segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pão de aveia e linhaça

Depois de ter feito os pãezinhos de aveia e linhaça, achei que o ideal era fazer um pão, para ter sempre fatiado no congelador para os dias em que me apetecesse  :)

Melhor pensei, assim fiz! Foi só fazer.algumas adaptações à receita inicial ;)


Ingredientes:
  • 300g de farinha de aveia;
  • 45g de linhaça moída + 150g de água;
  • 300ml de claras de ovo pasteurizadas ou 6 claras de ovo;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de sopa de vinagre de sidra;
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de sobremesa de sal;
  • 1 colher de sobremesa de orégãos;
  • Sementes de papoila ou outras q.b.


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180.º

Misturar a linhaça moída com a água até formar uma papa. Reservar.

Numa taça grande misturar todos os ingredientes, incluindo a mistura anterior, com excepção das sementes e envolver bem até estar uma massa homogénea.

Colocar numa forma antiaderente de bolo inglês, polvilhar com sementes a gosto e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 30m ou até estar cozinhado. 

Deixar arrefecer, fatiar e comer :D

Pão de aveia e linhaça
Fica um pão relativamente denso, mas muito saboroso e cheio de nutrientes! :) Espero que gostem!

19 comentários:

  1. Os paezinhos estão aprovadissimos! Vou fazer este para congelar e comer quando apetecer! Obrigado pela partilha! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Vou experimentar os pãezinhos primeiro (estou à espera de voltar para casa) e como sei que vou gostar talvez me lance a seguir nest versão!
    Bom trabalho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, faz primeiro o teste ;) Se gostares passas para esta versão! Eu acho que vais gostar ;)

      Beijoca

      Eliminar
  3. Parece mesmo bom! Eu gosto de pães densos (tipo alemão, quando é suposto serem densos - agora se forem normais e duros como uma pedra já não acho tanta piada) e com o sabor da aveia deve ficar delicioso :)

    ResponderEliminar
  4. Sempre que quero experimentar novas receitas de pão, o teu blogue é o sitio escolhido para visitar. Simplesmente adoro as tuas receitas! :D
    Partilho da opinião da "Avelã", também gosto mais de pães densos, deixam-me mais saciada que os normais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto exactamente o mesmo! Uma fatia deste pão deixa-me completamente satisfeita ;)

      Eliminar
  5. Primeiro tenho de dar os parabéns pela qualidade do blog! Infelizmente só o descobri ontem e já estou cá pela segunda vez em dois dias :)

    Receitas realemnte saudaveis!

    Só queria compartilhar a receita (muito simples) do pão que faço em casa, que também é delicioso!
    400g de farinha espelta (eu, para variar um bocadinho brinco com as farinhas, uso de todo o tipo e misturo)
    linhaça, chia e outras sementes que se quiser a olho
    1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
    1 colher de sopa de sal (eu nunca ponho a colher completa, mas depende de cada um)
    1 ovo batido (com 2 ovos fica ainda melhor, mais consistente)
    320-330 mL de agua morna (se usar muita linhaça ponho 330 mL) também se pode usar leite
    forno a 180 graus por 45 min
    eu antes ainda lhe junto por cima da massa sementes de girassol, ou papoila ou sesamo ou tudo :)

    é bom bom e é só farinha, ovo e agua :)

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Experimentei esta receita e realmente ficou com mto bom aspecto e com uma textura óptima mas em termos de sabor, ficou um pouco forte. Será da linhaça??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não está habituado ao sabor da linhaça, pode perfeitamente ser disso ;)

      Eliminar
    2. Aprovadíssima, experimentei e Gostei muito. Obrigada pela partilha 😊

      Eliminar
  7. Olá! Não tenho vinagre de sidra. Acha que vai alterar muito a receita se não colocar?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Olá. A linhaça pode ser substituída por algum outro ingrediente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite.
      A farinha de aveia pode ser substituída por farinha de centeio? E o bicarbonato pode ser substituído por fermento e assim tirar o vinagre? Ando à procura de uma receita de pão de centeio mas ainda não encontrei nada que me agrade, algum conselho? Obrigada e muitos parabéns pelo blogue, sou fã.

      Eliminar
  9. Boa tarde , está receita pode ser feita na máquina de pão ?
    Desde já agradeço a atenção , obrigada .

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde , está receita pode ser feita na máquina de pão ?
    Desde já agradeço a atenção , obrigada .

    ResponderEliminar