sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Arroz de couve-flor de açafrão e coentros

Ingredientes:
  • 5 raminhos de couve-flor;
  • 1 cebola pequena;
  • 2 dentes de alho;
  • Pimento vermelho (opcional, mas recomendável);
  • 1/4 de um molho de coentros;
  • Ghee (manteiga clarificada) ou azeite;
  • Sal, pimenta 5 bagas e açafrão q.b.
Preparação:

Picar a cebola, os alhos e os coentros num processador de alimentos.

No mesmo processador, picar a couve-flor crua até estar semelhante a arroz.

Fatiar o pimento vermelho.

Colocar numa frigideira grande ou no wok todos os ingredientes com ghee, temperar (usem e abusem do açafrão, face às suas propriedades anti-inflamatórias!) e deixar cozinhar. Mexer, ocasionalmente, para não agarrar.

Servir! :)

Esta receita serve como acompanhamento dum refeição ou pode, perfeitamente, em conjunto com uma fonte de proteína - com franguinho fica do melhor - servir de refeição principal. Se forem cá dos meus, basta juntar uns ovos mexidos, coco ralado e temos um pequeno-almoço rico em nutrientes e cheio de sabor!
Aqui está ele com frango!
E ao pequeno-almoço com ovos mexidos e coco ralado
Esta tem sido, seguramente, a minha paixão no whole 30 :)


EDITADO em 23/04/2014

Esta receita tem sido prática corrente cá em casa e ando sempre a introduzir-lhe alterações.

Hoje juntei à receita base, brócolos picados, cogumelos frescos, gengibre e coco ralados, frango cozido desfiado, tudo a saltear com os restantes ingredientes, coloquei num tabuleiro de ir ao forno, dispus umas rodelas de chouriça de bragança e foi só tostar! :)

Ficou esta maravilha! <3

Arroz de couve-flor e brócolos de frango, cogumelos frescos, açafrão e coentros


5 comentários:

  1. Aaah, a limitada comunidade de comedores de coisas salgadas ao pequeno-almoço. Acho que fere algumas suscetibilidades - mas, de qualquer maneira, a coisa mais chocante para todo o mundo foi recentemente revelada depois de eu descobrir que havia gente que depois de comer a sopa punha vinho na malga (suja da sopa, caso não tenha dado para perceber) e bebia. Boa velha praticidade ;)
    Continuando com a saga de "coisas que as tuas fotos me fazem querer comer", já estive mais longe de comer ovos ao pequeno-almoço. A sério - qualquer dia vai mesmo, e não sei o que é que mais vai chocar a minha avó quando ela descobrir, se é comer ovos ao pequeno-almoço ou comer ovos feitos com água ao pequeno-almoço. Se alguém me assassinar foi ela. Conservadora de ovos estrelados. :P
    Pronto, a ver se ainda vai alguma coisa que seja realmente sobre a receita :P Já vi arroz de couve flor várias vezes e soa bastante bem, esse está com uma cor maravilhosa. Se houvesse dúvidas de que estava neste blog, era só acabar de ler uma receita de arroz de couve-flor e ler a seguir "Com uns ovinhos foi o meu pequeno-almoço :)" hahaha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem diria que depois deste comentário, não só fizeste o whole30, como comeste sopinha lenta ao pequeno-almoço!!! :) eheheh

      Eliminar
    2. Hahaha realmente :P O que tu fazes uma pessoa fazer com as tuas fotos apetitosas, já viste? :D

      Eliminar
  2. Isto só é "PODRE DE BOM".
    Como é que eu nunca fiz isto até agora???

    Obrigada por mais uma sugestão muito boa.
    Só alterei a frigideira e levei ao forno! Delicioso!

    Habemos pequeno almoço amanhã. Também sou da equipa dos salgados ao pequeno almoço!
    Abraço

    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É não, é?!?! :D O que eu adoro isto!!! <3

      Felizmente, hoje também me sobrou um pouco para o pequeno-almoço de sábado eheheeh

      Belos pequenos-almoços os nossos :)

      Eliminar