terça-feira, 13 de maio de 2014

Trufas, trufas e mais trufas!!!

É comum perguntarem-me na página do facebook, como é que ultrapasso o desejo por doces :)

A verdade é que, nos últimos tempos, cada vez é menos frequente ter essa vontade. Creio que, o facto de ter passado a ingerir mais fruta do que era habitual e por adicionar à comida, frequentemente, canela ou cacau cru em pó, os quais são excelentes adoçantes naturais, influenciem a diminuição da vontade de comer doces (entenda-se, porcarias!).

Mas, obviamente, de vez em quando, sabe-me bem um miminho. Nessas alturas, faço um gelado (com fruta congelada e iogurte) ou uma mousse de abacate (abacate, cacau cru e agave) ou como um quadrado de chocolate com mais de 70% de cacau (nunca falta na minha dispensa!) ou faço umas trufas para ter guardadas no congelador, para quando a vontade aperta :)

Ontem foi o que fiz. 

De manhã fiz leite de amêndoa e reservei a polpa no frigorífico. Como precisava de lhe dar uso e não necessitava dela para fazer pão, lembrei-me de fazer umas trufas, que já não fazia a algum tempo.

A receita das trufas não é minha (mas adapto-a ao meu gosto)... vi-a já há algum tempo na página da Felt by heart e dá para fazer de diversas formas, mediante o vosso gosto, é só usar as mesmas proporções de ingredientes semelhantes.

Assim, para a receita vão precisar apenas de: 1 chávena de oleaginosas (a gosto) ou flocos de aveia + 1 chávena de tâmaras ou passas ou figos secos (é o que confere o doce e parte da textura) + 2 CS de cacau cru ou farinha de alfarroba ou canela + cacau cru em pó ou canela ou coco ralado ou sementes para polvilhar, a gosto - Serve 18 trufas médias. 

Colocar todos os ingredientes num processador de alimentos e triturar até obter uma mistura homogénea. De vez em quando, convém parar, para não esforçar o motor do processador de alimentos e para fazer descer, com uma espátula, a mistura que se vai acumulando nas laterais.

Reservar no frigorífico, durante cerca de 30m, para moldar mais facilmente.

Moldar as trufas com as mãos, fazendo bolas, com cerca de 3 cm (+/-).

Colocar em taças individuais, o cacau cru ou a canela ou o coco ralado ou as sementes escolhidas para polvilhar.

Rolar as bolas no toping escolhido até estarem uniformes e guardá-las numa caixa no frigorífico.

Usei polpa de amêndoa, tâmaras e farinha de alfarroba com coco ralado e sementes de sésamo :)
Como raramente consumo as trufas na altura (tirando uma ou duas!), opto por colocar as restantes no congelador e retiro cerca de 10m antes de as querer comer! :)

Estas foram a sobremesa de ontem à noite... servidas com uma taça de morangos! Combinação mais do que perfeita <3

Espero que gostem! É mais uma sugestão fácil e saborosa, com ingredientes saudáveis, que podemos apreciar sem culpa :)

11 comentários:

  1. Olá!
    Também nunca me deu para ter vontades malucas de doces... mas cozinho algum doce 1x por semana, normalmente, e claro que como :)
    Acho que também é mesmo questão de gostar da restante alimentação... há gente que como come para ser saudável ou emagrecer, não aprecia de todo aquilo que come! Sinceramente acho que até um iogurte ou uma peça de fruta sabem bem, uma coisa pode ser saudável e deliciosa ao mesmo tempo :)
    Essas trufas parecem muito boas... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Avelã! Concordo plenamente contigo :) Mas tb tens muitas pessoas viciadas em açúcar! ;)

      As trufas são muito, muito boas... e doces qb! ;)

      Eliminar
  2. Também tenho controlado os meus apetites por doces com a fruta, é dos melhores aliados na minha alimentação.
    Mas quando a vontade é muito grande opto por gelatina ou chocolate preto.
    Estas trufas são uma optima sugestão, quando tiver mais tempo quero fazer :)
    Ficaram tão bonitas, o facto de se poder diversificar os toppings é fantástico!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A fruta tb me controla muito bem os níveis de açúcar!
      Gelatina não sou muito de fazer... mas o chocolate preto não falta! São sempre boas opções :)

      As trufas são boas de se fazerem e de comer! ehehe São excelentes para ter no congelador e comer fresquinhas quando aperta a vontade dum docinho!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Já fiz com manteiga de amendoim algo parecido e foi de ir ao ceu *-*

    ResponderEliminar
  4. Eu ontem fiz um doce muito bom e light com gelatinas, natas de soja, iogurte natrural e raspas de lima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de tirar uma foto mas é muito fácil:

      2 pacotes de gelatina de ananás light + 100ml de natas de soja + 2 iogurtes naturais. Vai ao frio e já está. Os meus amigos adoraram.

      Eliminar
  5. Experimentei hoje a receita mas não consegui solidificar a mistura(farinha de alfarroba, passas, aveia) mesmo depois de ir ao frigorífico. Tive, por fim, que adicionar leite. É normal, não sei o que é que faltou?

    ResponderEliminar
  6. Olá! Na receita não referiste a polpa de amêndoa mas colocas junto com os outros ingredientes certo?

    ResponderEliminar