segunda-feira, 2 de junho de 2014

Rolo de carne com cogumelos (sem glúten)

Andava com a ideia de fazer um rolo de carne que tinha visto na página da Road to 63, há imenso tempo.

No sábado, decidi-me a fazê-lo, mas não encontrei a receita na página em lado nenhum (ser cegueta faz destas coisas :p).

No entanto, não era isso que ia ser impedimento! Fui ao talho e comprei peito de frango para o efeito, o resto surgiu do que tinha na dispensa, frigorífico e imaginação :)

Para o rolo de carne vão precisar de: 1 Kg de peito de frango + 1 cebola grande + 5 dentes de alho + 1 cenoura + 2 ovos M ou 1 ovo XL + 1 CS de linhaça moída (bem cheia) + 1 lata de cogumelos grande (ou 350g de cogumelos frescos)  + 1 mão bem cheia de salsa picada + sal, alho em pó, pimenta de moinho e noz-moscada, a gosto.

Picar a carne e reservar.
Picar, finamente, a cebola, os dentes de alho e a cenoura e, grosseiramente, os cogumelos.
Juntar todos os ingredientes, temperar e envolver até obter uma mistura homogénea.

Fazer um rolo com a mistura, colocar num pirex anti-aderente regado com um fio de azeite, vinho branco e pimentão doce e levar ao forno a 180º durante +/- 40m (até verem que está tostadinho).

Em alternativa, podem colocar o rolo num pirex forrado com papel vegetal, sem adição de gordura :) 

Acompanhei com salada de rúcula, pepino, tomate e pimento vermelho
Como sabia que não íamos comer o rolo de carne todo na mesma refeição e não queria estar a congelá-lo, optei por reservar parte da mistura para fazer hambúrgueres e estrear o meu novo molde.

Rendeu-me 6 hambúrgueres que congelei, com cerca de 200g cada.


E dei ao mesmo preparado uma forma diferente ;)

NOTAS:

1) Para conseguirem moldar o rolo mais facilmente, deixo-vos uma técnica que nunca falha.... coloquem a mistura em película aderente, própria para ir ao forno, embrulhando-a como se fosse um rebuçado, dando um nó nas laterais, de forma a que fique bem preso (para a próxima tiro uma foto para verem como faço).

2) De seguida, é só levar o rolo ao forno embrulhado na película, até estar sólido o suficiente para a poderem retirar e cozinhar conforme pretendem!

Espero que gostem!

11 comentários:

  1. Nunca fiz rolo de carne, mas fiquei com vontade depois de ver este :) Muito bom aspecto, super saud+avel, como eu gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais uma forma de variarmos a alimentação! Gosto particularmente da versatilidade destas misturas ;) Quando não me apetece os hambúrgueres, deixo descongelar e transformo numas almôndegas ou faço a carne à bolonhesa! ehehe

      Eliminar
  2. Bem, mas que bom aspecto! Não tiveste dificuldade em moldar o rolo?
    Excelente alternativa para variar a forma do tradicional peito de frango!

    Boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive um bocadinho! Mas vou editar a publicação e colocar uma dica ;)

      Boa semaninha! :-*

      Eliminar
  3. Por acaso não sou fã de rolo de frango, mas essa versão hmm, a ver vamos..agora que estou de ferias e quase a regressar a casa vouuu brincar para a cozinha (e o meu pai vai chatear-me que a conta a luz vai subir HAHAHA) :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahahah, vais revolucionar a cozinha! com a quantidade de receitas que tens em lista de espera para fazer! :p

      Eliminar
  4. Ainda só fiz rolo de carne uma vez, de peru, acho eu, e gostei :) É uma maneira diferente de comer o bom e velho peru haha :)
    Esse parece muito bom. Já fiz hambúrgueres algumas vezes mas acho sempre que ficam secos e com um sabor estranho, até porque como quando fazia não tinha processador (antes de descobrir uma paixão vitalícia por manteigas de oleaginosas, digo eu :)) a cebola ficava meio aos bocados :P Tenho de tentar outra vez...

    ResponderEliminar
  5. Ja não como rolo de carne há imenso imenso tempo. A minha mãe fazia com queijo e fiambre por dentro, era optimo mas desde que deixei de comer carne nunca mais o comi :p
    Vou tentar convence-la a fazer desta forma, parece excelente :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Bom dia
    Costumo embrulhar o rolo de carne em 2 sacos de plastico e dp passo para uma folha de aluminio antes de ir ao forno. Já ouvi falar muito dessa pelicula aderente de ir ao forno mas nunca encontrei a dita em super nenhum
    obrigada por esta e muitas receitas fantasticas.
    sm

    ResponderEliminar
  7. O mais facil para fazer o rolo de carne é seguir a tua dica mas com papel de aluminio, levas ao forno embrulhado no papel e nos ultimos 15 minutos abre-se so para tostar por cima. Eu faço sempre assim, fica mais suculento porque o papel de luminio mantém os sucos da carne la dentro, e não é preciso usar gorduras :)

    Sonya Kanji

    ResponderEliminar