sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Granola de frutos secos com manteiga de amêndoa, maçã desidratada e lascas de coco

Hoje deu-me uma vontade enorme de comer granola, mas já não havia cá por casa. Quando cheguei do trabalho, fui direita à cozinha e com o que havia na dispensa e no frigorífico saiu mais uma receita :)

Já andava há imenso tempo para dar um uso diferente à maçã desidratada que a Fruut me ofereceu e achei que era a oportunidade ideal.

Como deixei de consumir aveia (pelo menos, até ver), optei por usar frutos secos, em sua substituição e, na minha opinião, não fica nada, mas nada a dever às receitas anteriores, bem antes pelo contrário :)

Só sei que está um cheirinho maravilhoso na minha cozinha!!!


Ingredientes:
  • 1 chávena de avelãs;
  • 1/2 chávena de nozes; 
  • 1 chávena de sementes (usei sesámo, girassol e abóbora);
  • 1/4 de chávena de manteiga de amêndoa - receita aqui;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 2 colheres de sopa de mel ou geleia de agave ou de arroz;
  • 1 colher de sopa de canela;
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha (usei caseiro);
  • 1/2 chávena de lascas de coco; 
  • 1/2 chávena de maça desidratada da fruut.
Preparação:

Picar grosseiramente os frutos secos (avelãs e nozes).

Misturar numa taça grande todos os ingredientes, com excepção das lascas de coco e da maçã desidratada, envolvendo e incorporando bem os mesmos.

Forrar um tabuleiro com papel vegetal e transferir a mistura, espalhando-a bem (se usarem um tabuleiro anti-aderente como eu, esta parte é dispensável e podem colocar directamente no tabuleiro).

Levar ao forno durante cerca de 25m a 150º ou até estar tostado (de vez em quando, envolver os ingredientes para não queimar).

Deixar arrefecer 5m dentro do forno, juntar as lascas de coco e a maçã desidratada à mistura e envolver bem.

Deixar arrefecer completamente e reservar num frasco. 


Nunca mais é amanhã ao pequeno-almoço!!! :D

Encontram outras sugestões aqui e aqui, bem como os medidores usados!


4 comentários:

  1. Bem, essa granola garantidamente tem muito menos HC do que as que levam aveia. Mim likes :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro granolas com quantidades enormes de frutos secos, eu gosto de aveia mas o lugar dela é nas papas! A sério, uma granola com praticamente só frutos secos é o meu sonho, pena serem tão caros E os frutos secos se comerem tão bem sozinhos :P Gostei muito da sugestão :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas assim ainda se comem melhor! É ir ao frasco e tirar uma mão cheia para trincar eheheheh São caros, mas compensa! ;)

      Eliminar