terça-feira, 18 de novembro de 2014

Bolinhas de frango assado, batata-doce, alho francês e salsa

Nos últimos dias tenho tido uma missão... terminar com o frango assado que sobrou de almoço de família do sábado e que os meus pais fizeram questão de distribuir (e eu muito agradeço!).

Para terminar em beleza, lembrei-me de fazer uns pastéis, conforme é usual fazer com o atum, mas acabei por os transformar em bolinhas para variar ehehe

A receita é tão difícil que não sei como vão conseguir executar :p

Ingredientes:
  • 100g de frango assado desfiado,
  • 100g de batata-doce cozida;
  • 1 ovo L;
  • 1/4 cebola;
  • 1 dente de alho;
  • 1/4 ou 1/2 alho francês, depende do tamanho;
  • 1 colher de sobremesa cheia de linhaça moída;
  • Uma mão cheia de salsa, alho em pó e pimenta 5 bagas (omiti o sal, porque o frango estava bem temperado e a batata-doce foi cozida com sal);
  • Sementes de papoila para polvilhar ou outras a gosto.
Preparação:

Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos, com excepção das sementes de papoila, e pulsar até estar uma mistura homogénea.

Formar bolas com as mãos e colocá-las num tabuleiro forrado com papel vegetal ou com um tapete de silicone.

Polvilhar com sementes de papoila e levar ao forno a 180º durante cerca de 30m ou até estarem tostadinhas.


Adorei o resultado! Espero que gostem :)

7 comentários:

  1. Adoro como consegues transformar tudo em bolinhas/queques/quiches e muffins, adoro! É optimo para aproveitar os restos e se há coisa que eu não consigo fazer é deitar esses mesmo restos fora.
    Tenho ali pescada já feita, vou aproveitar e fazer estas bolinhas, assim uso a imensa linhaça que ando por aqui :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a melhor forma de aproveitar algumas sobras de comida e fica sempre bom! Não há que falhar ;)

      Eliminar
  2. Bolinhas muito giras e práticas! Devem ser mesmo boas :)

    ResponderEliminar
  3. Sobrou me cuscuz cozido e acho pue vou usar nesta receita em substituicao da batata doce! Que te parece?

    ResponderEliminar
  4. Esta receita rende quantos bolinhos Carla?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! e mais um grande Obrigada pela receita das broas castelares... que não vão faltar na mesa desta ceia! Bom Natal

      Eliminar