terça-feira, 6 de maio de 2014

Pão sem glúten de orégãos, de ervas de provence e de linhaça com orégãos

Conforme sabem, evito consumir glúten... por isso, cada vez que vejo uma receita de pão sem glúten, fico sempre tentada a experimentar :)

Quando vi a receita da Marta da página Paparoca, mas da boa, não resisti a experimentar, especialmente, porque levava orégãos!!!

E como adorei o resultado, tratei logo de partilhar no facebook, o pãozinho :) Como têm pedido a receita e depois de concedida a devida autorização, aqui fica ela.

Pão de Orégãos

Ingredientes:
40g de farinha de arroz + 60g de fécula de mandioca (usei polvilho doce) + 10g de linhaça moída + 4 CS de azeite + 4 ovos + 8 CS de água + 2 colheres de café de sal + 4 colheres de café de fermento + 2 colheres de café de orégãos. 

Preparação:
Misturar bem os ingredientes secos. Juntar os líquidos e mexer bem até incorporar e estar uma mistura homogénea. Polvilhar com sementes a gosto (usei sésamo e chia) e levar ao forno pré-aquecido a 180° durante cerca de 40m.

Pão de orégãos! A crosta fica muito estaladiça :D
Mas como tenho o hábito de adaptar quase todas as receitas que vejo, ao meu gosto, lembrei-me de alterar a receita, de forma a reduzir os amidos e incrementar ainda mais o sabor, usando ervas de provence que tanto adoro (também podem fazer só a substituição das ervas aromáticas na receita anterior)!

Aviso que, como aumentei a linhaça e juntei as ervas, o pão fica com um sabor forte e intenso! :) Por isso, se gostarem de sabores neutros, é melhor não arriscarem! ;)

Pão de Ervas de Provence

Ingredientes:
80g de polvilho doce + 30g de linhaça moída + 4 CS de azeite + 4 ovos + 12 CS de água + 1 colher de café de sal + 4 colheres de café de fermento + 2 cc de ervas de provence. 

Preparação:
Misturar bem os ingredientes secos. Juntar os líquidos e mexer bem até incorporar e estar uma mistura homogénea. Polvilhar com sementes a gosto (usei sésamo e girassol) e levar ao forno pré-aquecido a 180° durante cerca de 50m.
Acabado de sair do forno!
Já fatiado, pronto a comer e congelar!
Entretanto, como cá em casa nada se estraga e tudo se transforma, fiz mais uma adaptação a estes pães.

Tinha uma embalagem de arroz integral a gritar por ser usada, aliada à necessidade de fazer pão. Acabei por triturar o arroz na bimby e transformei-o num kilo de farinha ehehe :) O que me vai dar muito jeito para outras receitas.

Acabei por substituir o polvilho doce por esta farinha, mas como não é tão densa, houve necessidade de adaptar as quantidades, ficando assim a receita:


Pão de linhaça e orégãos

Ingredientes:
120g de farinha de arroz integral + 30g de linhaça moída + 4 CS de óleo de coco + 4 ovos + 12 CS de água + 1 colher de café de sal + 4 colheres de café de fermento + 2 cc bem cheias de orégãos. 

Preparação:
Idêntica à receita anterior.


Resultou num pão cheio de fibra, extremamente fofo e saboroso!!! :)

Espero que gostem destas sugestões e bons pães! :)

22 comentários:

  1. Será que dá para trocar a fécula de mandioca por farinha de mandioca?? É o que tenho em casa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola:) ja descobri... :) acha que podemos trocar o oleo de coco por alguma coisa?

      Eliminar
  2. Das a conhecer as melhores receitas de pão, adoro! Mais uma receita para guardar e depois fazer *.*
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas vou partilhando as que experimento e das quais gosto! :p

      Beijinhos

      Eliminar
  3. querooo tempo para fazer essas coisas boas :( agora só lá para junho é que me volto a aventurar nessas coisas, agora tem sido muito basico :(

    ResponderEliminar
  4. Parece muito bom! Tenho imensas refeitas para experimentar assim em formas de pão inglês, mas gosto mais que levedem para ficarem mais parecidos com pão... Ainda assim, esses parecem deliciosos! Principalmente o primeiro, que cresceu e está mesmo bonito :) (se bem que o segundo também tem bom aspeto ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas farinhas como não têm glúten (e eu não quero um pão carregado de amidos), nunca crescem tanto! ;) Mas sabem-me a pãozinho do verdadeiro!!! :)

      Eliminar
  5. Tu e os teus pães com aspecto maravilhoso ! :)
    Não tenho coragem (Ainda) de me aventurar nesse mundo, mas tu dás-me imensa vontade de experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar!!! Depois não vais querer outra coisa eheheh :p

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Muito bom!! ainda por cima juntei um bocadinho de queijo ralado..é a desgraça :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que excelente sugestão! Deve ter ficado pouco bom, deve!!! :D

      Eliminar
  7. podia fazer o pao de linhaca c farinha de arroz, wow adorei! tens aqui muitas receitas apetitosas e reconfortantes. quando estiver mais descontraida na alimentacao vou fazer este pao, im in love lool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito! :) Os dois últimos pães têm um sabor muito intenso (por causa das especiarias e da linhaça) ;) Ao início estranha-se... mas depois entranha-se ;) ehehe

      Eliminar
  8. ja guardei, espero que consiga o mesmo efeito c farinha de arroz branca. iihih

    ResponderEliminar
  9. Esse fermento que você usa no pão de farinha de arroz e polvilho é o biológico?

    ResponderEliminar
  10. O pao de oregaos é simplesmente divinal. Fiz hoje e adorei,mais uma vez muito muito obrigada. Já perdi a conta às receitas suas que fiz,e todas elas sao maravilhosas. Parabéns...agora ando a tentar "mudar" a família.

    ResponderEliminar