segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Tigelada de batata-doce

Desde que adoptei a paleo que, o meu pré-treino estava a ser batata-doce assada com canela e um batido de proteína de soro de leite. 

No entanto, uma das minhas premissas com esta mudança, passa também por reduzir os suplementos que consumia, em especial, os artificiais, como a whey.

Por uma questão de praticidade, vou manter o batido de proteína no pós-treino, mas quero reduzir a sua utilização para quando é mesmo necessário.

Como o pré-treino deve incluir hidratos de carbono complexos e proteína q.b., fiz-me à cozinha e saiu-me esta pequena maravilha!

Ingredientes:
  • 400g de batata-doce assada;
  • 400g de claras de ovo pasteurizadas;
  • 2 colheres de chá generosas de canela;
  • 1 colher de chá de fermento em pó, sem glúten;
  • 1 colher de sopa rasa de extracto de baunilha (caseiro) - nada de usar aromas!;
  • raspa de 1 limão.
Rende 4 fatias.

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180.º

Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e pulsar até estar em puré - eu usei a bimby, porque a massa ainda é bastante - num processador pequeno não irá dar.

Podem, em alternativa, usar o liquidificador ou a varinha mágica, para tentar obter o mesmo efeito.

Colocar numa tarteira de silicone e levar ao forno durante cerca de 25m-30m ou até estar cozida - se estiver a tostar demasiadamente rápido, tapem-na com papel de alumínio. Confirmar com um palito a cozedura.

Deixar arrefecer dentro do forno e desenformar apenas quando estiver fria (não é fácil de desenformar inteira, eu só consegui em quartos - mas vale a pena).

Se quiserem uma sobremesa, basta juntarem aos ingredientes acima indicados, mel ou umas tâmaras demolhadas, com cerca de 2 horas de antecedência (ou 15m em água quente) e têm uma sobremesa cheia de sabor e constituída apenas por bons ingredientes :)

Tão cedo não quero outro pré-treino!!! 

2 comentários:

  1. Eu nem sei muito bem o que é tigelada, só vi uma receita uma vez, mas parece muito boa :D
    Pensava que a paleo não permitia whey, por vir do leite :P
    A "tarte" parece muito boa, e tem ingredientes muito simples (e poucos!) :)
    Tenho de arranjar processador/liquidificadora, não aguento continuar a fazer este tipo de coisas com a varinha mágica, é uma seca :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A paleo pura e dura, não permite whey! Mas a versão descomplicada, sim! ;) heheh

      Acho que o lidl vai ter uma promoção de um processador! Não me pareceu nada mau!

      Eliminar