sábado, 4 de outubro de 2014

Arroz doce fit

Desde que me conheço como gente que a minha sobremesa favorita é arroz doce! :) 

Era frequente, se me apetecesse, depois do jantar ir para a cozinha e fazer esta iguaria... que de saudável não tinha muito (shame on me!). 

Durante muito tempo culpei a minha doença (para quem não sabe tenho uma tiróidite auto-imune que me provocou hipotiroidismo), mas foi este tipo de atitudes que contribuiu, e muito, para que aumentasse consideravelmente de peso. E como é lógico, a doença em si, não ajudou.

Depois de ter mudado de estilo de vida, percebi que há espaço e tempo para tudo. Mas que a substituição de certos ingredientes e os métodos de confecção fazem toda a diferença no impacto que a refeição tem no nosso organismo.

Nesta fase de aumento de massa magra, aumentei o consumo de hidratos de carbono, o que me permite facilmente, introduzir nas minhas refeições, o que mais gosto... como é o caso do arroz doce!

O que muda, obviamente, são os ingredientes, por forma a torná-lo saudável e ainda assim, saboroso :)

Ingredientes:
  • 35gr de arroz basmati cru (cerca de 1/4 de chávena);
  • 2/3 de chávena de água;
  • Raspa ou casca de 1 limão;
  • Pau de canela + canela para polvilhar;
  • 1 colher de café de stevia;
  • 1 scoop de whey de chocolate, mas baunilha deve ficar bem melhor :)

Preparação:

Lavar o arroz até a água sair limpa.

Colocar a água num tacho e levar ao lume até ferver.

Juntar todos os ingredientes, com excepção da whey, envolvendo-os bem, colocar o lume no mínimo e deixar cozer o arroz. 

Entretanto, dissolver a proteína em água até formar uma calda.

Quando o arroz estiver cozido, descartar o pau de canela e a casca do limão, juntar a calda de whey e envolver bem.

Colocar numa taça, polvilhar com canela, raspas de limão (ou na loucura, raspas de chocolate com mais de 70% de cacau) e servir na hora!


Este vai passar a ser o meu pequeno-almoço muitasssssss vezes! :D

Espero que gostem desta sugestão bem docinha!


NOTAS:

1) Podem usar outro arroz à vossa escolha, mas terão que adaptar as quantidades de água;

2) Não há substituto para a proteína. 

12 comentários:

  1. oh meu deus somos tao portuguesas :) para mim tb e' a minha sobremesa preferida
    vou fazer e depois partilho a minha opiniao :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah pois somos! e aletria?! :D que saudadesssssssssss!
      Dps diz o que achaste!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Minha sobremesa favorita! Amanha tens de ver o meu arroz fit que publiquei da outra vez. é parecido com o teu. ehehhe

    ResponderEliminar
  3. Agora a ler os comentários e o post estou a sentir-me excluída por nunca ter provado arroz doce! Nem sei como é suposto ser... É suposto ser espumoso? Será que com claras ficava bem? :)
    Esse parece muito bom, parece-se muito com papas de aveia ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é possível, Avelã Maria?! Hummm, é capaz de resultar, mas acho que falta algo mais para ficar cremoso!

      Eliminar
  4. Assim que vi no IG pensei: este vou ter que fazer!! Fiquei de olho :D

    ResponderEliminar
  5. O arroz doce fit anda a reinar pela blogosfera :p
    Já eu nunca fui grande apreciadora de arroz doce mas quem sabe, talvez esta versão me seja mais agradável :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoroooooooo! Depois de ver o da Joana, vou ter de fazer como ela eheheh :)

      Eliminar
  6. onde vai arranjar o scoop de whey de chocolate?

    ResponderEliminar