massa" ehehe

Ingredientes:
  • 35g de farinha de aveia de brownie (ou outra, uso esta);
  • 30g de farinha de alfarroba;
  • 15g de farinha de linhaça;
  • 5g de whey de chocolate (opcional);
  • 200ml de claras pasteurizadas;
  • frutos vermelhos, a gosto.
Preparação:

Colocar os ingredientes num processador de alimentos (excepto os frutos vermelhos) e pulsar até estar uma mistura homogénea. Deixar repousar durante cerca de 15m.

Envolver bem a massa, novamente, e numa frigideira anti-aderente ou de cerâmica, colocar óleo de coco e deixar aquecer bem. 

Deitar colheradas da massa na frigideira e deixar cozinhar, no lume mínimo. Quando a parte de cima da panqueca estiver a fazer bolhas e em baixo se começar a soltar, está na altura de a virar e deixar cozinhar do outro lado, até estar ao vosso gosto.

Repetir, até terminar a massa.

Dispor as panquecas num prato de servir, barrar com creme de marshmallows ou quark, adcionar os frutos vermelhos e comer de olhinhos fechados :D


Espero que gostem!!!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. E espera pela receita do bolo de alfarroba e coco <3 muito, muito bom!! :)

      Eliminar
  2. Bela invenção, as panquecas acabaram por ficar mesmo com bom aspeto :D

    ResponderEliminar