terça-feira, 10 de junho de 2014

Tortilha de batata-doce, cogumelos frescos e espargos

Ontem de manhã fui às compras ao Lidl e não resisti a comprar espargos, conforme começa a ser usual... mas facilita bastante o preço a que eles têm estado, nos últimos tempos. Só para terem noção, os espargos estavam a € 1,79 enquanto noutros supermercados costumar estar a mais do dobro do preço.

Como costumo treinar ao final da tarde, a refeição pós-treino (neste caso, o jantar) agora tem sempre hidratos de carbono para repor o glicogénio muscular.

Com os ingredientes (os espargos e cogumelos frescos) que tinha comprado de manhã, não era difícil de imaginar o que seria o jantar.... tortilha de batata-doce!!! Por norma, as tortilhas são feitas na frigideira, mas tinha de estrear o forno acabado de ressuscitar :)

Mas vamos lá ao que verdadeiramente interessa que já devem estar fartos de me ler. Para a receita vão precisar apenas de: 4 ovos L + 2 claras + 2 batatas-doces médias + 5 dentes de alho picados + 150g de cogumelos frescos fatiados + 1/2 molho de espargos, cortados + uma mão bem cheia de salsa picada + sal, alho em pó e pimenta de moinho, a gosto + óleo de coco q.b - Serve 2.

Previamente, assar (ou cozer) a batata-doce - por uma questão de rapidez e praticidade, assei-a no microondas (lavar bem as batatas, limpar o excesso de água, embrulhar em papel absorvente de cozinha, como se fosse um rebuçado e levar ao microondas na potência máxima durante 3 minutos - normalmente, coloco 4m, mas não queria que ficasse assada demais, porque ainda ia ao forno), retirar a casca e cortá-la em rodelas.

Pré-aquecer o forno a 180.º.

Saltear em óleo de coco, os alhos, os cogumelos e os espargos.

Bater os ovos e as claras, num recipiente grande. Juntar a batata-doce, o preparado anterior, a salsa e temperar a gosto.

Misturar todos os ingredientes e colocar numa forma anti-aderente (uso de silicone) e levar ao forno durante cerca de 25m ou até estar tostado a gosto.

Fica muito, muito bom! :)


Para acompanhamento, fiz curgete grelhada com vinagre balsâmico, para variar. Aconselho-vos a experimentar, é mesmo muito bom. Só precisam de fatiar a curgete, longitudinalmente, grelhar e pulverizar com vinagre balsâmico :) É excelente!

Experimentem e depois digam-me o que acharam! :)

7 comentários:

  1. Adorei esta sugestão - nunca utilizei batata doce numa tortilha, mas estou curiosa

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspeto! Tenho mesmo de comprar batata doce outra vez, tenho imensa coisa para fazer com ela.
    Quero tanto provar espaaaargos :P Mas raramente vou ao Lidl e noutros sítios custa uma pequena fortuna :( Fico sempre curiosa com o sabor!

    ResponderEliminar
  3. Eu vou é experimentar a tortilha! A courgette tambem faço assim, descobri à pouco e adoro!!!!! :) Esta é a epoca dos espargos, dai o preço baixar tanto ;) aki sao aos pontapés. Bjinhos. P.S. Vou pra cozinha preparar paozinho de banana para o pequeno almoço de amanha ;) Depois conto...ASS: Samanta

    ResponderEliminar
  4. uhh, adoro tortilha e claro que essa vou ter que experimentar assim que houve batata doce e cogumelos cá em casa, fica prometido que vou fazer! os teus pratos estão sempre tão giros! :D

    ResponderEliminar
  5. Brevemente vou ao lidl e mal posso esperar para trazer para casa espargos, e mais umas quantas coisinhas que me andam debaixo de olho há muito tempo :p
    Que bom aspecto isso tem! A batata-doce e tão versátil, da para fazer imensos pratos. A junção de batata-doce e cogumelos frescos sempre me agradou, deve ficar muito saboroso ! :D

    ResponderEliminar
  6. A batata doce não me tem seduzido, já tentei em algumas receitas mas não me conquista... no entanto, esta combinação, dá-me vontade de lhes voltar a dar uma oportunidade! :)

    ResponderEliminar