terça-feira, 8 de julho de 2014

Barrinhas energéticas paleo cruas

No sábado deram-me a conhecer as barrinhas paleo da Primal e fiquei fã... são extremamente saborosas e saciantes.

Estas barras são constituídas somente por ingredientes naturais, sem quaisquer açúcares adicionados e gluten-free, ou seja, perfeitas para mim e para comer como snack entre refeições :)

Assim que as provei, idealizei logo umas barras caseiras semelhantes, com os ingredientes que gosto (e que tinha na dispensa), respeitando os mesmos princípios de confecção destas, com excepção do aquecimento - estas são cruas!

Melhor pensei, assim fiz... como de costume! :)

No domingo, em 5m, meti as mãos à obra e saíram-me estas que vos apresento, mas podem facilmente alterar a receita ao vosso gosto e aos ingredientes que dispõem, desde que respeitem as proporções dos mesmos.

Ora, atentem à dificuldade:

Ingredientes:
  • 2 chávenas de arandos vermelhos (ou qualquer outra fruta seca, tal como, tâmaras, figos, uva passa, tamarindos);
  • 1 chávena de amêndoas (ou qualquer outra oleaginosa, tal como, nozes, avelãs, castanha do pará,  cajus, macadamias);
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de cacau cru.
Preparação:

Partir, grosseiramente, os frutos secos - coloquei-os num saco de congelação, fechei-o e, sobre uma tábua de madeira, bati-lhes com o martelo de cozinha, até estarem partidos como queria (esta parte é aliviadora de qualquer stress que possam ter!!!) eheheh

Colocar num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3), os arandos, o óleo de coco e o cacau cru e, pulverizar até estarem reduzidos a uma pasta moldável - se usarem tâmaras ou figos secos, aconselho a que os demolhem, previamente, para facilitar a tarefa.

Juntar os frutos secos partidos à mistura anterior e envolver bem.

Forrar um pirex com papel vegetal e colocar o preparado, prensando-o bem no pirex com os nós dos dedos, de forma a que fique bem calcado e a cobrir o fundo do mesmo - deve ficar com uma altura máxima de 0,5 cm.

Reservar no frigorífico durante cerca de 20m.

Retirar o papel aderente com a mistura e cortar, de forma a fazer 8 barras.

Embrulhar, cada barra, em papel de alumínio e reservar no frigorífico, até consumir.

Mais fácil, não há! :)

E assim se faz um snack paleo, constituído somente por ingredientes naturais, cheio de antioxidantes e de sabor.
Espero que gostem de mais esta sugestão!!! :D

NOTA:

1) Como tenho a noção de que o meu paladar é diferente, se sentirem necessidade de adoçar a receita, podem juntar mais cacau cru à mesma ou qualquer outro adoçante natural.

29 comentários:

  1. Olá!
    Tenho umas dúvidas relativamente ao cacau cru que gostava de esclarecer.
    O cacau cru tem um sabor amargo assim como o comum cacau em pó, certo?
    Se se substituir o cacau cru por cacau em pó normal, em termos de sabor a diferença é grande ou nem se nota?

    Obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)

      Eu não acho :p O cacau cru em pó é docinho (ou então, o meu paladar é mesmoooo muito diferente do usual).

      Em termos de sabor, deve ficar mais doce, mas o conceito da receita, perde-se!

      Mas de certeza que fica bem ;)

      Eliminar
    2. Ok obrigada!
      Acho que vou experimentar pois pelo que andei a ler faz bem a imensas coisas e pode ser usado também em várias receitas ... até no batido pré-treino, o que é óptimo :)

      Eliminar
    3. É uma excelente fonte de antioxidantes e de energia!!! Eu uso bastante :D

      Eliminar
  2. Só para dizer que amei! <3
    Obrigada,
    SB

    ResponderEliminar
  3. Onde se encontra o óleo de coco? Tenho procurado, mas não encontro em lado nenhum.
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No celeira há...

      Eliminar
    2. No celeiro, encontras, mas aviso já que é carote... embora renda bastante! ;)

      Se fores de Lisboa, disseram-me que há, a um preço muito em conta, no Martim Moniz!!!

      Eliminar
  4. Há uma loja em Lisboa, a Ayur, na Av.Visconde de Valmor (transversal da 5 de Outubro) que tem produtos Indianos e Ingleses de qualidade e há lá óleo de coco muito mais barato! Deixo o site porque também dá para visualizar produtos e preços e penso que até encomendar online www.ayur.com.pt

    Espero ter ajudado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajudaste e de que maneira!!! :D Vou já ver isso!!!

      Muito obrigada! :D

      Eliminar
  5. o paladar vai-se adaptando e educa-se :p
    já fiz varias vezes barras em casa e nunca me correram tão bem como eu queria hehe :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo! Noto bem a diferença ;) Outro dia provei chocolate de leite e ia-me dando uma coisa :/ Não consegui comer de tão doce e enjoativo que achei!

      Estas saíram mesmo bem... mas as anteriores, até viraram bolo lol

      Eliminar
  6. Que aspeto... E logo eu que adoro cranberries, tnh que fazer estas barrinhas. E acredito que, mesmo com o cacau, não precisem de ser adoçadas, os cranberries já são tão doces. Com tâmaras também deve ficar ótimo mas assim tem aquele acido das bagas. Aquelas barrinhas paleo tb parecem mt boas, sera que se vendem ca ou é possível encomenda-las? N conhhecia e fiquei curiosa, tb faço uma alimentação quase sem glúten e produtos processados e as barrinhas são um assunto complicado, ou fazemos em casa ou tem montes de aditivos estranhos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, vais adorar, como eu :) As próximas experimento fazer com tâmaras para ver a diferença, mas devem ficar mesmo muito mais docinhas!

      Sinceramente, não sei se se vendem por cá, mas vou tentar averiguar! :)

      Sim, este tipo de produtos ou somos nós a fazer para controlar os ingredientes ou então é o que se vê por aí :/

      Eliminar
  7. Que bom aspeto! Já fiz barras várias vezes, mas assim "no cook" nunca fiz. Parecem muito boas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cruas tb foram as primeiras e gostei bastante! E vou experimentar com outros ingredientes! ;)

      Eliminar
  8. Andava a procura de umas barrinhas assim, fáceis de fazer e bem saudáveis. A ideia de serem "raw" agrada-me e muito! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro estas barrinhas! Super fáceis de fazer, de transportar e, principalmente, de comer! eheheh

      E estão carregas de antioxidantes e de sabor ;)

      Eliminar
  9. Onde compras o cacau cru? Obrigada:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compro no celeiro da marca ISWARI, mas compro em pó! Gosto mais do que em pepitas ;)

      Eliminar
  10. Não há forma de substituir o oleo de côco? Não suporto côco.

    ResponderEliminar
  11. O cacau é em pó? Ou em raspas? Tem muito bom aspecto e é sem dúvida um bom snack para comer entre refeições.
    Ando à procura de uma receita deste género mas alguma proteína que possa encaixar no lanche pré-treino. Alguma dica? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só juntar proteína em pó... simples!

      O cacau é em pó, prefiro!

      Eliminar