quarta-feira, 9 de julho de 2014

Gelado de abacate e banana

Hoje trago-vos uma sugestão fresquinha, saudável e carregada de nutrientes para começarem bem o dia... ou, se preferirem, para um lanche. 

Como tenho de introduzir mais gorduras boas na alimentação (andava a falhar nisto), tenho introduzido o abacate nas minhas refeições.

Tendo em conta que é de manhã que tenho mais fome e o abacate sacia bastante, optei por o inserir nesta refeição, embora o pudesse fazer em qualquer outra ou até fraccioná-lo por várias refeições.

Como já devem ter percebido, gosto de variar a alimentação e ainda que a base seja a mesma (hidratos complexos, gorduras boas e proteína magra), tento fazer refeições diferentes para não me saturar.

Esta semana tenho feito várias experiências com o abacate e tenho-me surpreendido bastante (pela positiva) com todas, por isso esta semana vão sair mais umas quantas receitas com este fruto cheio de benefícios ;)

Mas já chega de conversa e passemos à receita:

Ingredientes:
  • 1/2 abacate;
  • 1 banana média;
  • 1 colher de sopa de quark (cerca de 50g) ou de iogurte grego ligeiro ou de iogurte natural;
  • 1 colher de sopa de whey protein ou de cacau cru.


Preparação:

De véspera, fatiar a banana e o abacate, em bocados bem pequenos e congelá-los.

No dia, separar bem os ingredientes congelados - costumo bater com o saco no balcão da cozinha para eles ficarem bem separados :) Resulta bem e mais uma vez, alivia qualquer stress matinal ehehe

De seguida, colocar todos os ingredientes num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3) e pulsar até estarem reduzidos e transformados em gelado - parar, de vez em quando, para não esforçar o motor do processador e para limpar com uma espátula, face à mistura que se vai agarrando às laterais.

E voilá, depois de 5m a triturar, temos gelado! :)

Gelado de abacate e banana com granola de chocolate
Usei como topping granola caseira de chocolate, cuja receita encontram aqui (a única diferença é que não leva puré de abóbora), mas podem usar outras opções, tal como iogurte grego ligeiro e/ou com um puré de morangos (ou outra fruta) ou ainda manteiga de amêndoa ou comê-lo só assim... enfim,  a imaginação é o limite, como sempre.

Mas não carreguem muito nos toppings porque o abacate já é uma fruta calórica :)

Espero que gostem desta sugestão bem fresquinha e saborosa! :D

13 comentários:

  1. Olá! :) Parece delicioso...
    Eu não consumo whey protein, por isso gostava de saber onde posso adquirir cacau cru. Obrigada. ;)

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspeto! Já experimentei fazer isso, mas estava calor e demorou algum tempo a partir os pedacinhos de abacate, por isso derreteu um bocado. O meu processador talvez não seja o mais indicado, com outros deve resultar melhor... fizeste na bimby? :)

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que parece delicioso e é para experimentar :)*

    ResponderEliminar
  4. Delicioso de certeza! Poderá também funcionar trocando a banana por outros frutos, como frutos vermelhos? Tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se mantiveres o abacate, muito provavelmente funciona bem ;) Precisas é sempre duma fruta que conferia textura ou cremosidade ao gelado. Normalmente, uso a banana sempre como base, mas neste caso, acredito que o abacate funcione muito bem... senão melhor ;)

      Eliminar
  5. Esta receita ja esta guardada, mal posso experimentar, parece deliciosa :D

    ResponderEliminar
  6. Olá adorei a receita,tenho de experimentar,pode dizer onde compra a sua whey protein.

    ResponderEliminar