terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Panquecas de linhaça e alfarroba - e a mudança da alimentação!

Não sei se já reparam, mas ultimamente as minhas refeições têm sido um pouco diferentes.

Retirei a aveia da alimentação, bem como todos os outros cereais (ainda que sem glúten), bem como as leguminosas.

Não deixei de consumir fontes de hidratos (continuo a consumir tubérculos - batata-doce e mandioca, incluindo a farinha - e raízes, bem como frutas), porque preciso delas, especialmente, em dias de treino.

Comecei a introduzir mais fontes de gordura saudável (apenas estas!) na minha alimentação e a deixar de ter medo delas!

Os alimentos processados e o açúcar já tinham saído há muito ;)

Ainda não retirei os lacticínios, mas irei fazê-lo para ver qual a reacção do organismo, embora depois os vá inserir, gradualmente, de novo.

Foram vários os motivos que me levaram a esta mudança.... os resultados anteriores nas minhas análises à tiróide (felizmente, estou a recuperar!), as minhas alergias que voltaram à carga, especialmente as da pele (ninguém merece fazer alergia ao gel duche e ao detergente da roupa!!) e a comichão louca no corpo :/

O que é certo é que, desde que deixei de consumir glúten, passei a consumir também uma série de alimentos que, embora sem glúten, são manifestamente inflamatórios, o que pode ter contribuído para o quadro descrito.

Nas minhas pesquisas descobri que havia um protocolo para as doenças auto-imunes da dieta do paleolítico (vejam a publicação do blogue The healthy fit way que sintetiza bastante bem o conceito), mas que é restritivo demais (podem ler sobre este protocolo aqui). 

No entanto, em conversa com o Jorge do Sem aditivos, foi-me sugerido que tentasse primeiro a paleo estrita (mais informações aqui) para ver se surtia efeitos.

E o que é certo é que em menos de 15 dias, já vou notando diferenças nas alergias, mesmo sem ter retirando ainda os lacticínios. 

Mas, a GRANDE diferença (com a qual não contava!) é que deixei de ter uma fome constante, como tinha anteriormente. E desde que tinha entrado em fase de aumento de massa muscular (com o consequente aumento dos hidratos de carbono) ainda estava pior.

Quem me conhece mais de perto sabe que estava SEMPRE a comer e SEMPRE com fome. Por muito que comesse, uma hora depois já tinha fome. Era impossível e confesso, muito cansativo. Não podia sair de casa sem comida, porque se me desse a fome e não tivesse nada para comer... ninguém me aturava (com fome - e sono - o meu mau feitio sobressai :p)!!!

Deduzo que, talvez se devesse a ter grandes picos de insulina no organismo, uma vez que estou a notar uma diferença abismal.

Continuo a comer bem, muito bem :) mas já não sinto necessidade de comer de hora a hora (quase), como me estava a acontecer!

E assim a saudável como um pêro se "paleotiza" mais um bocadinho, mas sempre na base do equilíbrio, porque não sei viver doutra forma e ser fundamentalista não faz, decididamente, o meu género! ;)

Ahhh, era suposto publicar uma receita! Aqui está ela, fácil, fácil e bem boa, como se quer! E adaptada a esta nova realidade! :)

Ingredientes:

Para a panqueca:
  • 1 ovo + 1 clara;
  • 2 colheres de sopa de linhaça moída;
  • 1 colher de sopa de alfarroba em pó;
  • 1/2 colher de chá de fermento.
Para o creme de abacate:
  • 1/2 abacate;
  • 1/2 scoop de proteína de chocolate ou 15g de cacau cru em pó);
  • água q.b.
Serve 1 - rende 3 panquecas pequenas.

Preparação:

Para a panqueca, colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e pulsar até estar uma mistura homogénea.

Deixar a massa repousar cerca de 5m para a linhaça hidratar.

Deitar uma colherada da massa numa frigideira anti-aderente ou de cerâmica e deixar cozinhar, no mínimo. Quando a parte de cima da panqueca estiver a fazer bolhas e em baixo se começar a soltar, está na altura de a virar e deixar cozinhar do outro lado, até estar ao vosso gosto.

Repetir, até terminar a massa.

Para o creme de abacate, o procedimento é idêntico. É só colocar os ingredientes num processador de alimentos e pulsar até estar reduzido a creme.

