segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Panqueca de batata-doce e canela

O meu plano alimentar para aumento de massa muscular, agora inclui no primeiro lanche, em dias de treino, batata-doce.

Como comer batata-doce com batata-doce não é grande espingarda, percebi que necessitava de criar algo que me permitisse cumprir o plano, mas com prazer.

A semana passada fiz à pressa 2 muffins para desenrascar e no fim-de-semana aproveitei para testar uma versão em formato de panqueca que me desse para os lanches da semana toda.

Como tinha achado que os muffins demoravam muito a cozer, por serem altos, adaptei um pouco a receita que tinha feito e usei antes uma forma de silicone para tartes, de forma a que a massa ficasse baixinha e cozesse bem e uniformemente.

Depois de ter feito a prova oficial e desta ter sido superada, partilho connosco a receita que não tem nada que saber ;)

Ingredientes:

  • 200g de batata-doce cozida
  • 2 ovos XL;
  • 100ml de claras de ovo pasteurizadas;
  • 1 colher de chá de fermento para bolos;
  • 2 colheres de chá de canela.
Serve 4. 

Preparação:

Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3) e pulsar até estar uma mistura homogénea.

Colocar a massa numa forma de silicone para tartes, polvilhar com mais canela e levar ao forno a 180.º durante cerca de 15m. Confirmem com um palito se a massa já está seca ou se necessita de mais algum tempo de cozedura.

Deixar arrefecer no forno.
Panqueca de batata-doce e canela
Quanto aos valores nutricionais:

TOTAL: Calorias: 477 - Hidratos: 53 - Gorduras: 14 - Proteína: 28
POR PORÇÃO: Calorias: 119 - Hidratos: 13 - Gorduras: 4 - Proteína: 7

8 comentários:

  1. Tenho de experimentar ;) Essa panqueca dá para quantas vezes?

    ResponderEliminar
  2. os valores dos hidratos, proteina e gordura referem-se a gramas certo?!

    ResponderEliminar
  3. Parece mesmo boa! (Adoro as tuas panquecas gigantes :P)
    Não costumo comer batata-doce, saíram-me algumas estranhas e fiquei traumatizada :P Tenho de dar nova oportunidade ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb a mim! Cada vez que tentava a coisa não corria muito bem :/ Por isso, é que fiz no forno e nesta forma ehehe ;) Já deram aqui a sugestão de juntar erva doce, invés da canela. Tb deve ficar para lá de bom :)

      Eliminar
  4. isto tem ar de ser tãoooo bom! eu adoro batata doce com tudo, mas ainda não fiz as bolinhas de atum e batata doce que queria... shame on me! beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda eu faço, de novo, antes de ti eheheh Fica muito boa :) Amanhã vou fazer com erva-doce, como me sugeriram! :) Beijinho

      Eliminar