quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pescada à Brás (com lombardo e cenoura)

Por norma, faço quase sempre frango ou atum à brás (com alho-francês)... mas como tenho de arranjar formas diferentes para conseguir comer peixe cozido, achei que estava na altura de usar pescada na receita.

Já me tinham dito para experimentar, porque ficava igualmente saboroso e ontem foi dia de testar. 

E como uma experiência nunca vem só... decidi alterar a receita que, usualmente, faço e usar lombardo e cenoura, em vez do habitual alho-francês, por sugestão da Teresa Francisco - esse blogue sai ou não?! :) 

Para a receita vão precisar apenas de: 2 postas pequenas de pescada + 1 cebola + 3 dentes de alho + 1/2 lombardo médio + 1 cenoura + 1 CS de azeite + água qb + 1 ovo inteiro e 1 clara + sal, pimenta de moinho, alho em pó, noz-moscada e salsa, a gosto - Serve 2.

Previamente, cozer o peixe, sem sal.

Depois de cozido, lascar o peixe, limpando-o de peles e espinhas.

Colocar num tacho grande o azeite, um fundinho de água, a cebola e os dentes de alho fatiados, o lombardo cortado em juliana e a cenoura ralada (eu usei o espirilizador). Temperar a gosto.

Envolver bem os ingredientes e deixar estufar em lume brando. Se necessário, juntar mais água.

À parte, bater o ovo inteiro com a clara e juntar a salsa picada. 

Quando os legumes estiverem cozinhados, adicionar o peixe cozido em lascas, o ovo batido com a salsa e misturar até envolver bem todos os ingredientes. Rectificar os temperos.

Deixar cozinhar, polvilhar com mais salsa picada e servir! :)


Esta é uma receita muito prática e saudável, mas ainda assim, cheia de sabor. Gostei bastante do resultado final :) E com pescada!!! eheheh

NOTAS:

Como planifico as refeições da semana ao Domingo, sei sempre o que vou confeccionar (tirando uma ou outra alteração que, entretanto, me apeteça fazer).

Isto permite-me fazer as compras de acordo com o que vou cozinhar (e aproveitar as promoções da semana), bem como deixar trabalho adiantado para as refeições do dia seguinte.

De véspera, deixei o peixe cozido e arranjado e os legumes lavados e cortados, prontos a serem usados, reservados no frigorífico. 

Assim, quando cheguei a casa do ginásio - vinha esganada de fome - foi só atirar tudo para dentro do tacho e praticamente estava o jantar feito! Nem sempre dá para fazer isto, mas quando consigo... é o que faço. Facilita-me bastante!

Simplifiquem a vossa vida! ;)

12 comentários:

  1. A organização é meio caminho andando para o sucesso!! :D
    Já tinha feito algo do genero com pescada (enfim como ja te tinha ido adoro pescada :p), mas acho que o que gostei mais foi o com atum *-*

    ResponderEliminar
  2. Nooooooooossa deu água na boca que loucura gente essa receita eu amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijoss *-*
    ==> Pâm Focada na Dieta

    ResponderEliminar
  3. Adoro peixe em geral, tenho ali pescada cozida e desfiada, acho que vou aproveitar a ideia!
    Eu também não gostava muito de pescada, mas agora adoro! (as pessoas mudam!! :P)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes ter a certeza que sim! Há imensa coisa que não conseguia comer(nem cheirar) e agora adoro :)

      A pescada ainda não é uma delas, mas vai na mesma! Tudo depende da maneira como se faz! :p

      Aproveita, sim!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Por acaso parece muito bom :)
    Eu adoro peixe cozido com bróculos (que, juntamente com pepino, é provavelmente o meu vegetal preferido :))... Tudo misturado com alho, azeite, vinagre e um bocado de batata. E por acaso não sou daquelas pessoas que misturam tudo, é a única coisa que gosto de misturar :)

    ResponderEliminar
  5. Que optima receita! Não tenho problemas nenhuns em comer peixe cozido, adoro :D
    Tenho de fazer esta, tem tudo para eu gostar*
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Eu também me costumo organizar com tempo.
    Esta semana vou fazer atum à brás com rebentos de soja para experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb deve ficar bom! Mas eu tenho algumas restrições com a soja... apesar de gostar bastante!

      Eliminar
    2. Eu nunca cozinhei rebento de soja. No chinês, gosto. Vamos ver...

      Eliminar
  7. ficou tão bom :) fiz hoje! costumava fazer com atum e rebentos de soja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostou! :) Eu aprecio bastante! Com atum gosto de misturar o alho francês ;) Fica um contraste de sabores muito agradável!

      Eliminar