quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Beringela recheada com atum, lentilhas, coentros e ovo

Hoje como tinha tempo decidi alterar a receita que, usualmente, faço. 

Já tinha pensado nesta combinação de sabores, mas nem sempre consigo ter tempo para colocar em prática as ideias que vou tendo!

Adorei o resultado final, mas com esta conjugação não podia correr mal... ainda por cima com um dos meus ingredientes favoritos... lentilhas <3

Quanto à receita, é muito similar à anterior, mudam apenas os ingredientes ;) Vamos a ela!

Ingredientes:
  • 1 beringela média/grande;
  • 1 cebola pequena;
  • 2 dentes de alho;
  • 1/2 lata de tomate em pedaços (390g) - uso as da marca pingo doce;
  • 2 latas de atum ao natural;
  • sal, alho em pó e pimenta 5 bagas;
  • 1 mão cheia de coentros picados;
  • 2 ovos M;
  • 1/4 chávena de lentilhas vermelhas - se usarem outras, têm de as demolhar previamente.
Serve 2.

Preparação:

Cozer as lentilhas e reservar.

Cortar longitudinalmente a beringela e escavar o seu interior com uma colher, até formar um género de barco.

Colocar um pouco de sal nas metades da beringela e levá-las ao forno a 180º até estarem assadas. Reservar.

Colocar num tacho, a cebola e os dentes de alho picados, o tomate, os temperos e deixar estufar. Se necessário, juntar um pouco de água.

Juntar o atum, os coentros, deixar cozinhar até os sabores estarem envolvidos e rectificar os temperos.

Envolver as lentilhas no preparado anterior.

Rechear a beringela com o atum e as lentilhas, abrir no centro do recheio um buraco e colocar o ovo com muitooooo jeitinho e levar ao forno a 180º até estar cozinhado.


Servir com uma salada a gosto e degustar! :)

Espero que gostem tanto, quanto eu gostei!




9 comentários:

  1. Não entra o "recheio" da beringela, mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode entrar, claro, mas na minha já não cabia ;) Assei à parte!

      Eliminar
  2. ia agora mesmo perguntar isso. E o que se faz com o interior da beringela (o "escavado")?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode fazer o mesmo do que eu, assa à parte e serve de acompanhamento para outra refeição. Ou se preferir, junta ao preparado. Na minha beringela já não cabia mais nada ;)

      Eliminar
  3. Eu adorava beringela mas por alguma razão deixei de gostar nos últimos meses, o que é estranho já que nos últimos tempos tenho aprendido a gostar de muitos dos odiados alimentos :p
    Talvez este receita me faça reencontrar o meu amor pela beringela, o atum e as lentilhas são dos meus alimentos preferidos portanto já tem alguns pontos a favor :p
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sabor predominante é o do atum e das lentilhas, por isso deves gostar! Eu fiquei fã da combinação! Lentilhas é amor <3

      Eliminar
  4. Que aspecto delicioso!!!! Eu amooo beringela, é dos meus legumes preferidos: beringela e abóbora no forno
    e tããaão confort foo!!!
    Buon'apetit :)
    Beijinhos,
    Di

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro a abóbora à beringela! Mas as lentilhas ganham a todos! eheheh

      Beijoca

      Eliminar
  5. Adorei a parte de escavar :P
    Nunca provei lentilhas! Ou será que já provei... Hmmm... Sou capaz de ter provado uma vez (diz o pacote de lentilhas aberto que ameaça espalhar-se no chão de cada vez que eu vou buscar alguma coisa ao meu armazém-caixote-azul-de-cebolas).
    Maaas parece muito bom ;) Confio em ti quanto à conjugação, e o ovo deve ficar mesmo bem :D

    ResponderEliminar