domingo, 28 de dezembro de 2014

Peito de frango com camarão em molho de quark e mostarda

Quando nos apetece comer uns lombinhos com natas, faz-se uns! Substituindo alguns ingredientes é fácil reproduzir as receitas de outrora, mas em versão saudável, como se quer!

O truque são as especiarias que se usam, por isso, à excepção do sal, não se acanhem de as usar! 

Estes bifinhos ficaram tão bons que vou reproduzir várias vezes esta receita... e ainda por cima  são extremamente fáceis de fazer! :)

Como acompanhamento sugiro umas batatas-doces assadas no forno com orégãos (que mais parecem fritas) e uma boa salada, mas usem os do vosso agrado.

Quanto à receita, vamos a ela!

Ingredientes:
  • 300g de peito de frango;
  • 200g de camarão congelado; 
  • 3 dentes de alho; 
  • 2 colheres de sopa bem cheias (cerca de 50g) de quark (queijo fresco batido);
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou de azeite;
  • Sal, pimenta caiena, alho em pó, pimenta 5 bagas, pimentão doce e mostarda em grão ou uma colher de sopa de mostarda dijon. 


Preparação:

Com cerca de 2 horas de antecedência, cortar o peito de frango aos cubos e temperar com sal, alho em pó, pimenta 5 bagas, pimentão doce e mostarda em grão. Reservar. 

Picar os dentes de alho. 

Saltear os alhos, com o óleo de coco e os camarões congelados (temperados com sal, pimenta caiene e pimentão doce) numa frigideira anti-aderente até o gelo estar todo derretido. 

Juntar o peito de frango e envolver, deixando cozinhar. 

Quando a carne estiver quase cozinhada, adicionar o quark e envolver bem até o molho ferver. 


A batata-doce assada é bastante simples de fazer: é só lavar bem as batatas, cortar em palitos e dispor num tabuleiro de ir ao forno, previamente forrado com papel vegetal. Temperar com orégãos ou tomilho ou alecrim ou ervas de provence e levar ao forno a 210.º durante cerca de 30-40m. A meio do tempo, virar as batatas para que tostem uniforme!

E assim saem uns lombinhos com natas e batata-frita para o jantar! :p

1 comentário:

  1. Tenho de fazer essa batata-doce, uma vez fiz assim uns palitos com batata-doce roxa e cor-de-laranja e ficaram muito bons :) Só que ocupam muito espaço no forno e só dá para fazer quantidades pequenas :'(
    O quark é um molho ótimo, deve ficar mesmo agradável :D

    ResponderEliminar