Barrar o creme sobre as panquecas, intercalar com morangos e degustar! :D


Podem perfeitamente fazer de véspera (como eu fiz) e no dia seguinte é só aquecer a panqueca, montar as camadas e atacar!!!

15 comentários:

  1. Olá! Tambem faço alergia ao gel duche e ao detergente da roupa -.- e a alguns desodorizantes. Jesus, é uma trabalheira -.- Mas notaste que quando retiraste o gluten as alergias melhoraram? Leguminosas tambem? Nunca tinha feito a associação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Noto que já não andam tão acessas!!! Podes crer que é! Eu pensei que me tinha livrado delas e as sacanas voltaram a atormentar-me :/ O glúten já tinha retirado há muito tempo... mas agora foi o resto! Ainda faltam os lacticínios, mas estou a fazer por fases para perceber o impacto ;)

      Eliminar
    2. Vou fazer a experiência! Também ando sempre a ver o que melhor resulta comigo, uma pessoa vai aprendendo :) E sem duvida que alimentação é a base da nossa saúde.
      De lacticínios já retirei o leite a bastante tempo e, só disso, ja notei uma diferença abismal. Agora conseguir deixar os queijos ... isso ja é outra conversa xd
      Boa sorte! E obrigada pela partilha :)

      Eliminar
    3. O leite tb já não lhe toco há imenso tempo e não sinto falta alguma. Vou fazendo as minhas bebidas vegetais que tanto gosto! O queijo e o iogurte grego é que já pia mais fino ehehe Depois vai partilhando se notas diferença!!! :)

      Eliminar
  2. Olá,
    Já experimentaste gel duche para peles atópicas? Pode ajudar, em complemento com as alterações na alimentação. O meu filho faz alergia a algumas marcas e a solução passa por um gel de duche desse género.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cristina! Ainda não experimentei, mas nada como tentar! Compras qual? Obrigada :)

      Eliminar
    2. Ultimamente não tenho comprado porque o meu filho melhorou muito, mas costumava comprar da Uriage, depois passei para a-Derma ou a Aveeno (este é à base de aveia, por isso não deve ser a melhor opção) porque eram mais em conta. Sei que também cheguei a comprar no hipermercado, mas não me consigo lembrar da marca. Se entretanto me lembrar, venho aqui acrescentar ;-)

      O ideal será perguntares na farmácia/para-farmácia porque entretanto podem ter saído marcas melhores.
      http://www.aderma.com/en/mijn-lichaam/mijn-atopische-en-zeer-droge-huid-grondig-voeden

      Espreita isto também: http://www.celiacos.org.pt/informacao/noticias/item/n-165.html

      Eliminar
    3. Encontras a-Derma na wells http://www.continente.pt/stores/wells/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=3691933(eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Wells)

      Eliminar
  3. Oh querida, espero que em breve consigas atingir o equilíbrio de modo a ficares totalmente bem ;-) a alimentação muda muito. Já estive tentada a adotar uma dieta paleo mas penso que vai ao desencontro do eu objetivo. Mas gostava de fazer uma experimentar só para ver :) por isso vou ficar atenta a ti hihihi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer! Infelizmente, a maior parte das pessoas não tem noção do impacto que a alimentação tem no nosso organismo! Vamos a ver se é desta :) Não necessariamente, Io. Podes aumentar a massa muscular com uma dieta paleo, é só não fazer low carb ;) - pelo menos, em teoria! ehehe Vamos ver a prática, como corre! Vou dando notícias!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ainda bem que te sentes melhor com a nova alimentação, deve ser horrível estar sempre com fome e a ter alergia a tudo!
    As panquecas parecem mesmo deliciosas e fofinhas :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É horrível, acredita! Felizmente, tenho notado uma diferença enorme! :D Em todos os aspectos!

      Ficam mesmo super fofinhas ;)

      Eliminar
  5. Onde compras sopa de alfarroba em pó? Haverá outro ingrediente que poss autilizar para substituir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta farinha de alfarroba foi feita em casa, através da moagem de alfarrobas. Mas consegues encontrar na área saúde/viva de alguns hipermercados, como o continente, pingo doce e jumbo ou então, no celeiro.

      Pode-se substituir por cacau cru em pó ;)

      Eliminar