segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O que não me pode faltar na dispensa e no frigorífico! :)

Há alimentos que nunca me podem faltar em casa e sem os quais já não sei viver! :) 

Já tinha publicado uma lista de compras aqui, mas as minhas compras evoluíram bastante desde aquele altura ;)

Deixei de beber, de todo, leite de vaca (na altura, ainda o fazia esporadicamente), entre outros alimentos, e passei a consumir outros que, à data, não entravam muito na minha alimentação, como as claras de ovo pasteurizadas. 

Esta é a lista do que não pode MESMO faltar na minha casa - óbvio que há outros alimentos que podem e devem incorporar a nossa alimentação! Para facilitar indico-vos o sítio onde adquiro alguns deles ;)

Na dispensa:
  • Flocos de aveia - compro no Lidl a € 0,69;
  • Atum ao natural - não sou esquisita e compro onde está mais barato, por norma aproveito as promoções e compro grandes quantidades, tendo em conta que tem uma data de validade grande;
  • Sardinha em lata - é raro comer, mas de vez em quando dá-me a vontade, por isso não pode faltar!;
  • Leguminosas em frasco (grão e feijão, de todos os tipos);
  • Lentilhas (prefiro as vermelhas) - compro no celeiro;
  • Quinoa - compro na Tremoceira do Barreiro avulso, tendo em conta que é onde encontro mais barato, cerca de € 11/Kg;
  • Chocolate com mais de 70% de cacau - quer no Lidl, quer no Aldi, encontram-se boas opção a um custo reduzido. No Aldi encontram chocolate com 85% de cacau da marca Moser Roth a € 1,49 e no Ldl encontram da marca J.D.Cross com 81% de cacau a € 1,59 - normalmente, são as minhas opções;
  • Cacau cru - compro no celeiro da marca Iswari, mas já se encontra da marca Valor no Pingo Doce e no Continente a um preço mais simpático;
  • Tomate em pedaços - compro no Pingo Doce, facilita-me imenso quando quero fazer estufados;
  • Arroz basmati;
  • Massa sem glúten - compro no Lidl a € 1,29;
  • Massa de arroz - compro no Jumbo na área de cozinha internacional;
  • Paparis de lentilhas - compro no Jumbo na área de cozinha internacional;
  • Granola caseira;
  • Limões;
  • Cebolas;
  • Alhos;
  • Batata-doce;
  • Sementes e frutos secos (linhaça, chia, abóbora, girassol, sesámo, papoila, goji, arandos, nozes e amêndoas) - também compro na Tremoceira do Barreiro avulso - no entanto, quando me emprestam o cartão do Recheio, vou abastecer-me dos frutos secos;
  • Óleo de coco - compro no Jumbo na área de cozinha internacional;
  • Azeite extra-virgem;
  • Vinagre de sidra;
  • Farinhas (aveia, polvilho doce, arroz e de grão-de-bico);
  • Sal marinho e especiarias (tenho um armário só para elas!).
No frigorífico/congelador:
  • Ovos;
  • Claras de ovo pasteurizadas - compro no celeiro, mas quem tem cartão da Mackro ou do Recheio encontra mais barato;
  • Iogurte grego ligeiro da Milbona - compro no Lidl, 1 Kg fica a € 2,49 - é o único grego que consumo;
  • Quark (ou queijo fresco batido) - compro no Lidl da marca Linessa, 500g custam € 0,99 - sei que também há no Aldi, mas não sei o preço deste;
  • Queijo fresco magro - gosto da marca Santiago (encontra-se em qualquer supermercado) e da marca Montiqueiro (só encontro no Lidl);
  • Salmão fumado;
  • Coentros e salsa, frescos;
  • Legumes frescos a gosto e consoante o que vou fazer na semana;
  • Salada (tomate, pepino e pimento vermelho) - há outras opções, mas estas são as minhas;
  • Fruta (as minhas preferidas, mamão, kiwi, abacaxi, maçã, manga, morangos e bananas - vou alternando, mas as bananas nunca falham);
  • Abacate;
  • Frutos vermelhos congelados / banana congelada às fatias;
  • Pão caseiro, congelado - desde que faço o de aveia e linhaça, normalmente, é o que tenho sempre no congelador;
  • Peito de frango e de peru;
  • Lombinhos de vitela;
  • Peixe (salmão, dourada, perca, robalo e filetes de pescada);
  • Camarão;
  • Hambúrgueres caseiros;
  • Legumes congelados:
    • Legumes para saltear;
    • Mistura chinesa;
    • Ervilhas;
    • Cenouras;
    • Espinafres;
    • Couves-de-bruxelas.
No essencial, é isto! É óbvio que compro e consumo outros alimentos, mas muitas das vezes só quando quero confeccionar algo, em específico. Estes para mim, são os essenciais para ter sempre em casa :)

Espero que vos dê uma ajuda!







8 comentários:

  1. Onde fica a tremoceira do Barreiro?
    Fica na Quinta da Lomba, perto da praça e por baixo das análises da Bernardina SS?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, fica junto ao Partido Comunista, antes do túnel, se for em direcção ao centro do Barreiro! É uma loja muito antiga de rações e sementes ;)

      Eliminar
  2. Ola, ando numa luta para encontrar os frutos secos mais baratos. Até agora e depois de alguma prospecção o minipreço ganha nas avelãs e o lidl nas nozes. Qual o preço do quilo das amêndoas, nozes e avelãs na tremoceira?

    Obrigado desde ja mas penso q poderá ajudar a todos.

    Cump
    Bruno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruno, vou tomar nota dos preços - não sei de cor - e depois aviso! ;)

      Eliminar
  3. Atum é muuuito bom para desenrascar :) Sardinhas em lata nunca provei...
    Leguminosas costumo cozer em casa... Lentilhas tenho de provar :D
    Ando viciada no 81% do lidl - vi a tua dica de estar atrás do outro em algum lado e tenho de me pôr sempre a tirar as tabletes da frente... Mas há sempre! Estranho, sendo em lojas diferentes, não é uma estratégia muito inteligente :P
    Costumo comprar cacau da marca valor a 4€ e tal, quando fui a Espanha era 2,69€ ou assim, trouxe logo 2 ou 3 :D
    Frutos secos baratos no recheio? Conta, conta :P
    Também comecei a usar claras de ovo, uso 3 ou 4 pacotes por semana :P
    Queijo fresco - tenho de experimentar esse do lidl, só gosto dos de uma marca e mesmo dentro dessa marca com o mesmo pacote há uns com tampinha azul e outros com tampinha cinzenta, e eu só gosto dos primeiros... Pode ser que goste desses :)
    Olha, o meu processador avariou-se e estou à procura de uma liquidificadora/processador de jeito... Como tu fazes tanta manteiga de oleaginosas e etc pensei em perguntar-te a marca da tua, se poderes dizer-me agradeço :) (Já agora, faz manteiga de coco? Sempre era um bónus... :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã, eu tenho um mini-robot de cozinha da moulinex.. é esse processador que uso ;)

      Eliminar
  4. Encontrar produtos da Linessa no Lidl é mil vezes mais difícil que encontrar uma agulha num palheiro, o único que vi (para alem de iogurtes) foi o queijo para barrar, tipo philadefia. Então esse quark... Impossível mesmo... Costumas usar outras marcas? Se sim, onde compras?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria. Dentro do género costumo encontrar também no Pingo Doce e no Continente, da marca phoneacia, mas não tem esta textura e sabor. Tens um idêntico no aldi, tens por perto?

      Eliminar