terça-feira, 10 de junho de 2014

Panquecas de grão-de-bico com banana, queijo quark e canela (sem glúten)

Conforme comentei na página do facebook, assim que vi a farinha de grão nos produtos que a Gluten-free Living enviou, imaginei diversas combinações com ela. Uma delas, foi esta que hoje vos apresento! :)

Esta farinha, isenta de glúten, é uma fonte rica em proteínas e do aminoácido triptofano usada pelo organismo para a produção do neurotransmissor "serotonina", responsável pela activação dos centros cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

Contém amido, vitaminas do complexo B, fibras solúveis e minerais como o ferro, potássio, zinco. Ainda contém magnésio, mineral importante para a função celular, além de ser rica em cálcio.

Ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e é de baixo índice glicémico, para além de ter um excelente sabor.

Depois de esclarecidos os benefícios da farinha, vamos lá à receita! Vão precisar apenas de: 1/4 chávena de farinha de grão (cerca de 20g) + 1 colher de chá de fermento sem glúten + 2 claras + 1/2 banana + 1 cc canela) - Rende 1 grande ou 2 médias.

Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos (vulgo, 1-2-3) e triturar até ficar uma mistura homogénea (se quiserem podem bater tudo com um garfo!).

Depois é só colocar a massa numa frigideira anti-aderente ou de cerâmica, para fazerem a panqueca. Quando a parte de cima da panqueca estiver a fazer bolhas e em baixo vos parecer cozinhada, está na altura de virarem. Deixar cozinhar do outro lado.

Podem usar os toppings que preferirem... eu optei por queijo quark, com o resto da banana fatiada e muita canela! Fica uma combinação muito saborosa e a atirar para o agridoce, mesmo como eu gosto!


Experimentem... não se vão arrepender! :)

6 comentários:

  1. Nunca experimentei, mas deve ser muito boa e versátil :)
    A panqueca também parece muito boa, tenho de fazer, já ando com saudades :)

    ResponderEliminar
  2. Achas que podemos subsistituir quark por iogurte?Onde utilizas mais o quark?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! Costumo usar o iogurte grego ligeiro do lidl ;)

      Utilizo das mais variadas formas, nas panquecas ou crepes, como se fosse um iogurte (misturado com fruta e granola ou fruta e sementes), na culinária (substituo a maionese dos patés e as natas dos molhos sempre por quark), mousses de fruta (batido com a fruta)... enfim, do que me vou lembrando ;)

      Eliminar
  3. Sensacional essa panqueca, fica bem macia, cremosa... Só não pode deixar a frigideira aquecer muito pois a farinha de grão de bico tosta rápido. Mas essa é uma opção nutricional e de sabor muito satisfatória. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço as panquecas sempre com o lume no mínimo para garantir que cozem devidamente, sem queimar ;) Ainda bem que gostou! :D

      Eliminar
  4. Já experimentaste fazer a farinha na Bimby?

    ResponderEliminar