sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Muffins de ovo com bacon, cogumelos e espinafres

Esta receita traz um ingrediente que não tinha, por norma, hábito de usar... o bacon! :)

Confesso que não foi fácil comprá-lo e continuo a ter uma vozinha dentro de mim, que me diz que vou ficar com as artérias todas entupidas... por muito que leia sobre o assunto e esteja mais do que desmistificado que a gordura naturalmente presente nos alimentos não faz mal, não é fácil romper com anos e anos de "ensinamentos".

No entanto, não serve qualquer bacon! Uma das regras da alimentação paleolítica é a retirada do açúcar, pelo que, temos de ter esse cuidado quando adquirimos algum alimento processado. O único que encontrei que cumpre esse requisito, é o da Espiga que comprei no Pingo Doce.
Mas "paleolizar-me" sem experimentar o bacon, não era, obviamente, a mesma coisa! Como é lógico, sendo um  produto processado não deve ser a base da nossa alimentação, mas lá que o sacana sabe bem, oh se sabe, por isso, esporadicamente, vou consumi-lo para reforçar as fontes de gordura.

A receita também não tem muito que saber! Vamos a ela:

Ingredientes:
  • 4 ovos;
  • 2 colheres de sopa de creme de coco ou iogurte grego ou queijo quark;
  • 2 fatias (jeitosas) de bacon, aos quadradinhos;
  • 5 cogumelos frescos, picados;
  • 2 dentes de alho, picados;
  • coentros, a gosto;
  • uma mão de espinafres frescos;
  • sal e pimenta 5 bagas.
Serve 2 - Rende 4 médios

Preparação.

Pré-aquecer o forno a 180.º

Saltear o bacon com os cogumelos, alhos e coentros, numa frigideira anti-aderente. No final, juntar os espinafres até murcharem. 

À parte bater os ovos com o creme de coco. Temperar com sal e pimenta. 

Distribuir o recheio por formas de muffin de silicone, tapar com os ovos batidos e levar ao forno até estar cozinhado - cerca de 20m.

Ainda quentinhos à saída do forno!
Esta receita serve, perfeitamente, para qualquer refeição que queiram, é só adaptar as quantidades e os acompanhamentos que preferirem. 

Facilmente, se transforma numa quiche ou frittata... é só dar asas à imaginação ;) 

Para mim, foi o pequeno-almoço, acompanhei com salada com abacate e café! E que bem me soube :D
A começar o dia!

1 comentário:

  1. Não sou grande fã de bacon, acho que tem um sabor estranho. Acho que só usei uma vez porque estava a cozinhar para muita gente e a minha avó praticamente me obrigou a usá-lo "para não ficar deslavado".
    É verdade, paleo sem bacon não é paleo :P
    Estes muffins parecem mesmo o tipo de coisa em que o bacon, a ficar bom, fica :)

    ResponderEliminar