segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Sopa de legumes com carne

A semana passada fui, constantemente, bombardeada com a sopinha com carne que a Joana fez! E se há coisa que eu adoro, é sopinha com carne!!! :D

Quando era mais miúda era habitual o meu pai fazer uma sopa com carne com tudo aquilo que possam imaginar, a qual era carinhosamente apelidada de sopa de entulho eheheh 

Ver a sopa da Joana, abriu-me o apetite e trouxe-me boas lembranças! :) Por isso, tinha de a fazer!

Segui a receita do meu pai, apenas retirando as leguminosas que era hábito ele usar e substitui o entrecosto por frango (com muita pena minha, porque não tinha em casa), mas aconselho a que usem entrecosto... fica divinal!

Ingredientes:
  • 500g de entrecosto (ou frango, vá!);
  • 1 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 litros de água;
  • 2 cenouras, fatiadas;
  • 1 curgete, aos cubos;
  • 250g de abóbora menina, aos cubos;
  • 1 batata-doce média, aos cubos;
  • 1/2 couve lombarda, ripada;
  • 4 chávenas de espinafres frescos;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 colheres de sopa de azeite.

Ingredientes:

Cozer o entrecosto com a cebola e os alhos. Reservar.

Na água em que se cozeu o frango, juntar os legumes e a batata, com excepção dos espinafres, temperar com sal e levar ao lume até estarem cozidos, a gosto - eu gosto deles al dente.

Enquanto os legumes cozem, desfiar a carne.

Depois dos legumes cozidos, juntar metade destes à cebola e alhos, adicionar uma chávena de água (ou mais, se necessário) e passar tudo com a varinha mágica.

Verter o puré para o tacho com restantes legumes e água, adicionar a carne, os espinafres, o azeite e deixar cozinhar cerca de 5m, só até os espinafres murcharem.

A sopinha :D
Eu decidi seguir a sugestão da Joana e na tijela juntei ainda uma fatia de bacon que levei ao microondas durante 1m30 (cortei aos quadrados e coloquei num pires tapado com uma caixa).

Ficou impecável! Tudo o que se quer numa noite fria de inverno! :D 2 vezes! eheheh

2 comentários:

  1. A minha avó faz sopa com carne mas passa-a porque senão ninguém a come! Deita chuchus (que agora andam a cair por todos os lados da árvore do jardim) e fica tããão cremosa que parece veludo, a sério, que boaaa :)
    Essa também parece maravilhosa, e se traz recordações melhor ainda :D
    Estranho chamar "puré" aos legumes passados... :P
    Não consegui abrir o link da página :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas que nunca usei chuchu na sopa?! Aliás, acho que comi isso, 1-2 vezes, no máximo na minha vida. Tenho de experimentar, de novo! Especialmente, na sopa, depois de dizeres que fica assim tão cremosa :D

      As recordações são sempre a melhor parte! :)

      Eliminar