segunda-feira, 23 de junho de 2014

Bolo de aveia fit com proteína de chocolate & nuts com banana

Depois da tentativa frustrada de fazer umas barras de proteína que se transformaram num "bolo", seco que nem palha, por sinal, decidi-me a fazer um bolo fit de aveia e de proteína que pudesse servir-me de pré-treino, para facilitar as refeições durante a semana.

Depois de ter percebido onde tinha falhado (claramente, na proporção entre os ingredientes sólidos e os líquidos), arregacei as mangas, muni-me dos ingredientes necessários, meti a bimby a trabalhar e saiu esta versão... doce q.b e com os hidratos complexos e a proteína suficiente, para o efeito pretendido.

Se quisesse um bolo para o pós-treino, as proporções teriam de ser invertidas e ser, maioritariamente, constituído por proteínas... macronutriente essencial à recuperação e regeneração muscular, mas esse fica para uma próxima oportunidade :)

Ora, então, vamos lá à receita:

Ingredientes:
  • 2 chávenas de aveia integral em flocos (cerca de 240g);
  •  2 scoops de Impact Whey Protein da MyProtein de Chocolate & Nuts ou outra ao vosso gosto (50g);
  • 1 colher de sopa de cacau cru em pó;
  • 2 ovos, tamanho L + 300ml de claras de ovo pasteurizadas;
  • 3 bananas pequenas, reduzidas a puré;
  • 1/2 curgete ralada;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco ou de azeite.
Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180.º

Misturar bem os ingredientes secos. Juntar os líquidos, mexer bem até incorporar e estar uma mistura homogénea. 

Conforme já vos referi, eu uso a bimby, o que me facilita bastante a tarefa, mas podem tentar usar um liquidificador ou até a varinha mágica.

Colocar o preparado numa forma anti-aderente (usei de silicone) ou num pirex forrado com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180° durante cerca de 40m.

E está pronto!

Acabado de fatiar!
O lanche de hoje :) Fiquei cheia até mais não!
Pela primeira vez, usei o site do MyFitnessPal para calcular os valores nutricionais:

TOTAL: Calorias: 1.886 - Hidratos: 214 - Gorduras: 57 - Proteína: 126 - Sódio: 143 - Açúcar: 40
POR PORÇÃO (calculado para 10 fatias bem jeitosas): Calorias: 189 - Hidratos: 21 - Gorduras: 6 - Proteína: 13 - Sódio: 14 - Açúcar: 4

Se tiverem sugestões a fazer, serão sempre bem vindas! Espero que gostem :) Eu adorei e vou repetir muitas vezes esta receita!

9 comentários:

  1. Não tomo whey mas acho que consigo fazer uma adaptação do bolo, parece delicioso! Ter chocolate convence-me sempre :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes substituir por mais farinha, mas fica sem sabor. O ideal é usares mais cacau e mais uma banana, talvez ;)

      Eliminar
  2. Que bom aspeto, deve ser delicioso! Eu sou sempre preguiçosa e como bananas antes de correr :P Ou gelado de banana, vá, já é um começo ;) O pão parece muito fofo, pena que não tenha proteína... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei bastante! Não precisas de usar :p Sei que consegues fazer uma excelente adaptação :)

      Eliminar
  3. Onde se compra o cacau cru em pó e o óleo de côco?

    ResponderEliminar
  4. Será que se substituir a banana, por exemplo por maçã e colocar canela também não fica bom?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, maçã e canela é uma excelente combinação de sabores! Fica bom, de certeza, mas aconselho-te a mudares o sabor da proteína para baunilha ;)

      Eliminar
  5. Carla, tem mesmo de ser com claras pasteurizadas? não podem ser claras "normais"? Beijinhos

    ResponderEliminar