Outro dia em conversa no ginásio, fiquei a saber que na Tremoceira do Barreiro, havia sementes de cânhamo com casca à venda, baratíssimas - Obrigada, Marisa! :)
Mas nunca pensei que fossem tão baratas... por 250g de sementes paguei tão-somente € 0,64 :D
Estas sementes têm um perfil nutricional impressionante, sendo um excelente complemento à dieta diária: são uma óptima fonte de proteínas de origem vegetal de elevada qualidade, ácidos gordos essenciais insaturados, fibra dietética, antioxidantes e um leque de vitaminas e minerais, conforme vos referi aqui (vejam esta publicação!)
Estes benefícios aliados ao custo reduzido das sementes, foram a combinação perfeita para eu substituir o leite vegetal que era usual fazer (ou avelã ou amêndoa) por leite de cânhamo :)
Quanto à receita, é igual à que já partilhei convosco aqui, a única particularidade é que estas sementes têm de ser demolhadas durante 24 horas, antes da sua utilização.
![]() |
| As sementes prontas a serem demolhadas |
![]() |
| O leite já pronto |
Face às quantidades que usei para fazer 1 litro de leite, gastei apenas € 0,32!!! Tão cedo não volto a fazer outro leite vegetal!!! :D


Bem barato :D
ResponderEliminarBaratíssimo!!!
EliminarBem barato tenho de experimentar para ver se gosto:)
ResponderEliminarAmêndoas e aveia não gosto são demasiados espessos e doces:/
Eu gosto bastante do leite de amêndoas e de avelãs... mas ficam mto caros ;)
EliminarQuanto tempo aguenta esse leite no frigorico? É raro nas tuas publicaçoes, nunca vi, ver-te a beber leite... julgo que o usas para as tuas receitas de panquecas e assim , nao é? Como nao bebo muito da-me preguiça de fazer... beijinhos. Ass: Samanta
ResponderEliminarSamanta, aguenta entre 3 a 5 dias, no máximo. É o normal dos leites vegetais caseiros ;) Nunca viste, porque é mesmo muito raro beber leite! Perdi esse hábito quando mudei a forma de me alimentar ;) Mas uso para cozinhar (ontem fiz o molho bechamel com ele), para batidos, panquecas e para as papas de aveia! Ficam muito melhor do que com água, em termos de sabor e com os benefícios do que usares no leite! ;)
EliminarBeijoca
A receita é a mesma do leite de amendoa? a diferença está no tipo e tempo em que as sementes têm de estar demolhadas certo?
ResponderEliminarQue especiarias usas? Canela? Erva doce?
Sabes onde posso encontrar essas sementes na zona da Mealhada/Coimbra?
Beijo
A receita é igualzinha, com excepção das sementes que usas e do tempo que precisam de ser demolhadas - estas por terem casca e pelas suas propriedades, precisam de ser demolhadas 24h ;)
EliminarNão usei qualquer especiaria... mas essas dão um toque mais doce ;) Se gostares de sabores fortes, podes juntar também um pouco de gengibre! Eu aprecio essas combinações!
Não faço a mínima ideia! Mas encontras as sementes em lojas de produtos naturais... sem casca e muito mais caras :/ Não tens na tua zona nenhuma loja que venda rações e sementes? Procura por nessas lojas! São uns verdadeiros achados ;) Têm grande parte dos alimentos secos que compro e a um preço bastante apelativo!
Beijoca
Realmente, que baratas! Quero experimentar fazer mais leites vegetais :) Esse parece muito bom :)
ResponderEliminarPodes crer! Fiquei parva com o preço :)
EliminarQuem me dera encontrar sementes a esse preço! E ter a paciência para fazer o leite!
ResponderEliminarExcelente aspecto, como sempre :)
Procura por lojas de grãos e sementes! Não tens nenhuma loja desse género na tua zona? ;)
EliminarNão dá trabalho nenhum! Em 5m está o leite feito!
Procurem na ZUMUB
EliminarUma excelente empresa com bons preços. Costumo encomendar deles. São Bio.
Ola,vim espreitar o teu blog e rapidamente me deparei com a solução a "problema" que me persegue..o preço do leite de amendoa. Desconhecia o leite de canhamo e muito menos uma loja no barreiro que faça venda. Mas dado a minha enorme proximidade podes dizer a morada/nome da casa? Cumprimentos :)
ResponderEliminarOlá, bom dia! :) Claro que sim! Digo no post ;) Comprei na Tremoceira do Barreiro (é uma loja de grãos, sementes e rações), fica junto ao partido comunista, antes do túnel do Barreiro.
EliminarSou adepta de leites vegetais mas curiosamente, este, nunca experimentei fazer! Talvez porque tenho acesso a amêndoas, avelãs e afins de graça e as sementes de cânhamo sempre me intimidaram em termos económicos... hehehe
ResponderEliminarEste compensa bastante, atendendo ao preço das sementes, na Tremoceira ;)
EliminarAdorei seu blog e suas receitas. Onde fica a casa Tremoceira do Barreiro? Quero comprar as sementes de cânhamo.
ResponderEliminarObrigada e continue sempre fazendo sucesso.
Regina
Fica no Barreiro, junto ao Partido Comunista.
EliminarOlá. Obrigada por estas informações tão úteis!!! Tenho que explorar melhor o seu blog.
ResponderEliminar