quinta-feira, 15 de maio de 2014

Curgete al pesto de espinafres e amêndoas com requeijão e tomate cherry

O nome parece pomposo e sugere uma refeição complicada... mas garanto-vos que é tudo, menos isso :)

Conforme já referi, para mim é essencial, conseguir diversificar a alimentação e ainda que, usando ingredientes semelhantes, fazer receitas diferentes que cumpram o que pretendo... práticas, saudáveis e saborosas! 

Tenho tido a tarefa um pouco mais facilitada, desde que, comprei o espiralizador, porque me permite transformar os legumes em esparguete... mas ando sempre à procura de novas ideias para lhe dar uso. 

Esta é mais uma ideia concretizada. Casei os ingredientes que, na minha opinião, eram perfeitos para o efeito, mas podem perfeitamente adaptar com outros, ao vosso gosto.

Ora, para a receita vão precisar apenas de: 2 curgetes + 1 molho de espinafres frescos + 2 dentes de alho + sumo de um limão + 1 cc bem cheia de tahini (podem substituir por 1 cs de azeite extra-virgem) + um punhado de amêndoas + 1 requeijão magro + 10 tomates cherry + sal, pimenta de moinho e alho em pó, a gosto - Serve 2.

Cortar as courgettes em esparguete, através do recurso a um espirilizador ou mandolina e reservar.

Levar os espinafres lavados e cortados num recipiente ao microondas até murcharem, ou se preferirem, cozê-los previamente, para que não percam os seus nutrientes. 

Colocar num processador de alimentos os espinafres, os alhos, o tahine ou o azeite, o sumo do limão, temperar e processar até os ingredientes estarem reduzidos a molho. Juntar as amêndoas e triturar até partir as amêndoas (eu gosto de sentir o estaladiço das amêndoas, mas podem triturar tudo). 

Numa frigideira colocar as curgetes, o pesto de espinafres e o requeijão esfarelado e envolver bem os ingredientes. Deixar cozinhar até os sabores se misturarem e a curgete estar cozinhada, ao vosso gosto (eu como gosto dela al dente, nunca deixo cozinhar muito), juntar o tomate cherry, cortado em metades, envolver e servir.

E em cerca de 10m, temos o jantar feito! :)

Simples, prático e muitooooo bom!
Curgete al pesto de espinafres e amêndoas com requeijão e tomate cherry 
Esta receita pode ser bastante variada, usando as mesmas bases: Massa de curgete, um molho pesto do vosso agrado e uma proteína (que nunca pode faltar) para compor a refeição. 

Tenho outras ideias a fervilhar!!! Depois partilho convosco :)

4 comentários:

  1. Parece muito bom! Adoro courgette, pena que não tenha um espirilizador :P

    ResponderEliminar
  2. Olá!! Comecei há pouco a seguir o blog e... Onde se arranja o utensílio para fazer espaguete de vegetais??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei o meu na loja César Castro, em Lisboa (http://www.cesar-castro.pt/)

      Eliminar