terça-feira, 17 de junho de 2014

Leite de cânhamo

Outro dia em conversa no ginásio, fiquei a saber que na Tremoceira do Barreiro, havia sementes de cânhamo com casca à venda, baratíssimas - Obrigada, Marisa! :)

Mas nunca pensei que fossem tão baratas... por 250g de sementes paguei tão-somente € 0,64 :D

Estas sementes têm um perfil nutricional impressionante, sendo um excelente complemento à dieta diária: são uma óptima fonte de proteínas de origem vegetal de elevada qualidade, ácidos gordos essenciais insaturados, fibra dietética, antioxidantes e um leque de vitaminas e minerais, conforme vos referi aqui (vejam esta publicação!)

Estes benefícios aliados ao custo reduzido das sementes, foram a combinação perfeita para eu substituir o leite vegetal que era usual fazer (ou avelã ou amêndoa) por leite de cânhamo :)

Quanto à receita, é igual à que já partilhei convosco aqui, a única particularidade é que estas sementes têm de ser demolhadas durante 24 horas, antes da sua utilização.

As sementes prontas a serem demolhadas
O leite já pronto
Face às quantidades que usei para fazer 1 litro de leite, gastei apenas € 0,32!!! Tão cedo não volto a fazer outro leite vegetal!!! :D

19 comentários:

  1. Bem barato tenho de experimentar para ver se gosto:)

    Amêndoas e aveia não gosto são demasiados espessos e doces:/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto bastante do leite de amêndoas e de avelãs... mas ficam mto caros ;)

      Eliminar
  2. Quanto tempo aguenta esse leite no frigorico? É raro nas tuas publicaçoes, nunca vi, ver-te a beber leite... julgo que o usas para as tuas receitas de panquecas e assim , nao é? Como nao bebo muito da-me preguiça de fazer... beijinhos. Ass: Samanta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Samanta, aguenta entre 3 a 5 dias, no máximo. É o normal dos leites vegetais caseiros ;) Nunca viste, porque é mesmo muito raro beber leite! Perdi esse hábito quando mudei a forma de me alimentar ;) Mas uso para cozinhar (ontem fiz o molho bechamel com ele), para batidos, panquecas e para as papas de aveia! Ficam muito melhor do que com água, em termos de sabor e com os benefícios do que usares no leite! ;)
      Beijoca

      Eliminar
  3. A receita é a mesma do leite de amendoa? a diferença está no tipo e tempo em que as sementes têm de estar demolhadas certo?

    Que especiarias usas? Canela? Erva doce?

    Sabes onde posso encontrar essas sementes na zona da Mealhada/Coimbra?
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A receita é igualzinha, com excepção das sementes que usas e do tempo que precisam de ser demolhadas - estas por terem casca e pelas suas propriedades, precisam de ser demolhadas 24h ;)

      Não usei qualquer especiaria... mas essas dão um toque mais doce ;) Se gostares de sabores fortes, podes juntar também um pouco de gengibre! Eu aprecio essas combinações!

      Não faço a mínima ideia! Mas encontras as sementes em lojas de produtos naturais... sem casca e muito mais caras :/ Não tens na tua zona nenhuma loja que venda rações e sementes? Procura por nessas lojas! São uns verdadeiros achados ;) Têm grande parte dos alimentos secos que compro e a um preço bastante apelativo!

      Beijoca

      Eliminar
  4. Realmente, que baratas! Quero experimentar fazer mais leites vegetais :) Esse parece muito bom :)

    ResponderEliminar
  5. Quem me dera encontrar sementes a esse preço! E ter a paciência para fazer o leite!
    Excelente aspecto, como sempre :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procura por lojas de grãos e sementes! Não tens nenhuma loja desse género na tua zona? ;)

      Não dá trabalho nenhum! Em 5m está o leite feito!

      Eliminar
  6. Ola,vim espreitar o teu blog e rapidamente me deparei com a solução a "problema" que me persegue..o preço do leite de amendoa. Desconhecia o leite de canhamo e muito menos uma loja no barreiro que faça venda. Mas dado a minha enorme proximidade podes dizer a morada/nome da casa? Cumprimentos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bom dia! :) Claro que sim! Digo no post ;) Comprei na Tremoceira do Barreiro (é uma loja de grãos, sementes e rações), fica junto ao partido comunista, antes do túnel do Barreiro.

      Eliminar
  7. Sou adepta de leites vegetais mas curiosamente, este, nunca experimentei fazer! Talvez porque tenho acesso a amêndoas, avelãs e afins de graça e as sementes de cânhamo sempre me intimidaram em termos económicos... hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este compensa bastante, atendendo ao preço das sementes, na Tremoceira ;)

      Eliminar
  8. Adorei seu blog e suas receitas. Onde fica a casa Tremoceira do Barreiro? Quero comprar as sementes de cânhamo.
    Obrigada e continue sempre fazendo sucesso.
    Regina

    ResponderEliminar
  9. Olá. Obrigada por estas informações tão úteis!!! Tenho que explorar melhor o seu blog.

    ResponderEliminar