sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Panqueca de batata-doce, abóbora e canela

Adoro batata-doce e já por diversas vezes tentei fazer panquecas com ela, mas na frigideira nunca me saíram bem. Provavelmente nunca tinha acertado na proporção de sólidos e líquidos para a sua confecção ou era falta de jeito mesmo, mas eu não desisto de tentar :)

A primeira vez que fiz esta receita foi no forno, primeiramente por uma questão de comodidade, porque a fiz de véspera, bem como assim não me preocupei com o resultado que poderia sair se fossem feitas na frigideira eheh :)

O que é certo é que, ficaram com uma textura e sabor excepcional, pelo que hoje arrisquei a fazer as panquecas na frigideira e resultou bem.

O truque é fazer panquecas pequenas, de forma a que cozinhem mais facilmente, sem queimar e que consigamos virá-las mais facilmente. Mas para quem não quer arriscar, nada como fazer no forno! É garantido que não falha :)

Ingredientes:
  • 75g de batata-doce cozida;
  • 25g de farinha de aveia ou de flocos de aveia triturados;
  • 1 colher de sopa bem cheia de puré de abóbora;
  • 150ml de claras de ovo pasteurizadas ou 3 claras de ovo;
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó;
  • Canela, a gosto.
Serve 2 ou 1, consoante as vossas necessidades.

Preparação:

Como sempre dificílima :p Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3) e pulsar até estar uma mistura homogénea.

Com o lume no mínimo, deitar colheradas pequenas de massa numa frigideira anti-aderente ou de cerâmica (podem colocar um fio de óleo de coco ou de azeite e passar com papel de cozinha absorvente para retirar o excesso).

Quando a parte de cima das panquecas estiver a fazer bolhas e em baixo se começar a soltar (eu uso uma espátula para ver se já se solta da frigideira), está na altura de as virar e deixar cozinhar do outro lado, até estar ao vosso gosto.

Formar uma torre de panquecas, barrando-as entre camadas com manteiga de amêndoa e terminar com iogurte grego ligeiro e canela ou outro topping do vosso agrado.

Que combinação dos deuses!!!


Se não quiserem arriscar, podem colocar a massa numa forma redonda de silicone e levar ao forno a 180.º durante cerca de 10-15m ou até verem que está cozinhada. Simples!


Fica excelente, garanto-vos! :D

5 comentários:

  1. Nunca experimentei, mas é uma ideia interessante :) Odeio panquecas que se colam à frigideira :P
    Essas parecem tão altinhas e deliciosas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ás vezes não tenho as claras pasteuzidas e uso as dos ovos. Acabo por deitar as gemas fora. Tens alguma sugestão para as utilizar? Ou a ideia é mesmo não as comer por causa do colestelol?

      Eliminar
    2. Podes congelar e usar depois num frango de fricassé! ;) Isso da gema contribuir para o aumento do colesterol é um mito ;) Muitas das vezes uso claras pasteurizadas porque gosto de usar outras fontes de gordura, como a manteiga de amêndoa ou o abacate ;)

      Eliminar
    3. Frango de fricassé :) Hummm... gostei da sugestão :) Gracias

      Eliminar