sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Superalimento - Maca peruana

Finalmente, consigo fazer uma publicação que não seja uma receita eheheh :)

Sei o blogue tem servido apenas para partilhar convosco as receitas que publico na página do facebook, mas ando completamente em auto-gestão.

Às vezes, gostava que os dias fossem maiores do que são na realidade, para conseguir chegar a todo lado, mas é manifestamente impossível.

Mas como o motivo da publicação não é lamentar-me da falta de tempo, vamos ao que interessa! :)

Por indicação do meu nutricionista, comprei um superalimento - maca em pó - para adicionar ao meu pequeno-almoço, tendo em conta que aumenta a resistência, a força e a massa muscular.


A maca é uma planta encontrada a altas altitudes nos Andes peruanos, que é usada há mais de dois mil anos no Peru e na Bolívia, na alimentação local. Pertence à família das Brassicáceas, a mesma do nabo e das couves. Devido às suas propriedades tónicas é comummente chamada de ginseng-peruano.
É rica em nutrientes essenciais ao organismo, que são fonte de energia, melhoram o desempenho físico e mental, aumentam a resistência e mantêm a vitalidade.
A maca tem um elevado teor de vitaminas B1, B2, B6, B12, C e E e minerais, em particular ferro, necessário à produção de células sanguíneas saudáveis capazes de transportar o oxigénio pelo organismo, e cálcio, essencial para o crescimento dos ossos e especialmente importante para as mulheres durante a menopausa, quando a densidade óssea pode diminuir conduzindo à osteoporose. Possui ainda magnésio, zinco, selénio e ferro.
O pó de raíz de maca contém altos níveis de proteína – mais de 10% do seu peso seco – incluindo sete aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não consegue produzir que tem de adquirir através da alimentação). O alto teor em aminoácidos pode ser responsável pela melhoria das funções endócrinas e da tiróide atribuídas à maca. 
O que para quem problemas de tiróide como eu, só por si, já torna uma mais-valia o seu consumo.
A maca contém prostaglandinas - hormonas que medeiam os efeitos fisiológicos - e esteróis vegetais, que podem ser responsáveis pelos efeitos afrodisíacos atribuídos à maca. 
Contém ainda elevados níveis de hidratos de carbono (70% do pó de maca), sendo a principal fonte de energia e ácidos gordos insaturados ómega-6 e ómega-9, em particular ácidos linoleico e oleico, contribuindo para melhorar a clareza mental. 
A maca é um tónico da energia vital sendo muito apreciada por desportistas por aumentar a resistência, a força e a massa muscular. O pó de maca é uma das melhores defesas contra o stress, recuperando naturalmente o corpo, de volta a um estado de óptima performance. 
Como benefícios, destacam-se os seguintes:
  • Aumenta a imunidade e o estado geral de saúde;
  • Aumenta os níveis de energia e a força física;
  • Promove a fertilidade Aumenta as capacidades mentais e de aprendizagem;
  • Aumenta a energia, vitalidade e resistência;
  • Fortalece o sistema imunitário;
  • Promove o bem estar geral;
  • Aumenta a clareza mental;
  • Reduz a fadiga crónica;
  • Equilibra o sistema hormonal;
  • Estimula a fertilidade no homem e na mulher;
  • Aumenta o líbido;
  • Aumenta a resistência física;
  • Reduz os sintomas da menopausa;
  • Reduz a ansiedade e depressão após a menopausa;
  • Melhora a memória e a resistência física;
  • Melhora a capacidade de aprendizagem
Fonte: aqui

Cansada como tenho andado, vamos ver se também ajuda nessa vertente, conforme promete! ;)

10 comentários:

  1. Onde se pode comprar? Obrigada, Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia, comprei no celeiro, mas deve haver em lojas similares ;)

      Eliminar
  2. Olá! :)

    Gostava de comprar, sabes se há alguma loja online que venda? quanto custou no celeiro? obrigada*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta marca custou-me 8,20, uma embalagem com 200g. Online não procurei, mas se pesquisares, de certeza que encontras ;)

      Eliminar
    2. Hum..na loja online do Celeiro não encontro..encontro num site que se chama Fold, conheces? Quando tiver oportunidade vou a uma loja do Celeiro ;) Obrigada

      Eliminar
  3. Boa Noite...sim a Maca promete e cumpre :) já consumo à uns meses e são notáveis as diferenças... é mesmo um super alimento... ;) Parabéns pelo blog...Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom saber isso!!! O que notas em termos de diferenças, Erica?! Beijinho

      Eliminar
  4. Assim as diferenças à primeira vista são a energia, vitalidade e resistência, notei bastante desde que comecei a consumir, penso que não será coincidência :) No entanto, também não consumo em muita quantidade nem diariamente, vou alternando, tenho medo que o organismo se habitue...só é mesmo pena é o sabor :S desse não sou mesmo fã mas tem que ser :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de consumir há muito pouco tempo, também noto que tenho mais energia e resistência :) Eu tenho usado diariamente, uma colher de sobremesa. Por acaso, até gosto do sabor :) Mas tenho misturado nas papas e na bebida de coco!

      Eliminar