quinta-feira, 24 de julho de 2014

Chili de peru com pimentos padron

Ontem, assim que vi os pimentos padron em promoção, soube logo a utilização que lhes ia dar. Ainda por cima tinham sobrado bifes de peru grelhados do almoço e era a utilização perfeita para eles... chili!

Como sabem sou adepta de reutilizar as sobras de comida e esta foi uma excelente forma de a aproveitar, de uma forma totalmente diferente, só gastei € 0,79 no jantar, tendo em conta que o resto tinha em casa.

Esta é uma receita que não tem nada que saber... o segredo são as especiarias, por isso não se acanhem a usar as mesmas, garanto que é uma autêntica explosão de sabores! :)

À primeira impressão, ninguém acredita que o chili possa ser saudável, mas a forma de confecção e os ingredientes que usamos, fazem toda a diferença, conforme podem atestar na receita que se segue.

Ingredientes:
  • 1 cebola;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 cenoura grande ou 2 pequenas;
  • 1 lata de tomate em pedaços (390g) - uso as da marca pingo doce;
  • 250g de carne de peru ou de frango picada;
  • 1 lata de feijão encarnado (420g) - uso as da marca pingo doce;
  • uma mão bem cheia de coentros - quanto mais, melhor;
  • chili em pó (não abusem desta!), alho em pó, pimentão doce, cominhos e sal, a gosto;
  • 1 colher de sopa rasa de óleo de coco;
  • 1 caixa de pimentos padron.
Serve 2

Preparação:

Escorrer a lata do feijão e lavá-lo muito, muito bem (o ideal é comprar o feijão seco, demolhar e cozer em casa, mas eu já não tinha tempo para isso) até retirarem toda a goma.

Colocar num tacho a cebola, os dentes de alho e a cenoura, previamente picados (coloco tudo, menos a cebola,  na 1-2-3 para ficar bem picado), o tomate em pedaços, o óleo de coco e os temperos, com excepção dos coentros. Deixar cozinhar.

Se acharem que está a querer ficar seco, juntem um pouco de água e rectifiquem os temperos - também podem adicionar vinho branco.

Entretanto, lavar e enxugar muito bem os pimentos padron. Colocá-los num pirex forrado com papel vegetal e levar ao forno a 180.º cerca de 15m ou até estarem cozinhados. Polvilhar com sal - também podem colocar orégãos.

Juntar a carne picada aos restantes ingredientes e deixar cozinhar. Adicionar os coentros, o feijão cozido, rectificar os tempero e deixar apurar.

Servir com os pimentos padron assados.

Fica maravilhoso!!! :)
Chili de peru com pimentos padron
É uma refeição extremamente completa, nutritiva e bastante saborosa... e acima de tudo, saudável! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário