segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Panquecas e bolos matinais diversos

Nos últimos tempos tenho bombardeado o Instagram e o Facebook com as minhas publicações das panquecas e dos bolos que faço para o pequeno-almoço!

Achei que era altura de colocar aqui as receitas que tanto me pedem, de forma a organizar as mesmas. 

O que é certo é que a forma de as confeccionar é sempre a mesma. Vão variando as quantidades, consoante a fase em que me encontro na altura e os toppings que utilizo. 

Gosto de variedade e ainda que a receita base seja a mesma, é possível fazer mil e uma combinações diferentes :)

Quando estava em cut, habituei-me a fazer as panquecas com claras em castelo. Para além de as tornar muito mais fofas, rendia muito mais em termos de volume de comida. 

E quando estamos em fase de restrição calórica, há que saber fazer substituições, por forma a comermos mais, usando os mesmos macronutrientes. 

Mesmo em bulk, tenho mantido a forma de as fazer, especialmente porque ficam mesmo fofinhas e saborosas! 

A base é sempre a mesma. Farinha de aveia de sabor e claras pasteurizadas em castelo. Nada mais.

É só bater as claras em castelo bem firmes, com umas gotas de sumo de limão e envolver, delicadamente a farinha de aveia nas claras.

Esta parte (delicadamente!!) faz toda a diferença. Se não o fizerem à mão, com o recurso a um salazar, as claras vão deslaçar e não vai ficar a mesma coisa!

Deixo algumas fotos com as quantidades e toppings que usei, até agora, mas não se prendam a estas sugestões, usem a vossa imaginação :)

Depois do preparado feito, é só colocarem numa forma de silicone e levarem ao forno, durante cerca de 15m a 30m, na parte debaixo do forno, para não tostar em demasia, consoante as quantidades que utilizem.

A de hoje. Usei 60g de farinha de aveia de brownie e 250ml de claras pasteurizadas. Requer cerca de 30m no forno. O topping é puré de frutos vermelhos com chia e lascas de coco 
Usei 40g de farinha de aveia de wafle e chocolate branco e 200ml de claras pasteurizadas. Requer cerca de 15m no forno. O topping é creme de marshmallows, papaia e amêndoa ralada
Usei 60g de farinha de aveia de ferrero rocher e 200ml de claras pasteurizadas. Requer cerca de 15m no forno. O topping é creme de marshmallow, banana, chocolate preto, canela e gengibre
Usei 40g de farinha de aveia de ferreno rocher e 200ml de claras pasteurizadas. Requer cerca de 15m no forno. O topping é creme de chocolate, frutos vermelhos congelados e avelãs
As quantidades são iguais à anterior, mas com creme de marshmallow, figos e cajus

Também igual à anterior, mas juntei ao preparado base, frutos vermelhos e chocolate preto partido
Este levou 60g de farinha de aveia e 200ml de claras em castelo. Ao preparado juntei maçã assada com canela e frutos secos. Usei uma forma de bolo inglês
Como vêem, uma receita tão simples, pode ter tantas, mas tantas combinações e formas diferentes de a confeccionar. Tudo depende do nosso gosto, do que nos apetece na altura. É só dar asas à imaginação!

Notas:

1) As quantidades usadas nas minhas receitas, são todas ajustadas às minhas necessidades calóricas. Podem e devem adaptar às vossas, basta manter as proporções ;)

5 comentários:

  1. És a mestre dos bolos de aveia e claras, é que nem sequer há concorrentes que se comparem! Esses ficaram todos muito fofos, não tenho andado a ligar o forno mas em breve farei um, não me escapa :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, gostaria de saber onde compra a farinha de aveia com diferentes sabores (p.ex. ferro roche) e o creme de marshmallow? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Patricia. A farinha de aveia é da EU Nutrition. Podes encomendar em https://eunutrition.com/. Se usares o meu código "eusaudavel10", tens 10% de desconto.

      O topping de creme de marshmallow é da walden farms. Compro online onde houver (como por exemplo, na nutrietienda).

      Eliminar