segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Tarte de pastel de nata

No sábado sonhei com pasteis de nata... Ontem fui beber café e eles sorriram-me... Hoje não me saiam da cabeça! 

Tive de ir às compras e improvisar um pastel de nata... sem glúten e uma versão um pouco mais saudável, antes que cometesse uma loucura e fosse até à pastelaria mais próxima!

Tentei fazer uma base diferente (já tinha visto na internet imensas bases feitas desta forma, mas nunca tinha experimentado), mas mantive-me fiel ao recheio que fazia, apenas com umas pequenas alterações, de forma a baixar o índice glicémico da receita.

E assim nasceu uma tarte de pastel de nata... :)

Ingredientes:
  • 1 chávena de puré de maçã;
  • 160g de flocos de aveia (quem tem a doença celíaca tem de se certificar que a aveia não tem glúten);
  • 375ml de leite magro sem lactose ou leite vegetal (já nem sei há quanto tempo não entrava leite nesta casa!);
  • 3 ovos inteiros;
  • 1 gema;
  • 2 colheres sopa de farinha maizena;
  • 8 colheres de sopa de geleia de agave;
  • Extrato de baunilha q.b.;
  • 1 casca de limão;
  • 2 paus de canela.

Preparação:

Colocar o puré de maçã e os flocos de aveia num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3) e triturar até formar uma massa moldável.

Forrar o fundo e as laterais duma forma anti-aderente com a massa. Ajudar a espalhar a massa com uma colher.

Levar ao forno a 180º até cozer (cerca de 10 a 15m). Reservar.

Colocar num recipiente os ovos, a gema, a farinha maizena, o extracto de baunilha e o agave e bater muito bem (como a minha tolerância ao doce é diferente, provem para ver se precisa de ser mais adoçada). 

Levar ao lume todos os ingredientes num tacho e mexer até a mistura engrossar (não podem parar de mexer).

Quando estiver com a consistência desejada, desligar o lume, retirar a casca de limão e os paus de canela.

Colocar o preparado por cima da base de aveia e levar ao forno a 210º até estar tostadinho.


 Polvilhar com muita canela e comer de olhos fechados!!! :D

Inspiração: aqui

23 comentários:

  1. Olá!
    Será que se pode substituir a geleia de agave por mel?

    ResponderEliminar
  2. Sem comentários mesmo...se morasses aqui ao mesmo lado já te dizia! Oferecia-te o café em troca desse mimo! Obrigada doce menina ;) :) (Celestina)

    ResponderEliminar
  3. Isso é uma verdadeira tentação!!! Vou ter medo que fazer!!! Sou louca por natas!!!

    ResponderEliminar
  4. Que tentação ;)
    Como é que foi feito o puré de maça?
    Presumo que esta base seja demasiado doce para utilizar nas quiches... tem alguma sugestão de base "salgada"?
    Obrigada... e continue a deliciar-nos com as suas receitas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É simplesmente maçã cozida com canela ;) Mas pode-se perfeitamente usar os purés de fruta dos bébés ;)

      Se não se usar canela na cozedura da maçã, não fica assim tão doce! Por isso, com um recheio salgado também vai bem ;)

      Eliminar
  5. Essa massa promete um enorme potencial! Tantas coisas que me consigo lembrar para fazer com ela...
    E tão simples!
    Parabéns por mais uma excelente criação :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb eu! E a primeira coisa que visualizei foi uma tarte de requeijão, abóbora e nozes! Nhami :)

      Mas já tenho imensas ideias... mesmo salgadas!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Acho que já tinha visto alguma coisa com essa base... Tem bastante potencial :)
    A tarte parece muito cremosa :) Como eu percebo essa do não parar de mexer - já fiz tarte de flan e creme de pasteleiro tantas vezes que acho que nunca mais me vou esquecer :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se te lembrares onde viste, avisa! :) Tem mesmo bastante!

      E é bastante cremosa... por isso é que gosto de usar os ovos inteiros, fica completamente diferente do que se usasse só as gemas. Pois... eu também aprendi à minha custa! ehehe Nuncaaaaaaaa mais me esqueci ;)

      Eliminar
    2. Aqui: 100-gluten.blogspot.pt/2010/02/tarte-de-maca-com-base-de-aveia.html
      :)

      Eliminar
  7. Deixei-te um desafio lá no blog: http://dietaparatotos.wordpress.com/2014/09/14/tag-5-perguntas/

    Fico à espera de resposta! :)

    ResponderEliminar
  8. A chavena do puré equivale a quantas gramas aproximadamente?

    ResponderEliminar
  9. Andava há uma eternidade para fazer esta tarte maravilhosa! Ficou deliciosa! :) Fiz algumas alterações, se quiseres vê aqui: http://chatsandjuices.blogspot.pt/2015/01/tarte-pastel-de-nata-custard-pie.html da próxima faço com a tua base :)

    Um bom ano e obrigada por esta receita deliciosa :D

    ResponderEliminar
  10. Usas sempre xarope de agave? Como estou a amamentar fui pesquisar e fiquei um pouco confusa ao ler isto: http://www.docelimao.com.br/site/doce-sabedoria/2056-denuncia-xarope-de-agave-desmascarado.html

    ResponderEliminar
  11. Boa noite os flocos de aveia são grossos ou finos? obrigada

    ResponderEliminar