quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Um ano de blogue, quase um mês de whole30 e uma mudança de vida!

Parece incrível, mas faz hoje um ano que a Saudável como um pêro nasceu, um blogue onde tenho o privilégio de registar e partilhar a minha mudança de vida, desde que me decidi a adoptar um estilo de vida saudável, com especial incidência nas receitas criadas, adaptadas ou inspiradas noutras pessoas e páginas :)

Um blogue que conta com 335 878 visualizações e 12 862 seguidores na página do facebook (oh meu deus, onde é que eu tenho andado que estamos quase nos 13 000 e eu ainda não tinha dado conta!!).

Este ano passou, literalmente, a correr. 

Fazendo uma retrospecção é notório que, aprendi tanto (e continuo a aprender), evolui imenso, conheci pessoas maravilhosas e tive oportunidade de fazer algo nunca antes por mim feito.

À data de início deste cantinho, só fazia treino funcional, depois passei para a musculação e, desde Novembro que me mudei de armas e bagagens (e de <3) para o crossfit.

Comecei com uma alimentação com glúten, com especial incidência nos hidratos complexos, posteriormente, retirei o glúten da alimentação, procurando boas fontes de hidratos complexos sem esta proteína e, desde o início do ano, sensivelmente, que retirei todos os cereais e leguminosas e, no último mês,  a propósito do whole30 (que se pode tornar um whole for life com umas facadas pelo meio!) eliminei ainda os lacticínios. 

Um ano depois, posso afirmar que, encontrei o que me faz sentir bem comigo própria, feliz e completa, quer na alimentação, quer no treino :) Tendo em conta que há pessoas que demoram uma vida para o encontrar, creio que até fui rápida! <3

Ainda que tenha ingerido bacon do demo, o que me fez reiniciar a contagem do whole30 e acrescentar mais 30 dias, a título de penitência eheheh, o que é certo é que já passou quase um mês e importa registar as alterações que  tenho sentido com este programa.

1) A primeira e mais notória foi a ausência de picos de insulina, como tinha constantemente, face à quantidade de hidratos que estava a ingerir para ver se aumentava a massa magra, o que se traduziu em menos fome depois das refeições - já tinha contado aqui que, assim que acabava de comer fica esganada de fome :/ 

2) Faço uma melhor gestão do apetite (e da saciedade) se começar o dia com uma refeição cheia de proteína e de gordura (aliás, isto é essencial em todas as refeições), em conjunto com os vegetais;

3) A fruta mais doce, faz-me disparar a insulina e dá-me fome mais cedo do que é usual, por isso tenho evitado comer fruta muito doce;

4) A inclusão de boas fontes de gorduras, não nos fazem mal algum, como nos ensinaram durante anos e anos, sendo benéfica em todos os aspectos, a sua inclusão - com especial incidência na regulação hormonal e no apetite;

5) Estou a descobrir o verdadeiro sabor dos alimentos. Quando fiz a manteiga de coco achei tão enjoativa (de doce) que até tenho evitado comer;

6) Os meus treinos começaram a render muito mais;

7) Ando sempre cheia de energia durante o dia;

8) E à noite durmo que nem um anjinho;

9) Deixei de ter a birra da fome. Quando não podia ou não conseguia comer à hora que era suposto, era um verdadeiro stress. Agora como quando realmente tenho fome :) Isto é uma verdadeira sensação de liberdade! Deixei de ser refém da comida :D

10) Apesar de não me poder pesar, nem registar qualquer evolução, em 26 dias com bacon do demo pelo meio, noto diferenças no meu corpo ;) Quer na composição corporal, quer na pele!

11) E a melhor de todas e que me motivou a começar isto... as minhas alergias não têm dado sinal de vida!!! yeahhhh :D

Olhando para trás, foi um ano do caneco!!! :) Que os próximos sejam tão bons ou melhores que este. 

Obrigada por estarem desse lado e por contribuírem todos os dias com a vossa presença, comentários, sugestões, críticas e apoio na minha vida. Sim, porque isto também é a minha vida! Obrigada de <3!!! 

8 comentários:

  1. Parabéns minha querida, ainda bem que está tudo a correr bem ;)
    A experimentar é que sabemos o que melhor funciona para nós ;)
    E que venham mais anos de sucesso ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Parabéns minha querida amiga! Fico muito feliz por ti!
    Eu ainda não fiz um ano de blog e sempre achei que o teu já existisse há anos! Fiquei mesmo surpreendida!
    Relativamente aos benefícios do whole30, identifico-me com tudo: também já não sou refém da comida, não tenho birra da fome, sinto-me saudável cheia de energia e durmo como um bebé!
    Fico muito contente por a blogosfera ter feito com que cruzassemos os nossos caminhos, foste preponderante na minha decisão de iniciar o whole30, não sei se o teria feito sem os teus esclarecimentos e disponibilidade :)
    Muitos parabéns e beijinhos, sei que seremos companheiras nesta caminhada do whole4life! :D

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo blog :) sou seguidora quase desde o início ;) e gostaria de dar uma sugestão... que tal um canal no youtube com as tuas receitas ;) como exemplo fica o canal da Joana bbl https://www.youtube.com/channel/UCse12nOi3yztSyGs8EAS0tg

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Carla!!
    Muito obrigada por teres também contribuído para a minha mudança (também estou quase a festejar...)
    Aqueles Muffins de Alfarroba e Linhaça foram uma descoberta e pêras! eheheh

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro o blog e o que escreves! E adoro o que comes! :D Beijo grande!!!

    ResponderEliminar
  6. Adoro o blog e o que escreves! E adoro o que comes! :D Beijo grande!!!

    ResponderEliminar
  7. Haha estás famosa :D Parabéns por tudo :D
    É verdade, estás num estado de equilíbrio completo com alimentação e treinos :P Que giro!
    Eu acho que a coisa que mais noto a comer "comida" ao pequeno-almoço é estar menos "cheia" na altura e depois mesmo passado algumas horas não ter fome :)
    Engraçado que tenha efeito nos treinos e no sono!
    Haha que giro... gostei muito de ler tudo isto, mas principalmente de acompanhar o blog e a página :D Parabéns de novo :)

    ResponderEliminar