sexta-feira, 23 de maio de 2014

Granola de abóbora e chocolate

Já andava há imenso tempo para fazer granola, porque a última que tinha feito, já tinha terminado... mas os dias vão passando e quando temos outras alternativas, a intenção acaba por ir sendo adiada.

Ontem como usei abóbora para o jantar e ainda me sobrava cerca de metade da abóbora que tinha comprado, achei que era a altura ideal para pôr em prática as ideias que tinha, já que estava com a mão na massa.

Assim, ao mesmo tempo que fiz o jantar, aproveitei para assar a restante abóbora e transformá-la em puré para esta receita.

Quanto aos restantes ingredientes, eram os que habitavam nos meus armários :) 

Para a receita vão precisar apenas de : 2 chávenas de aveia em flocos + 1 chávena de trigo sarraceno + 1 chávena de frutos secos (usei avelãs e amêndoas) + 1/2 chávena de sementes (usei sesámo, girassol e abóbora) + 1/2 chávena de frutas secas (usei goji, arandos e passas) + 1/2 chávena de puré de abóbora + 4 CS de óleo de coco + 1/4 chávena de geleia de agave + 5 quadrados de chocolate com 81% de cacau - Rende um frasco de 2 litros (e mais um bocadinho que serviu para o meu pequeno-almoço!).

Picar grosseiramente os frutos secos.
Misturar numa taça grande todos os ingredientes, excepto o chocolate, envolvendo e incorporando bem os ingredientes líquidos nos sólidos.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal e transferir a mistura, espalhando-a bem (se usarem um tabuleiro anti-aderente como eu, esta parte é dispensável e podem colocar directamente no tabuleiro).
Levar ao forno durante cerca de 30m a 180º ou até estar tostado (de vez em quando, envolver os ingredientes para não queimar).
Retirar do forno e juntar o chocolate partido, envolvendo-o no preparado, até este derreter.
Deixar arrefecer completamente e reservar num frasco. 
Acabadinha de sair do forno
Hoje o pequeno-almoço não podia ser outra coisa.... :)
Iogurte grego ligeiro, puré de mamão com canela e granola de abóbora e chocolate
Sinceramente, estava com algum receio que a granola tivesse ficado doce demais para o meu gosto.

No entanto, hoje quando a provei fiquei maravilhada com os sabores que encontrei... é uma granola leve, com uma textura bastante estaladiça (também derivado do uso do trigo sarraceno), onde se consegue distinguir os vários sabores e texturas, com o doce conferido pelo abóbora e pelo agave, contrabalançado  pelo amargo do chocolate que, para mim ficou perfeito :)

Aconselho-vos vivamente a experimentar!

É uma alternativa bastante prática e saudável (face aos ingredientes que a compõem) para os pequenos-almoços e lanches. Basta juntar um iogurte ou leite, uma peça de fruta ou puré como usei, em conjunto com a granola e temos uma refeição completa e perfeitamente equilibrada para começar o dia! :)

NOTAS:

1) Aconselho a que usem um tabuleiro grande, de forma a que consigam espalhar bem a mistura, para que toste uniformemente;

2) Usei trigo sarraceno, porque é um cereal sem glúten (em principio, desde que não tenha havido contaminação), mas sintam-se à vontade de o substituir por outro que preferiram... eventualmente, podem usar mais aveia ou flocos de centeio ou outros. Contudo, gostei bastante da textura estaladiça que conferiu à granola;

3) Quanto às sementes, oleaginosas e frutas secas usadas na receita, podem, perfeitamente, ser substituídas por outras que prefiram e que tenham por casa;

4) Quanto às medidas usadas, uso sempre os mesmo medidores. Para terem uma ideia, aqui ficam eles :)


Espero que gostem tanto como eu <3

15 comentários:

  1. ADOREI a ideia!!!
    Agora ando sem tempo para experimentar estas coisas, mas assim que estiver mais desafogada esta vai ser, sem dúvida, uma opção a experimentar!! Só de pensar fico com água na boca!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, Diana! Fica mesmo muito bom :) O melhor é que rende imenso, por isso durante uns tempos não me vou preocupar em fazer mais!

      Beijinho

      Eliminar
  2. Vou experimentar :) sem dúvida! Com algumas modificações, consoante o que tiver em casa :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! O que há em casa é que deve ditar a receita ;)

      Eliminar
  3. tenho que começar a aponta o que já tenho para fazer senão esqueco-me! xD
    mas essa sem duvida que vou fazer :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até nesse aspecto, o blogue é bom para mim! Como nunca tomava nota das receitas que fazia, andava sempre a esquecer-me de algum ingrediente ou tempero eheheh Agora não falha :)

      Mas também faço isso.... tenho sempre um email no gmail com o que tenho que fazer! Esta cabeça já não é o que era eheheh :p

      Eliminar
  4. Obrigada! Adorei! Esses medidores sao um espetaculo tambem! Acho que ja vi em algum sitio... no site do cesar ;)

    Ass: Samanta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Samanta! Ainda bem que gostaste! Estes medidores, se não me falha a memória, comprei numa promoção do gato preto ;) Dão uma boa ajuda! Assim as medidas são sempre certinhas.

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Granola de abóbora GOSTEI muto viu agora o chocolate não gosto kkkk mas tudo que envolve abóbora me chama a atenção AMEI!!

    Beijoss *-*
    ==> Pâm Focada na Dieta

    ResponderEliminar
  6. Ora cá esta a famosa receita!
    Tenho a dizer que esta já esta guardada porque para fazer granola estou sempre pronta :p
    Ate da para adaptar, para quem não tem os ingredientes todos, como eu, portanto fantástico :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bom destas receitas é que dão sempre para adaptar, mediante o nosso gosto e aquilo que temos em casa. Resulta sempre bem :)

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Que bom aspeto! Eu gosto muito de fazer granola em casa, fica saborosa e é muito simples e saudável :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, mesmo. Num intantinho e se faz e sabemos o que estamos a comer! ;)

      Eliminar
  8. onde compra o oleo de coco, pois não consigo encontrar! Peço desculpa pelo incomodo adoro as suas receitas, é uma grande inspiração para mim! obrigado e beijinhos :)
    ass: Jessica

    ResponderEliminar