terça-feira, 21 de outubro de 2014

Sortuda ou dedicada?! :)

É frequente dizerem-me que sou uma sortuda... porque como muito e tenho dificuldade em aumentar de peso (entenda-se massa magra), porque sou magrinha e como bastante, porque quero aumentar o peso e há quem não consiga perder... as variações são várias, mas todas se resumem ao mesmo!

Mas eu considero que sou tudo menos sortuda.

Conforme já referi aqui tenho uma tiróidite auto-imune, o que me provoca hipotiroidismo. 

A doença em causa, a par de outros sintomas que agora não interessam à publicação (e que ainda são os piores, na minha perspectiva) faz com que o metabolismo seja muito lento e como tal, propicia ao aumento de peso.

Sintoma esse do qual sofri até há bem pouco tempo. Sim, porque quando se convive com essa doença por 15 anos, ter os valores controlados, nem há um ano, é muito pouco tempo.

No entanto, a mudança de estilo de vida que abracei para mim, tem contribuído em muito para a alteração do funcionamento do meu organismo e do controle da doença em causa.

Dizem que sou sortuda... mas eu considero-me dedicada, o que é uma realidade bem diferente!

Em 90% das vezes, as minhas opções alimentares são saudáveis, muito raramente como produtos processados, açúcar nem vê-lo, glúten muito menos, bebo imensa água ou chá, como de 2h a 3h, faço musculação 4x por semana (e não vou lá passear os pesos) :p e ando sempre, mas sempre de marmita atrás! 

E tudo isso influencia o nosso metabolismo. Se eu não tivesse mudado os meus hábitos alimentares e continuasse a comer conforme fazia, sem praticar exercício físico algum, estava no mesmo sítio (ou bem pior) onde comecei há 4 anos atrás... com 63Kg de pura massa gorda.

Efectivamente, há pessoas que foram abençoadas geneticamente, mas infelizmente esse não é o meu caso... se quero algo, tenho de lutar por isso!

Por isso, mentalizem-se que se querem alcançar alguma coisa na vida, têm de trabalhar para isso... têm de mudar os vossos hábitos alimentares e começar a praticar exercício (nem que sejam caminhadas, o que interessa é mexer)!

Nada nos cai do céu, mas quando lutamos pelo que queremos, a magia acontece :) 

Tarda, mas não falha! A consistência e a persistência é o caminho :)

15 comentários:

  1. Gostei do que li...pura verdade!!!
    Identifico-me com a parte de muita gente dizer que sou sortuda por ser magra, e eu fico irritada quando me dizem isso pois sou magra demais para a minha estatura...e gostava de ter mais curvas...
    Mas as pessoas são geneticamente diferentes. Eu luto e luto todos os dias para tentar aumentar de peso, mas vem sempre algo estragar tudo. mas pronto, vou tentando à minha maneira e dentro das minhas possibilidades ;)
    E espero que continues assim, dedicada e saudável ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Io. Não é fácil para ninguém e cada um de nós, sabe as lutas que tem de travar para chegar onde pretende. Não é fácil, mas tu tb fazes por isso. E sei que um dia chegarás onde pretendes! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Carla.

    Magnifico testemunho, é isso mesmo, "tarda, mas não falha". Só está em nós mudar e o principal... querer mudar.
    Adoptei um estilo de vida mais saudável desde abril deste ano, neste momento sinto que a escolha de produtos saudáveis me dá muita alegria e é isso que adoro. Faço exercício (musculação) 5 dias por semana cada vez com mais vontade e não me poderia sentir melhor. A Carla é uma das ajudas para essa motivação, já não passo um dia sem consultar o seu instagram/facebook. Obrigada pelas deliciosas receitas que partilha, espero um dia poder conhecê-la pessoalmente.

    Foco, Motivação e Dedicação!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria :)

      Essa é a chave do sucesso e depende de nós chegarmos onde queremos onde ou não! Ninguém disse que era fácil, mas seguramente vale a pena!

      E no final só teremos motivos para nos orgulhar! :)

      Obrigada de <3 pelas palavras! Quem sabe um dia tal se proporciona! A partir de sábado é um novo mundo para mim... :)

      Beijinho muito grande e continua nesse caminho :)

      Eliminar
  3. É isso mesmo, persistência e motivação :D

    ResponderEliminar
  4. Gostei em saber mais sobre o assunto e confesso não sabia de tudo que mencionou não....
    E com determinação e disciplina chegamos em nosso objetivo!
    Adorei

    Beijos
    * Blog da Pâm

    ResponderEliminar
  5. Como uma vez me disse o meu mister ...quem n foi abençoada geneticamente ...só tem de conhecer o corpo e trabalhar mais q os outros. Só nos faz ainda mais persistentes e orgulhosos. Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Um testemunho parecido com o meu! Decidi à cerca de dois anos adotar um estilo de vida saudável, alimentação e exercício físico. Consegui perder 15kg e ganhar uma felicidade enorme! Neste momento adotei a "dieta" alimentar como um estilo de vida e o exercício físico uma necessidade (pratico diariamente). Para onde quer que vá a minha marmita vem comigo, planeando todas as refeições.

    Adoro este estilo de vida e são testemunhos assim que nos dão força para continuar :))

    ResponderEliminar
  7. Olá :)
    Por acaso li há pouco nos comentários da tua página de facebook uma coisa do género (gosto de ler os comentários da tua página, têm sempre opiniões interessantes ;)).
    É verdade, e eu acho que há muuuuito pouca gente que é sortuda. "Ah e o Sr Matias da livraria é um caniço" "A Dona Joaninha come que se farta e não engorda" e a famosa "Eu não como nada e sou gorda"... Tirando adolescentes, acho que normalmente quem é magro ou não come tanto assim ou faz muito exercício. Mas isto está também relacionado com haver gente que tem alguma necessidade de dizer que come muito e quando está com alguém comer bolos e mais não sei o quê, e depois é capaz de passar um dia sem comer quase nada. E outros é o oposto, dizem que não comem nada e estão gordos e depois vai-se a ver e não é bem assim... Vá-se lá perceber!
    És uma inspiração ;) E é muito bom saber que melhoraste com este estilo de vida, e, além disso, revolucionaste os pequenos-almoços e jantares de muita gente ;) hahaha

    ResponderEliminar
  8. Eu era daquelas que estava sempre a dizer, oh quem me dera poder comer tudo e não engordar mas ás vezes não pensamos no que essas pessoas fazem para conseguir engordar.
    Totalmente verdade, este estilo de vida não se consegue com sorte mas sim com muita dedicação. Seria muito mais fácil chegar a casa e descongelar uma lasanha, claro que seria mas sabemos que não é isso que o nosso corpo quer.
    Mas bem, só tenho que te dar os meus parabéns, as tuas receitas são das melhores que tenho visto nos blogues ultimamente e o teu empenho é magnifico.
    Que continues assim e que atinjas os resultados pretendidos que eu vou continuar por aqui a acompanhar-te :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Olá, boa tarde. O meu nome é Rui, gostei de ler o blog e comecei a segui-lo, aqui e no facebook. Também fui diagnosticado recentemente com hipotiroidismo. Ainda agora estou a aprender coisas sobre a doença e já vi que a alimentação influencia. Gostava de aprender mais sobre isso, nomeadamente alimentos que me dêem mais energia

    ResponderEliminar