quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Tosta de queijo e presunto em tortilha de linhaça

Ontem à noite enquanto estava na cama a preparar-me para dormir, comecei a pensar no que iria fazer hoje de manhã para o pequeno-almoço (eu deito-me a pensar nele eheheheh) e lembrei-me de fazer uma tosta que já não fazia a algum tempo.

Pensei logo nos ingredientes que ia usar e o destino que ia dar às gemas (já tinha uma gema desta semana guardada) e duma cajadada só, matei 2 coelhos :p pequeno-almoço e jantar decidido (frango de fricassé!).

De manhã foi só meter as mãos à obra, em menos de nada estava sentada à mesa da cozinha a deliciar-me com esta pequena maravilha.

Na minha opinião, a linhaça faz maravilhas às texturas das panquecas e incrementa bastante o sabor das mesmas, o que se pretende numa receita tipicamente salgada como esta.

A receita não tem muito que saber, é só adaptar ingredientes e quantidades ao que pretendemos. Se reparem, é bastante parecida à anterior que partilhei, basta uma pequena alteração e transforma-se a receita! ;)

Ingredientes:

Para a massa:
  • 1 ovo + 1 clara de ovo;
  • 2 colheres de sopa de linhaça dourada moída;
  • 1 colher de sopa de coco ralado;
  • 1/4 de colher de chá de fermento em pó (sem glúten);
  • Pitada de óregãos (como a linhaça já tem algum sódio, um bocadinho de orégãos é suficiente para dar "aquele" gostinho).
Para o recheio:
  • 1 fatia de queijo gouda ou outro da vossa preferência;
  • 1-2 fatias de presunto (tenham atenção ao que compram - dar preferência aos que têm apenas carnicha, sal e conservantes - nada de açúcar, dextrose e outros "ose" na composição).
Preparação:

Colocar todos os ingredientes da massa num processador de alimentos e pulsar até estar um mistura homogénea.

Deixar a massa repousar cerca de 5m para a linhaça hidratar.

Colocar óleo de coco numa frigideira pequena anti-aderente, deixar aquecer, sempre no lume mínimo e despejar a massa. Quando a parte de cima da tortilha (ou panqueca!) estiver a fazer bolhas e em baixo se começar a soltar, está na altura de a virar e deixar cozinhar do outro lado, até estar ao vosso gosto.

Num prato, dispor a tortilha e no centro da mesma, colocar o queijo e o presunto. Fechar e levar à tostadeira até gratinar!

Do mais difícil que há... especialmente, a parte do comer! ehehehe


Com uma saladinha bem reforçada, pode perfeitamente servir para um almoço ou jantar rápido ;)

3 comentários:

  1. Boa noite. Gostaria de lhe dizer que tem sido uma grande ajuda nesta minha batalha e decisão que tive de tornar a minha vida mais saudável. Desde que fui mãe que decidi que teria de ter uma alimentação mais saudável para poder incrementar esses princípios na minha filha e para tal comecei a investigar e a ler, consultar blogues e algo que me deixava sempre desanimada era usarem em muitas receitas os scoops de proteínas de sabores, eu não tendo nada disso e nem querendo tomar ficava sempre sem receitas disponíveis, desde que encontrei o seu blogue tou completamente apaixonada, porque são coisas fáceis, super saborosas e significativamente baratas... só lhe queria agradecer por estar a ser o meu pilar a levar esta nova jornada em frente. Obrigada por partilhar tanto de si.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh, muito obrigada pelas suas palavras, Sofia <3

      Vai ver que quando tomamos gosto a esta vida, já não queremos outra coisa! :)

      Beijinho

      Eliminar
  2. Ainda há uns tempos fiz uma espécie de tosta com aquele pão "famoso" de ovo e farelo ou coisa assim... Por acaso fica bom, com o queijo derretido :) Eu dessa vez usei mozzarella, acho eu... Tenho de fazer mais uma vez uma coisa do género para usar outra função da minha máquina de waffles sem ser fazer waffles (não tenho culpa, eles roubaram-me o coração!), já que há aquela super gira de esmagar ao meio dos desenhos animados :D Usar panquecas é uma ideia gira :)
    Uau, até antes de dormir és produtiva :D

    ResponderEliminar